Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 02/10/2025 | Atualizado em: 02/10/2025

FAPERJ participa da Semana de Encontros Institucionais Brasil–França–África

Por Ascom Faperj

A partir da esq., a assessora de Relações Internacionais da FAPERJ, Beatriz Ramadas; o coordenador do Campus France Brasil, Éric Bourland; a presidente da FAPERJ, Caroline Alves; o Cônsul da França no Rio, Eric Tallon; a diretora de Coordenação Geográfica da Agência Campus France, Juliette Linares; e a assessora da Diretoria Científica da FAPERJ, Luciana Lopes (Foto: Divulgação)  

A FAPERJ participou, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, da Semana de Encontros Institucionais Brasil–França–África 2025, organizada pela Campus France Brasil, no âmbito da Temporada França–Brasil 2025.

As atividades foram abertas com um coquetel de recepção, realizado no dia 29 de setembro, no Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. Estiveram presentes a presidente da FAPERJ, Caroline Alves e representantes das assessorias direta da Presidência e de Relações Internacionais da Fundação. O evento contou com a presença de delegações de universidades brasileiras, francesas e africanas, além de autoridades como o cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Eric Tallon; o adido de Cooperação Científica, Vincent Brignol; o adido de Cooperação Universitária e coordenador do Campus France Brasil, Éric Bourland; e a diretora de Coordenação Geográfica da Agência Campus France, Juliette Linares.

No dia 1º de outubro, foi realizado o encontro oficial, no Hotel Windsor Barra, que reuniu 39 instituições francesas de ensino superior, além de representantes de universidades brasileiras e africanas. A mesa de abertura contou com a participação da diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, ao lado do cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Eric Tallon; da presidente da Rede de Relações Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro (REARI-RJ) e coordenadora da Região Sudeste da Associação Brasileira para a Educação Internacional (FAUBAI), Livia Reis; a diretora de Coordenação Geográfica da Agência Campus France, Juliette Linares; e a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho.

Durante os encontros, representantes das instituições debateram possibilidades de ampliação da mobilidade acadêmica e da cooperação científica entre Brasil, França e países africanos, em áreas estratégicas para a pesquisa e a inovação. Segundo a diretora Científica da FAPERJ, a cooperação internacional em ciência é o caminho para enfrentar os grandes desafios globais e encontrar soluções conjuntas para os problemas do mundo. "Trabalhar em parceria com instituições estrangeiras permite fortalecer a pesquisa brasileira e gerar impactos concretos na sociedade”, disse Eliete.

A Semana de Encontros Institucionais também reforçou a importância da cooperação internacional para o Estado do Rio de Janeiro, consolidando a cidade como polo estratégico de ciência e inovação. Alinhados a essa perspectiva, a FAPERJ deverá lançar, ainda em 2025, dois editais de mobilidade: a 6ª Edição do Edital de Mobilidade Internacional FAPERJ/França, voltado a parcerias com instituições francesas; e um edital de mobilidade com foco nos continentes, que incluirá uma faixa específica destinada a instituições localizadas em países africanos.

Topo da página