Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 05/05/2022 | Atualizado em: 05/05/2022

Notas – Semana de 5 a 11 de maio de 2022

O presidente da FAPERJ (à dir.), Jerson Lima, entrega o diploma de membro titular da Academia Brasileira de Ciências ao professor e pesquisador Fernando Flecha de Alkmin, um dos 13 diplomados na cerimônia (Foto: Divulgação/Secti)

Helena Nader toma posse na presidência da Academia Brasileira de Ciências
Em solenidade prevista dentro da programação da Reunião Magna anual da Academia Brasileira de Ciências (ABC), ocorrida nesta quarta (04/05), no Museu do Amanhã, a bióloga e biomédica Helena Nader foi empossada na presidência da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia contou com a presença do atual ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e de alguns dos principais dirigentes da comunidade científica de diferentes partes do País. Na mesma solenidade, foram empossados os integrantes da nova diretoria e os novos membros da ABC. Antes, houve a entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia ao químico e acadêmico Jailson Bittencourt de Andrade, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Universitário SENAI-CIMATEC. O prêmio é uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Marinha do Brasil. O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, representando o governador Claudio Castro, integrou a mesa principal da cerimônia ao lado do ministro Paulo Alvim; do diretor-executivo da Fundação Conrado Wessel, o cientista e médico Erney Camargo; do presidente do CNPq, Evaldo Vilela; do ex-presidente da ABC, Luiz Davidovich; da vice-presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), Fernanda Sobral; do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnologico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Petrônio Aguiar; e do presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais Para Assuntos de C,T&I, Rafael Pontes Lima. Nesta quinta, último dia de programação da Reunião Magna da ABC, Lima coordenou a sessão temática “Vida e Saúde”, com a participação dos palestrantes Alicia Kowaltowski (USP), Michel Satya Naslavsky (USP) e Sergio Ferreira (UFRJ).

‘Ciência e tecnologia no combate à pandemia’ é tema de debate na Uerj
Ciência e tecnologia são os temas em debate no dia 10 de maio, como parte do ciclo de encontros UERJ com RJ – Ciência, Tecnologia e Inovação: Propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia, realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com apoio da FAPERJ. Os palestrantes do debate são Americo Cunha, do Instituto de Matemática e Estatística da Uerj; Heitor Evangelista, do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, da Uerj; Mônica Calderari, do Instituto de Química da Uerj; e Robson Santos, do Luiza Labs-Magalu. O mediador é o jornalista Antonio Gois, colunista de educação do jornal O Globo e fundador da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). No encontro, será debatido o papel da ciência e tecnologia no combate à pandemia de Covid-19, qual a importância de investimentos e pesquisas para a melhoria da qualidade de vida da população e como as parcerias público-privadas podem alavancar o crescimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro. UERJ com RJ teve início na semana passada, com o debate "Educação e ações afirmativas". O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, parabenizou a Universidade e disse que a Fundação se orgulha de contribuir para esse tipo de iniciativa. Ressaltou, também, a importância da retomada de eventos presenciais.  UERJ com RJ acontece todas as terças-feiras de maio, a partir das 14h.  Nos dias 17, 24 e 31 serão debatidos, respectivamente, Economia, sustentabilidade e inovação; Comunicação da ciência; e Saúde.  Será entregue certificado de participação para cada dia de atividades. Os debates são presenciais (no Teatro Noel Rosa, no campus Maracanã da Universidade) e têm transmissão ao vivo pelo canal da TV Uerj no Youtube.

