Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 07/04/2022 | Atualizado em: 07/04/2022

FAPERJ e INRIA planejam ações conjuntas para o próximo semestre

Por Ascom Faperj

A diretora de Relações Internacionais do INRIA, Cécile Vigouroux (à dir.), esteve na FAPERJ onde participou de reunião com as assessoras do setor de Cooperação Internacional da Fundação Vania Paschoalin (C) e Beatriz Ramadas (Foto: Divulgação)

Na última terça-feira, 5 de abril, a FAPERJ recebeu em sua sede a diretora de Relações Internacionais do Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA), Cécile Vigouroux. O objetivo da reunião foi discutir a renovação do acordo de cooperação entre as instituições e o planejamento das próximas atividades conjuntas a serem realizadas.

Parceiro da FAPERJ há cerca de 20 anos, o INRIA é uma organização pública de carácter científico e tecnológico criada em 1967, na França. O seu objetivo é de reunir pesquisadores e incentivar a pesquisa prioritariamente nas áreas de informática e automação, através dos seus centros de pesquisa. As duas instituições já lançaram diversas chamadas conjuntas, impulsionando desde há muito a cooperação entre o Estado do Rio de Janeiro e a França.

E para retomar o ritmo das atividades desde o período mais grave da pandemia, as instituições se preparam para celebrar um novo acordo de cooperação em breve, com vistas a apoiar o lançamento de uma nova chamada durante o segundo semestre deste ano. Assim como nas versões anteriores, o foco deste edital será apoiar missões internacionais de equipes do Estado do Rio de Janeiro e do INRIA que estejam envolvidas em um mesmo projeto conjunto. A FAPERJ será responsável por financiar a equipe de pesquisadores fluminenses, enquanto o INRIA se responsabilizará pelos pesquisadores de seus laboratórios. Através desta ação será possível que pesquisadores de todas as ICTs do estado possam realizar atividades de pesquisa junto a pesquisadores franceses baseados nos centros de pesquisa do INRIA, esteja o laboratório no Brasil ou na França.

Todas as atividades serão eventualmente comunicadas através do informativo Boletim Faperj, enviado semanalmente, sempre às quintas-feiras.

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria Internacional da FAPERJ através do email: assessoria.internacional@faperj.br

Topo da página