Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 12/05/2022 | Atualizado em: 12/05/2022

Anunciada nova edição do Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições

Por Ascom Faperj

Para dar continuidade à programação de fomento à pesquisa que prevê o lançamento de editais e chamadas ao longo do ano, a direção da FAPERJ divulgou, nesta quinta-feira, dia 12 de maio, a abertura das inscrições ao programa Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional. A chamada tem como objetivo apoiar projetos de iniciação ou pré-iniciação tecnológica que permitam aos discentes aplicarem conhecimentos teóricos na execução de projetos práticos, com a finalidade de participarem em competições, nacionais ou internacionais, cujo objeto seja a experiência com nova tecnologia, inovação ou empreendedorismo, especificamente de caráter educacional. Podem submeter projetos de equipes orientadas por docentes, pesquisadores ou técnicos de instituição de ensino médio ou superior sediadas no estado, cujo conteúdo abranja o desenvolvimento de novas tecnologias, inovação ou empreendedorismo.

O proponente deverá apresentar no projeto os detalhamentos para quais serão os eventos de competições disputados, o histórico da equipe, as parcerias existentes, quais serão os desafios enfrentados para a participação das competições, os locais das competições (se já estiverem definidas) e o número de bolsistas solicitados para a equipe. Para este Edital entende-se que o período de permanência no local de competição poderá exceder o período de realização do evento, visto a necessidade de montagem dos equipamentos para o grande dia da competição.

O edital tem recursos da ordem de R$ 6 milhões, sendo o valor máximo de cada proposta de R$ 250 mil por equipe, que poderá ser utilizado em mais de um evento de competição. Nesta chamada incluímos, de forma inédita, a concessão de até 6 bolsas (categoria IT - Iniciação Tecnológica) para os alunos que formam a equipe que irá competir. O valor máximo do projeto é o somatório do valor do auxílio para o projeto e os valores das bolsas IT solicitadas, que deverão ser submetidas em chamadas específicas. Caso o proponente, no ato da submissão do pedido não tenha formado a sua equipe ainda, poderá solicitar as bolsas até a data de 22/09/2022, sem prejuízo da submissão do projeto, que encerrará antes, em 15/06/2022. Então, em caso de solicitação das bolsas, é necessário contabilizar os valores dentro do valor total do projeto.

A intenção do edital é que as equipes responsáveis tenham os recursos necessários para usufruir de uma experiência única durante as competições discentes, inclusive internacionais. Desta forma, os projetos poderão solicitar à FAPERJ apoio para despesas de capital, custeio e bolsas para os estudantes.

Confira a íntegra do edital:

Edital Nº 03/2022 – Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional

Topo da página