Wanderley de Souza é eleito membro da National Academy of Sciences
O pesquisador Wanderley de Souza, vice-coordenador do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem e professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acaba de ser eleito como membro estrangeiro para a National Academy of Sciences, dos Estados Unidos. Graduado em medicina pela mesma universidade, fez suas pós-graduações, mestrado e doutorado, no IBCCF da UFRJ. Wanderley é membro das Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Medicina. Foi secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e presidente da Finep. Além dessas atividades, foi diretor do Inmetro, primeiro reitor tanto da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro como da Universidade Estadual da Zona Oeste, em Campo Grande. Wanderley é Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e membro do Conselho Superior da agência e bolsista 1A do CNPq, além de consultor ad hoc de várias agências de fomento no país como FAPERJ, CNPq, Finep, Capes, Fapesp, entre outras. Sua pesquisa é focada nos estudos de Biologia Celular de protozoários patogênicos e de sua interação com a célula hospedeira. A Academia Nacional de Ciências é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida em 1863 pelo presidente Abraham Lincoln em 1863.

Academia Nacional de Medicina discute o Financiamento à Pesquisa no Brasil
A Academia Nacional de Medicina (ANM) promove, dia 12 de maio, a partir das 16 horas, evento para discutir o Financiamento à Pesquisa no Brasil. Organizado pelo presidente da FAPERJ e acadêmico Jerson Lima, o evento será virtual e transmitido pela plataforma Zoom. Participam da mesa de abertura o presidente da ANM, Francisco Sampaio, e Jerson Lima. A primeira mesa abordará “O papel do Confap e das fundações regionais no fomento”, com a participação da vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Marcia Perales. Em seguida, Jerson Lima falará sobre “O financiamento da Pesquisa na Pós-Pandemia”. Na sequência, “O papel do MCTI e do FNDCT no Desenvolvimento Científico e Tecnológico” será tema da palestra do secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcelo Morales. Após o Chá Acadêmico, previsto para às 17 horas, haverá a Sessão Plenária, conduzida por Francisco Sampaio. Na sequência, “O papel do Fomento à Pesquisa por Instituições Privadas” será tema da presidente do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, Fernanda Tovar Mool.  Previsto para às 18h40, “O fomento da pesquisa Orientada à Missão” será tema do presidente do CTC da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Pacheco. Encerrando as palestras do evento, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, irá discorrer sobre “O papel do CNPq no Financiamento. A diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, juntamente com o também acadêmico Wanderley de Souza, farão os comentários, seguidos da Discussão com a Bancada Acadêmica, Comentários finais e Encerramento, previsto para às 19h55.

Químico Julio Scharfstein recebe Medalha de Ouro da Fundação E. K. Frey - E. Werle
O professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Julio Scharfstein, acaba de receber da Fundação E. K. Frey-Werle a medalha de ouro de 2022. A honraria é um reconhecimento por suas pesquisas pioneiras, demonstrando que a ativação extravascular do sistema calicreína-cinina tem um duplo papel na imunopatogênese da cardiopatia decorrente da doença de Chagas. Foi no Laboratório de Imunogenética do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, que Scharfstein iniciou a sua linha de pesquisa sobre a imunopatogênese da doença de Chagas. As investigações sobre propriedades imunológicas de glicoproteínas do Trypanosoma cruzi conduziriam à descoberta da cruzipaína, principal cisteíno-protease do parasita. Chefe do Laboratório de Imunologia Molecular e Celular do IBCCF da UFRJ, Scharfstein recebe apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas por meio do programa Cientista do Nosso Estado. A Fundação EK Frey – E. Werle, da família de Henning L. Voigt, da Alemanha, é assim intitulada em homenagem a Emil Karl Frey e Eugen Werle, dois cientistas que descobriram o sistema calicreína-cinina.

