O sistema de Prestação de Contas, disponibilizado no dia 1º de abril, é vinculado ao sistema SisFAPERJ (https://SisFAPERJ.faperj.br), o qual também pode ser acessado pela página da internet da FAPERJ (https://pcontas.faperj.br/login), e trata-se de um sistema de gerenciamento do cadastro das despesas realizadas no projeto, que o outorgado deseja elaborar a Prestação de Contas financeira, ao longo de sua execução.
Dessa forma, para auxiliar os outorgados na utilização do sistema, as informações referentes ao passo a passo sobre o uso do sistema encontram-se descritas e ilustradas no "Tutorial de utilização do Sistema de Prestação de Contas", acessível na página da FAPERJ (https://www.faperj.br/?id=44.5.4). Os outorgados, também, têm à disposição, no Canal do Youtube da FAPERJ (https://www.youtube.com/watch?v=IaPSCOSXh88), a demonstração do uso das principais funcionalidades do sistema de Prestação de Contas financeira.
E, em seu Instagram @faperjoficial (https://www.instagram.com/reel/DIBlnEGuNMR/?igsh) apresenta a entrevista com a servidora Joice Higino, da Auditoria interna da FAPERJ, que ressalta sobre algumas orientações específicas, que merecem ser observadas pelos outorgados, durante o cadastramento e gerenciamento das informações no sistema.
Pode-se, ainda, contar com o auxílio do item "Dúvidas Frequentes", disponível no menu "Serviços" da página da FAPERJ (https://www.faperj.br/FAQ.phtml).
O sistema de Prestação de Contas apresenta informações do outorgado, bem como do seu projeto, uma vez cadastradas na Fundação, que são preenchidas automaticamente, assim pedimos especial atenção para que comunique, previamente, à FAPERJ, alterações, porventura, ocorridas dessas informações.
Importante ressaltar que o “Editor de Formulários para a Prestação de Contas”, anteriormente utilizado, tinha por finalidade gerar formulários específicos para apresentação na documentação da prestação de contas financeira, portanto, não era um sistema, assim, não possuía tratamento de dados passíveis de serem importados pelo novo sistema. Sendo assim, as informações exigidas nos anteriores modelos I, II e III, elaborados no “Editor de Formulários para a Prestação de Contas”, foram adaptadas para cadastramento no sistema de Prestação de Contas, dispensando as assinaturas, desta forma a anexação desses modelos está dispensada.
E, relativamente, aos Recibos: Colaborador Eventual – PF, Diárias de Terceiros, Diárias de Trabalho de Campo Coletivo e Termos de Transferência e Entrega de Bens, impressos pelo “Editor de Formulários para a Prestação de Contas”, que já possuam as devidas assinaturas (e carimbo, quando solicitado), suas informações devem ser apenas cadastradas no sistema de Prestação de Contas financeira e o respectivo documento anexado em "Upload", sem a necessidade de imprimir um novo documento para assinatura.
Com relação a Auxílios e Bolsas, cujos prazos de execução dos projetos terminaram após o dia 30/11/2024, isto é, não contemplados no cronograma de entrega divulgado pela FAPERJ, o outorgado deverá enviar a Prestação de Contas (Relatório Técnico e Relatório Financeiro) no prazo estabelecido no correspondente Termo de Outorga e Aceitação de Auxílio e Bolsa.
Destaca-se, com relação às Bolsas Doutorado Sanduíche e Doutorado Sanduíche Reverso, que tinham a obrigatoriedade de encaminhamento da Prestação de Contas financeira, devem enviar a documentação de acordo com os prazos estipulados no cronograma divulgado pela FAPERJ.
Relativamente aos auxílios financeiros oriundos dos convênios TECNOVA (Edital FAPERJ nº 42/2013), PRONEX (Edital FAPERJ nº 46/2014 - PRONEX) e PPSUS (Chamada FAPERJ nº 03/2020 – 7ª Edição do Programa Pesquisa para o SUS), a remessa da documentação da prestação de contas (técnica e financeira) continua da mesma forma, por intermédio do e-mail da Central de Atendimento da FAPERJ (central.atendimento@faperj.br).
Informa-se que o "Editor de Formulários para a Prestação de Contas", como também, o tutorial "Como Elaborar a Prestação de Contas" foram descontinuados a partir do dia 1º/04/2025.
Ressalta-se a observância às Instruções para Prestação de Contas, em vigor, acessíveis na página da internet da FAPERJ (https://www.faperj.br/?id=44.5.4).
Acompanhe, frequentemente, a atualização das informações pelo e-mail do outorgado cadastrado na FAPERJ, como também na página da Fundação na internet.
Quaisquer orientações adicionais, não hesite, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo e-mail central.atendimento@faperj.br; telefone nº 2333-2001 ou pelo Fale Conosco no site da FAPERJ.