Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 24/03/2022 | Atualizado em: 13/04/2022

FAPERJ anuncia abertura de edital de apoio a pesquisadores em zonas de conflito

Por Ascom Faperj

A FAPERJ anuncia nesta quinta-feira, dia 24 de março, o lançamento do Programa Luiz Pinguelli Rosa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões em Conflito em ICTs do Estado do Rio de Janeiro, destinado a apoiar projetos envolvendo a vinda de pesquisadores localizados em regiões em conflito a instituições de ensino e/ou pesquisa localizadas no Estado do Rio de Janeiro.

“Decidimos nomear o edital em homenagem ao Prof. Luiz Pinguelli Rosa, membro da Academia Brasileira de Ciências, professor emérito da Coppe/UFRJ, ex-presidente da Eletrobras e grande incentivador da ciência e da cultura, sempre preocupado com as questões relativas a inclusão social”, disse o presidente da FAPERJ, Jerson Lima.

Apesar dos recentes conflitos desenrolados na Ucrânia, uma das motivações para criação do programa, o edital apoiará pesquisadores provenientes de quaisquer outros territórios internacionais que estejam em situação de conflito. A iniciativa funcionará em modo de fluxo contínuo, onde o sistema de submissão da FAPERJ (SisFaperj) permanecerá aberto para o recebimento de propostas por um período de 365 dias (ou até que os recursos disponibilizados se esgotem).

A proposta deverá ser encaminhada por pesquisadores localizados em Instituições Científicas, Tecnólogicas e de Inovação (ICTs), que serão responsáveis pelo desenvolvimento do projeto de pesquisa e também pelo recebimento do pesquisador visitante na instituição fluminense, sendo denominados como pesquisadores-anfitriões. O período para realização da mobilidade reversa deverá ser de 3 a 12 meses e poderão ser solicitados recursos de auxílio à pesquisa básica (APQ1) para a ICT anfitriã, onde será realizado o projeto. Para este edital, serão disponibilizados recursos no valor de R$ 10.000.000,00, para apoiar propostas no valor individual máximo de R$ 200.200,00 cada. Todas as áreas de pesquisa serão contempladas.

O período de inscrições será de 25/03/2022 a 25/03/2023 e os projetos contemplados poderão ter início a partir de junho deste ano (e subsequentemente sempre pelo menos 2 meses após a inserção da proposta no sistema). Os resultados serão publicados mensalmente no Boletim Faperj, conforme o prosseguimento de procedimento de avaliação interna.

Confira o texto do edital na íntegra: Programa Luiz Pinguelli Rosa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões em Conflito em ICTs do Estado do Rio de Janeiro

V
ersão em inglêsPrograma Luiz Pinguelli Rosa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões em Conflito em ICTs do Estado do Rio de Janeiro

Para dúvidas e esclarecimentos, a Assessoria Internacional se disponibiliza através de seu email institucional assessoria.internacional@faperj.br

Topo da página