Canal da FAPERJ no YouTube exibe vídeo de projeto que estimula inserção de meninas em carreiras tecnológicas
O número de mulheres na área de tecnologia é, ainda hoje, menor do que o de homens. Atentas a essa situação, pesquisadoras do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e do Observatório Nacional resolveram criar o projeto “Meninas no MAST”, cujo objetivo é estimular alunas do Ensino Fundamental e Médio a cursarem carreiras tecnológicas. A iniciativa atende escolas públicas do bairro de São Cristóvão e, em 2022, chega à sua terceira edição. Mais do que abordar apenas conteúdos de ciências, o projeto se propõe a contribuir para que as meninas tenham condições de superar obstáculos e consigam ingressar na faculdade. Apoiado pelo Edital “Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação”, da FAPERJ, o “Meninas no Mast” é o tema do mais recente vídeo do Canal da FAPERJ no YouTube. A produção, que poderá ser vista a partir desta quinta-feira, 5 de maio, traz entrevistas com a pesquisadora Patrícia Spinelli, coordenadora do projeto; com a professora Giselle Deveza, da Escola Municipal Uruguai; e com estudantes que passaram pelo projeto e hoje fazem graduação na área de tecnologia. O Canal da FAPERJ divulga projetos de C,T&I apoiados pela Fundação. Entre no Canal, se inscreva e fique por dentro da produção científica de pesquisadores e instituições do Rio de Janeiro. Acesse o link e confira: https://www.youtube.com/c/faperjoficial

Diretora da OMS fala sobre lições da Covid-19 em evento da ABC
Neste último dia da Reunião Magna da ABC, a Diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Covid-19, a epidemiologista Maria Van Kerkhove falou sobre o gerenciamento da Covid-19 e as lições para as próximas pandemias. A palestra foi transmitida no YouTube da Academia. Chefe do Programa de Emergências em Saúde da OMS para Doenças Emergentes e Zoonoses, Van Kerkhove é graduada pela Universidade de Cornell e mestre em epidemiologia pela Universidade Stanford. Tornou-se PhD em epidemiologia de doenças infecciosas pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Sua pesquisa abrange áreas zoonóticas, respiratórias e vírus emergentes e reemergentes como a gripe aviária, MERS-CoV, Ebola, Marburg, peste e Zika. Tem especial interesse em fatores associados à transmissão entre animais e humanos, na epidemiologia de patógenos zoonóticos e em garantir que as pesquisas alcancem os criadores de políticas públicas de saúde. A palestra integra a Reunião Magna 2022, que debate o papel da ciência na construção do futuro em temas como meio ambiente, tecnologia e saúde. 

UFRJ abre mais de mil vagas para cursos de graduação a distância
A UFRJ abriu 1.150 vagas em quatro cursos de graduação a distância para o segundo semestre deste ano. Para concorrer às oportunidades, é preciso se inscrever no Vestibular 2022.2 do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). As inscrições devem ser realizadas no site até o dia 8/5. São 240 vagas para o curso de Ciências Contábeis, além de 910 para licenciaturas, sendo 356 para Biologia, 375 para Física e 179 para Química. Do total de vagas, 30% serão destinadas a candidatos oriundos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, 2019, 2020 ou 2021 que tenham cursado integralmente, com aprovação, todas as séries do ensino médio, ou equivalente, em estabelecimentos de ensino da rede pública brasileira; 30% serão dedicadas a candidatos oriundos do Enem, na modalidade ampla concorrência; 30% serão oferecidas ao Vestibular Cederj 2022.2, na modalidade ampla concorrência, e 10% serão destinados a professores da rede pública. A prova acontecerá no dia 12 de junho e terá 45 questões de múltipla escolha, abrangendo conhecimentos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História, além de uma redação. A taxa de inscrição é de R$ 89, mas quem optar por concorrer à oferta de vagas da UFRJ utilizando as notas do Enem ficará isento do pagamento. O resultado final será divulgado no dia 6 de julho, e as matrículas ocorrerão nos dias 7 e 8 de julho de 2022. 

