Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Atualizado em: 24/01/2024

Auxílio a Pesquisador Visitante (APV)

Finalidade

Esta modalidade destina-se a cobrir despesas com transporte, alimentação e estadia de pesquisadores de reconhecida excelência, oriundos de outros estados ou do exterior, que desenvolverão atividades em instituição de ensino e pesquisa sediada em nosso estado.

Condições

  • Para submeter projeto nessa modalidade o pesquisador solicitante deve possuir grau de doutor ou equivalente e ter vínculo empregatício ou estatutário com instituição de ensino e pesquisa sediada no estado do Rio de Janeiro.
  • Além de ter grau de doutor ou equivalente, tanto o pesquisador solicitante quanto o pesquisador convidado deverão possuir elevada produtividade de pesquisa e reconhecida liderança em sua área de conhecimento (perfil compatível com o de pesquisador nível 1 do CNPq).
  • O auxílio somente será concedido para um único pesquisador visitante, sendo este o declarado no projeto submetido à FAPERJ.
  • Os recursos serão aplicados somente em despesas de diárias para transporte, alimentação e estadia no Rio de Janeiro para desenvolvimento do projeto, respeitando valores praticados conforme tabela do CNPq, e passagens, vinda para o Rio de Janeiro e retorno para o local de origem, obrigatoriamente previstas no projeto submetido à FAPERJ.
  • O período para desenvolvimento do projeto deve ser de no máximo de 90 (noventa) dias. Para períodos superiores a este, poderá ser solicitada a bolsa para pesquisador visitante.

 

Para saber como submeter projeto para esta modalidade leia as Instruções para Concessão e Utilização de Auxílios e Bolsas

 

Links importantes:

Instruções para Concessão e Utilização de Auxílios e Bolsas

Dúvidas Frequentes

Download – Manual de utilização do SisFAPERJ  (.pdf)

Valores das Bolsas e Auxílios (.pdf)

Calendário para solicitação de bolsas e auxílios

Índice geral das áreas do conhecimento

Setores

Topo da página