Por Ascom Faperj
![]() |
| 70ª edição do Fórum Nacional Consecti & Confap: presidentes, gestores e assessores das 27 FAPs brasileiras se reúnem em Goiânia para discutir sobre as necessidades de fomento específicas de cada estado e articular a formulação de políticas de financiamento em CT&I (Foto: Magdiel Trelha/Divulgação Confap) |
A capital goiana sedia esta semana, de 3 a 5 de dezembro, a 70ª edição do Fórum Nacional Consecti & Confap. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI/GO) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e marca um momento simbólico para a Fundação anfitriã, que celebra 20 anos de história neste mês de dezembro. Unindo-se aos debates para a formulação das políticas estaduais de fomento à pesquisa e inovação, a FAPERJ está representada no encontro pela sua presidente, Caroline Alves, acompanhada pela assessora da Diretoria Científica da Fundação, Luciana Lopes, e pela assessora de Relações Internacionais, Beatriz Ramadas.
“Participar da 70ª edição do Fórum Nacional Consecti & Confap, em Goiânia, ao lado das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e dos secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, é reafirmar que a ciência brasileira se faz em rede e com coordenação federativa. O próprio tema do encontro, ‘Ciência em rede: inteligência que transforma territórios’, sintetiza o espírito deste momento: compartilhar experiências, alinhar estratégias e construir soluções conjuntas para que a CT&I chegue, de fato, à vida das pessoas em cada estado do País”, disse a presidente da FAPERJ.
O presidente do Confap, Márcio Pereira, reconheceu a importância do Fórum para promover o diálogo entre as FAPs e articular políticas de fomento à CT&I que respeitem as especificidades de cada estado. “Esse é o grande evento da Ciência, Tecnologia e Inovação no momento, que discute questões importantes para todos os estados, por meio dos debates entre os presidentes das FAPs, e nos debates que ocorrem no Consecti, que reúne os diversos secretários estaduais de CT&I. Desses debates, vão nascer muitas orientações e novidades para o fomento da pesquisa nos próximos anos, e Goiás é o cenário dessa articulação”, pontuou Pereira.
No dia 2 de dezembro, na programação que antecedeu ao Fórum, foi realizado na PUC Góias o Seminário Internacional Confap – parcerias União Europeia: Horizon Europe – boas práticas e casos de sucesso. O seminário reuniu especialistas para apresentar e discutir oportunidades de cooperação entre instituições brasileiras e europeias no âmbito do programa Horizon Europe.
Veja a cobertura completa do Fórum no site do Confap: https://news.confap.org.br/70o-forum-nacional-consecti-confap-goiania-go-2025/