Programa de Extensão Universidade do Mar terá centro de monitoramento na Baía de Guanabara
A Baía de Guanabara terá, em breve, o Programa de Extensão Universidade do Mar, sob a coordenação da Faculdade de Oceanografia (Faoc) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A iniciativa visa estimular atividades acadêmicas e técnicas para fortalecer ensino, pesquisa e inovação, promovendo o desenvolvimento sustentável da região, alinhado com a Agenda 2030 e a Década dos Oceanos 2021-2030, instituídas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Um centro de monitoramento de vulnerabilidade socioambiental será montado na Ilha de Brocoió, que integra o arquipélago de Paquetá. O local é um refúgio para os botos cinza, símbolo ecológico do Rio de Janeiro e espécie ameaçada de extinção. A escolha da ilha para a implantação do programa se deve ainda ao fato de ser um dos locais mais preservados do ecossistema da baía e abranger a Zona de Amortecimento da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim e a Estação Ecológica (Esec) da Guanabara, Unidades de Conservação da Natureza (UCs) que compreendem os municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo. A iniciativa envolve outras instituições acadêmicas, como UFRJ, UniRio, PUC-Rio, UFRRJ e UFF, além da Fiocruz e da Comissão Interministerial dos Recursos do Mar (Cirm). 

Uerj lança calendário sobre Darcy Ribeiro
Primeira das ações em comemoração ao Ano Darcy Ribeiro, instituído pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) em 2022, ano de seu centenário, a universidade está lançando o Calendário Ano Darcy Ribeiro. Elaborado pela Diretoria de Comunicação Social (Comuns), o calendário pode ser baixado gratuitamente e traz informações e links em QR code para conteúdos relevantes sobre o sociólogo. Antropólogo, professor, escritor, indigenista, membro imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Darcy Ribeiro faleceu em 1997, deixando como legado a construção de importantes políticas públicas educacionais no Brasil. Ao longo de sua carreira, ajudou a fundar a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Gravou sua marca na criação de um ambicioso projeto de educação pública em tempo integral no Rio de Janeiro por meio dos Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps. Por sua trajetória em diversas áreas do conhecimento, foi homenageado como Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Sorbonne, Copenhague, Uruguai, Venezuela e pela Universidade de Brasília, da qual foi idealizador e primeiro reitor. Baixe o calendário Ano Darcy Ribeiro na Uerj 2022. 

UFF é destaque de Empregabilidade em ranking internacional
A Universidade Federal Fluminense (UFF) foi classificada como a oitava colocada do Brasil no critério de Empregabilidade do ranking do Center for World University Rankings (CWUR), divulgado em 25 de abril. Para a edição de 2022, foram analisadas 19.788 instituições de todo o mundo. Segundo levantamento do Núcleo Institucional de Dados Integrados da UFF, a universidade figurou também como a 21ª colocada no ranking nacional entre 57 instituições universitárias brasileiras. Manteve posição similar nos últimos anos, além de ter avançado duas posições nos últimos dois anos no quesito Empregabilidade. Para a pró-reitora de graduação, Alexandra Anastácio, esse reconhecimento demonstra que a UFF não se restringe somente a fomentar o ingresso de quase 10.000 estudantes por ano, nos mais de 130 cursos de graduação, mas busca implementar ações que permitam ao estudante a obtenção de uma vaga de emprego, bem como, responder às demandas de desenvolvimento científico, cultural, tecnológico e econômico dentro e fora do país. O CWUR é uma consultoria dos Emirados Árabes que, desde 2012, produz um ranking considerado pioneiro e amplo por analisar quatro indicadores com diferentes realidades e proporções para a definição do resultado final: Educação, Empregabilidade, Qualidade do corpo docente, e Pesquisa. O ranking completo pode ser visualizado em: https://cwur.org/2022-23.php.

 UniRio inaugura Laboratório de Pesquisa Multiusuário
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) inaugurou, dia 28 de abril, o novo Laboratório de Pesquisa Multiusuário 01 (LPM-01). Localizado no no quarto andar do Bloco A do Instituto Biomédico, o laboratório é coordenado pelo professor Rafael Braga. O objetivo é fornecer um ambiente multiusuário que atenda as demandas por equipamentos de médio porte para atividades de pesquisa científica da Unirio e instituições parceiras.Um aporte de R$ 2 milhões feito pelo Ministério da Educação possibilitou a compra dos aparelhos e reagentes do Laboratório. Entre os itens, estão: HPLC com detectores de absorbância e injetor automático, qRT-PCR, extrator de ácidos nucleicos, centrífuga de bancada refrigerada, ultrafreezer, microscópio de fluorescência automatizado, espectrofotômetros leitores de placa e cubetas. 

