Por Ascom Faperj
A FAPERJ lançou, nesta quinta-feira, dia 7 de agosto, a 5ª edição do programa Pensa Rio – Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro. (Edital Nº 22/2025). Com aporte recorde de R$ 99 milhões, a chamada pública é voltada ao fomento de projetos científicos que busquem soluções inovadoras e sustentáveis para desafios estruturais do estado.
O novo edital amplia de forma significativa os investimentos da FAPERJ em relação à última edição do programa, realizada em 2014, quando foram destinados R$ 60 milhões. Os recursos desta edição serão liberados em três parcelas, com prazo de execução de até 36 meses, e contemplam despesas de capital e custeio diretamente ligadas aos objetivos dos projetos.
Ao todo, o edital define 23 temas prioritários, entre eles biodiversidade, segurança pública, envelhecimento da população, geologia, petróleo e gás, mudanças climáticas, mobilidade urbana e educação. A expectativa é que os projetos apoiados ajudem a transformar conhecimento científico em políticas públicas e ações práticas em benefício das diferentes regiões fluminenses.
“O Pensa Rio é um exemplo do compromisso da FAPERJ com uma ciência conectada às necessidades da sociedade. Estamos falando de pesquisa aplicada, multidisciplinar e voltada para melhorar a vida da população do estado do Rio de Janeiro”, destacou a presidente da FAPERJ, Caroline Alves. “Investir em conhecimento é investir em desenvolvimento econômico, em qualidade de vida, em soluções reais para os desafios que enfrentamos. É isso que o Pensa Rio representa.”
As propostas devem ser submetidas por grupos de pesquisa liderados por cientistas com vínculo institucional com universidades ou centros de pesquisa sediados no estado. As equipes devem apresentar excelência técnico-científica e histórico de atuação reconhecido em suas respectivas áreas. O objetivo é promover integração entre diferentes campos do saber, com especial atenção à complementaridade de competências.
“Consolidamos um programa que alia progresso social e econômico ao fortalecimento da nossa infraestrutura científica e tecnológica, tendo como um de seus principais trunfos o atendimento à população fluminense, principal beneficiada dos avanços em ciência, tecnologia e inovação”, afirmou a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela.
As propostas devem ser enquadradas em uma das seis faixas de financiamento, de acordo com o valor solicitado, a área de conhecimento e o número de pesquisadores envolvidos. As Faixas A, B e C são destinadas às áreas de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra, Biológicas, Engenharias e Saúde. Já as Faixas D, E e F contemplam grupos das áreas de Ciências Sociais, Humanas e Linguística, Letras e Artes.
O prazo para submissão das propostas vai até 9 de setembro de 2025. A divulgação dos resultados preliminares está prevista para 2 de outubro, e o anúncio dos resultados finais deverá ocorrer a partir de 13 de novembro.
Confira abaixo a íntegra do edtal:
Edital FAPERJ Nº 22/2025 – Programa Pensa Rio – Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos Para o Estado do Rio de Janeiro