Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 17/03/2022 | Atualizado em: 22/06/2022

FAPERJ anuncia apoio à 4ª Chamada Conjunta Multitemática EU-LAC 2022

Por Ascom Faperj

Estão abertas as inscrições para a chamada EU-LAC 2022, iniciativa do Grupo de Interesse EU-LAC – formado por agências de fomento da Europa, América Latina & Caribe para a Cooperação Birregional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – apoiada no Brasil pela FAPERJ, através do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e também pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O objetivo da chamada é apoiar projetos conjuntos de pesquisa & inovação com foco no compartilhamento de Infraestruturas de Pesquisa de larga escala, realizados por consórcios transnacionais e interdisciplinares. As propostas devem ter um cronograma de até 36 meses e envolver pesquisadores parceiros elegíveis de pelo menos quatro países participantes. Além das instituições brasileiras, participam desta Chamada Conjunta 15 entidades, de sete países da Europa (Áustria, Alemanha, Itália, Polônia, Portugal, Espanha e Turquia), e seis países da América Latina & Caribe (Bolívia, Brasil, República Dominicana, Panamá, Peru e Uruguai). A EU-LAC disponibilizou em seu site uma plataforma destinada  exclusivamente ao matchmaking dos pesquisadores para esta chamada (ENRICH in LAC).

Para propostas envolvendo o Estado do Rio de Janeiro, a FAPERJ disponibilizará recursos no valor de até 100 mil euros para apoiar até 3 propostas. Serão concedidos até R$ 220 mil por proposta na modalidade de Auxílio à Pesquisa (APQ1), com a possibilidade de inclusão de bolsas de mobilidade internacional para visitas de curto prazo (15 a 30 dias).

As propostas devem ser submetidas até 28/04 tanto na plataforma EU-LAC (pelo pesquisador principal) como no SisFaperj (pelo coordenador da equipe fluminense). Serão abrangidos seis temas principais em quatro eixos prioritários (Desafios Globais, Saúde, Biodiversidade e Energia) e os projetos aprovados poderão ter início a partir de dezembro de 2022.

 A Assessoria Internacional se disponibiliza para o esclarecimento de dúvidas através de seu e-mail institucional: assessoria.internacional@faperj.br

Confira a chamada na íntegra aqui (em inglês)

Confira as diretrizes FAPERJ clicando aqui

Topo da página