Instituto de CTI de Maricá se torna membro institucional da ABC
O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) se tornou Membro Institucional Associado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). As instituições assinaram um Protocolo de Intenções firmando a parceria no dia 29 de abril. Criado em dezembro de 2019, o ICTIM tem como missão institucional a pesquisa básica ou aplicada de carácter científico ou tecnológico ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos. Para o presidente da ABC, Luiz Davidovich o ato simbólico consolida o papel relevante que Maricá tem desempenhado para o desenvolvimento da região, com foco na Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Relatório da OMS mostra que indústrias de produtos que competem com a amamentação miram mulheres lactantes na internet
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, dia 29 de abril, o relatório Scope and impact of digital marketing strategies for promoting breast-milk substitutes,  sobre o impacto global do marketing digital na promoção e na venda de produtos que competem com o aleitamento materno, como fórmulas infantis e mamadeiras.Segundo o documento, em alguns países, 8 em cada 10 mulheres que viram conteúdo promocional desses produtos tiveram acesso a essas publicidades na internet.Os posts de companhias que fabricam produtos que competem com o aleitamento materno têm um alcance três vezes maior que o de posts relacionados aos benefícios do aleitamento materno.O relatório também mostra que mulheres que publicam em suas redes sociais conteúdo relacionado a suas experiências com a amamentação são assediadas com a publicidade de produtos como mamadeiras e fórmulas infantis. Cristiano Boccolini, pesquisador do Observa Infância, pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculado ao Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), participou do lançamento do relatório no evento virtual promovido pela OMS.  O Observatório de Saúde na Infância - Observa Infância - é uma iniciativa de divulgação científica para levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças de até 5 anos. O objetivo é ampliar o acesso à informação qualificada e facilitar a compreensão sobre dados obtidos junto aos sistemas nacionais de informação. Assista aqui o vídeo explicativo (com legendas em português) sobre o relatório: https://www.youtube.com/watch?v=uzm7COOrG6I&t=1s 

Cultura afro-ameríndia será tema de debate na próxima semana na UniRio
O seminário Patrimônios Imateriais Afro-ameríndios e Políticas Públicas na América Latina acontece entre os dias 9 e 11 de maio, com atividades presenciais e remotas. A proposta é reunir pesquisadores de artes cênicas, história, antropologia, entre outras áreas, para debater e difundir o conhecimento sobre a história e a contemporaneidade das expressões culturais afro-ameríndias. Haverá três mesas de discussão. A segunda delas, Do ritual ao espetacular: quais desafios para a patrimonialização?, acontece presencialmente na terça-feira, dia 10, das 9h às 12h45, na Sala Audiovisual do Centro de Letras e Artes (CLA), localizada no 4º andar do CLA (Avenida Pasteur, 458, Urca). Confira aqui a programação completa. 

Documentário da Fiocruz estreia no Canal Futura
Um sonhador que queria mudar o mundo, médico inquieto, pesquisador, professor e epidemiologista pouco disposto a conformar-se com os problemas de saúde pública no Brasil e em todo o planeta. Este foi Luis Rey. Sua cinebiografia chega, agora, a uma das mais importantes faixas de exibição de filmes no gênero documentário da televisão brasileira. Rey, ciência em defesa da vida estreia dia 6 de maio, às 23 horas, na faixa Mundo.Doc do Canal Futura – e tem várias reprises programadas para o mês de maio. Selecionado para a Mostra Competitiva do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo em 2018, entre várias outras exibições públicas, o documentário foi produzido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com a VideoSaúde/Icict. O filme revela a última entrevista concedida pelo cientista, aos 98 anos, pouco antes de seu falecimento em 2016. E conta ainda com os depoimentos de Luis Rey colhidos pelos pesquisadores do projeto de História Oral da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em junho de 2002. O perfil do renomado parasitologista é traçado também com os depoimentos de colegas, discípulos, da filha caçula, Clara Rey e do diretor do Departamento de Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS, Dirk Engels. A família do cientista permitiu o acesso ao acervo de documentos e objetos. Fotógrafo de talento, Luis Rey deixou um rico acervo de imagens que contribuíram para a produção do documentário. Os diretores empreenderam ainda uma busca pelos documentos referentes a Luis Rey nos arquivos da ditadura militar, do então Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS) de São Paulo, mantido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo. Assista ao trailer do filme em

