Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Atualizado em: 24/01/2024

Auxílio à Participação em Reunião Científica (APQ 5)

ATENÇÃO: a partir de 2016, só haverá uma chamada anual.

Finalidade

Esta modalidade destina-se a apoiar a apresentação de trabalhos científicos em evento nacional ou internacional, por pesquisadores, com grau de doutor ou equivalente, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. O APQ5 não se destina a financiar a participação de pesquisadores do estado do Rio de Janeiro, atuando como professores ou conferencistas convidados, em eventos promovidos em outros estados da federação ou no exterior.

Condições

  • Cientistas do Nosso Estado e Jovens Cientistas do Nosso Estado com bolsas vigentes não podem concorrer ao APQ5.
  • O auxílio somente será concedido para apresentação de trabalho em um único evento, sendo este evento o declarado no projeto submetido à FAPERJ. Portanto, a viagem compreenderá somente o período de realização do evento para o qual tenha sido solicitado o auxílio.
  • Somente será permitida uma concessão desta modalidade de auxílio a cada 2 (dois) anos, por pesquisador.
  • O evento para o qual o pesquisador solicitará o auxílio deverá ser de reconhecida qualidade científica ou tecnológica.
  • Caso o solicitante ainda não tenha recebido o comprovante de aceitação do trabalho quando submeter o projeto, deverá anexar o comprovante de inscrição no evento. Para retirar o Termo de Outorga e Aceitação de Auxílio será necessária a entrega de cópia do comprovante de aceitação do trabalho.
  • Os recursos serão aplicados somente em despesas com diárias e/ou passagens, sendo estes os únicos itens financiáveis nesta modalidade. As despesas realizadas obrigatoriamente constarão previstas no projeto submetido à FAPERJ.
  • Os recursos financeiros disponibilizados não devem ser utilizados para pagamento com inscrição em evento e seguro viagem.
  • A FAPERJ poderá apoiar, excepcionalmente, e sob estrita justificativa, a participação organizada de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação (número máximo de três alunos) de instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro, inscritos e, cada um deles, com trabalhos a serem apresentados no evento para o qual se solicitará o auxílio. Nesse caso, no projeto submetido à Fundação, também deverão ser apresentados os resumos (Texto inicial) do Curriculum vitae contido na Plataforma Lattes (CNPq) de cada um dos participantes.

 

Para saber como submeter projeto para esta modalidade leia as Instruções para Concessão e Utilização de Auxílios e Bolsas

 

Links importantes:

Instruções para Concessão e Utilização de Auxílios e Bolsas

Dúvidas Frequentes

Download – Manual de utilização do SisFAPERJ  (.pdf)

Valores das Bolsas e Auxílios (.pdf)

Calendário para solicitação de bolsas e auxílios

Índice geral das áreas do conhecimento

Setores

Topo da página