https://www.youtube.com/watch?v=_Ab3hAj2eLw&list=PLz0vw2G9i8v9r9DiQ6VOSWNCQ8Lw95Ri3&index=5 

IDOMED Hubs oferece oportunidade para startups na área de saúde
Estão abertas até o dia 8 de maio as inscrições para participar do novo espaço de inovação do Instituto de Educação Médica (Idomed), elaborado para acelerar startups que atuam em Medicina. As startups dedicadas a resolver problemas do setor de saúde, utilizam ferramentas como healthtechs, fintechs e as edtechs, a fim de ajudar os profissionais a produzirem novas vacinas, medicamentos, pesquisas científicas. Esses novos aplicativos estão por trás de ideias e soluções para o setor. O Idomed reúne as 17 escolas de Medicina do grupo Yduqs, e acaba de ampliar a sua atuação na área tecnológica com o lançamento do hub de healthtechs. O edital com as regras para que as startups possam participar da primeira edição do Idomed Hubs está disponível em: https://materiais.idomed.com.br/idomed-hubs-edital. As startups terão até o dia 8 de maio para preencher o formulário de inscrição e participar da primeira etapa. As startups serão divididas por dois níveis e deverão terminar o programa com as devidas entregas: Nível 1 - Early Stage - Plano de Negócios; Canvas; MVP validado e Pitch de validação. Já o Nível 2 - Growth - contará com Licenças de operação emitidas; Operação definida e validada na prática; além de Pitch de captação e Negócio em operação no Mercado. Para participarem do programa os inscritos deverão preencher um formulário e enviar um vídeo com o pitch de seu projeto.

MEC autoriza Curso de Graduação em Enfermagem no IFF Guarus
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria Nº 627, de 28 de abril de 2022, autorizou o funcionamento do Curso de Bacharelado em Enfermagem no Campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF). O curso, em turno integral e com duração de cinco anos, será oferecido já no 2° semestre letivo de 2022. O IFF Guarus oferta 15 vagas para o primeiro Curso de Graduação de Enfermagem em instituição pública da região. As inscrições podem ser realizadas online, no Portal de Inscrições, até às 22 horas do dia 09 de maio de 2022, ou presencialmente, no Campus Guarus, excluídos sábados, domingos, recessos e feriados, conforme endereços, dias e horários de atendimento relacionados no Art. 5° do Edital para Cursos de Graduação.  A taxa é de R$ 75,00. Uma retificação do edital estabeleceu um período excepcional para solicitação de isenção da taxa de inscrição, somente para os candidatos ao Bacharelado em Enfermagem, nos dias 03 e 04 de maio de 2022, pelo e-mail isencao.guarus@iff.edu.br, conforme estabelecido no edital. Os candidatos que já fizeram a inscrição em outro curso têm a opção de trocar para o de Enfermagem. Aqueles que já pagaram não terão a taxa devolvida. Mais infrmações no Portal de Seleções. 

SBGames 2022 abre inscrições para submissão de trabalhos
Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos para o SBGames 2022 – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, maior evento da modalidade do Brasil. Neste, os jogos serão presenciais e acontecerão em Natal (RN), entre os dias 24 e 28 de outubro.  A submissão dos trabalhos vai até 19 de junho de 2022. O SBGames é realizado desde 2004 e vem incorporando vários temas e a 'Trilha de Saúde', que tem sua origem no workshop de 'Jogos e Saúde', criado por Márcia Ito e Marcelo de Vasconcellos, professor de pós-graduação da Casa de Oswaldo Cruz (COC). Interessados em participar com os seus artigos devem observar os tópicos de interesse na edição de 2022, que são: Avaliações e análises do impacto de jogos aplicados à saúde; Conceito de saúde nos jogos; Ética na pesquisa e desenvolvimento de jogos em saúde; Jogos sérios sobre saúde ; Jogos de entretenimento e sua relação com a saúde; Jogos para promoção da saúde; Jogos como meio de comunicação em saúde; Jogos em práticas educativas em saúde; Jogos na educação de profissionais em saúde; Jogos e políticas de saúde; Métodos e técnicas para o desenvolvimento de jogos aplicados à saúde; Métodos e técnicas para a avaliação de jogos aplicados à saúde; Realidade aumentada e virtual aplicada em jogos em saúde; e Uso de jogos em terapias. Os autores dos melhores artigos completos (Full Papers) serão convidados a submeter uma versão estendida de seus trabalhos para uma chamada especial do Journal of Interactive Systems (JIS) para publicação em 2023. O SBGames é promovido anualmente pelo Grupo de Interesse Especial em Jogos e Entretenimento Digital (Cejejogos), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Mais informações sobre o evento na página SBGAMES 2022, menu superior, item "Trilhas" > Trilha de Saúde ou em https://sbgames.org/sbgames2022/.

Alunos da PUC-Rio conquistam ouro, prata e bronze na OBM 2022 
Um ouro, duas pratas, dois bronzes e uma menção honrosa. Este foi o saldo da participação de cinco alunos do Departamento de Matemática e um do curso de Engenharia de Computação do CTC/PUC-Rio na 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição, realizada pela primeira vez em formato digital, aconteceu em março e os resultados foram divulgados na semana passada. A medalha de ouro foi conquistada por George Lucas Diniz Alencar, do Departamento de Matemática, que, pela terceira vez como aluno PUC-Rio, ficou entre os primeiros lugares. Outros dois alunos, também do Departamento de Matemática, Miguel dos Anjos Batista e João Marcelo Ribeiro Monteiro de Carvalho, conquistaram a prata. As de bronze foram de Arthur Moreira Martins Vieira e Maria Clara Werneck. Vale ressaltar ainda que Maria Clara também foi destaque na 11th European' Girls Mathematical Olympiad (EGMO), sendo vice-líder da equipe brasileira no torneio, que ganhou três medalhas de bronze. E Breno Azevedo Marot, aluno de Engenharia de Computação, recebeu uma menção honrosa por sua participação na competição. Nesse ano, a OBM contou com a participação de mais de mil jovens dos ensinos fundamental, médio e superior. Todos os participantes premiados terão a oportunidade de concorrer a vagas nas equipes olímpicas para representar no Brasil em competições internacionais. 

Departamento de Química do CTC/PUC-Rio abre vaga para professor 
O Departamento de Química (DQ) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio CTC/PUC-Rio está com inscrições abertas, até 15 de maio, para a contratação de professor assistente de Química Inorgânica, com experiência em uma das seguintes áreas: Química de Coordenação, Bioinorgânica, Organometálicos ou Foto-Química inorgânica. A seleção será para apenas uma vaga de dedicação exclusiva e tempo integral (40h semanais), com início no segundo semestre de 2022.  O professor atuará no ensino de graduação e pós-graduação, além de orientar alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O contratado passará por um estágio probatório, de três a cinco anos, para possível ingresso no quadro principal da Universidade. O salário base inicial é de R$ 13.154,44 (treze mil, cento e cinquenta quatro reais e quarenta e quatro centavos). Os detalhes podem ser conferidos no site do DQ: http://www.qui.puc-rio.br/wp-content/uploads/2022/04/2022-Professor-na-area-de-Quimica-Inorganica-Departamento-de-Quimica-PUC-Rio.pdf.  Os interessados devem enviar a documentação para o e-mail diretoriaqui@puc-rio.br, com cópia para marlenep@puc-rio.br, até 15 de maio.  

Topo da página