Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 10/03/2022 | Atualizado em: 22/03/2022

FAPERJ anuncia resultado dos editais CNE e JCNE

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulga, nesta quinta-feira, 10 de março, o resultado da Edição 2021 dos editais Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE). O agravamento da pandemia de Covid-19 no decorrer do ano passado fez com que a a Diretoria da Fundação estendesse a vigência das bolsas dos cientistas e jovens cientistas que estavam concorrendo a esses Editais, sem prejuízo para nenhum pesquisador. Para o JCNE foram concedidas 207 bolsas de um total de 427 solicitações. Já no edital CNE foram concedidas 292 bolsas de um total de 597 solicitações. Esse total de 499 projetos representarão um investimento total de cerca de R$ 50 milhões na pesquisa fluminense ao longo dos 36 meses de vigência das bolsas.  

Os programas CNE e JCNE destinam-se a apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro. 

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, a manutenção dos editais CNE e JCNE representa a consolidação da pesquisa no estado do Rio de Janeiro. “Os editais Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado são a garantia de que o pesquisador fluminense possa manter seu trabalho científico. Essa é uma das iniciativas mais emblemáticas da FAPERJ, que desburocratizou a forma de financiamento à pesquisa e inovação no estado e no País”, afirmou Lima.


Segundo a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, a grande demanda de solicitações para esses editais é a prova de que ações como essa fazem toda diferença na continuidade da pesquisa de excelência em nosso estado. “O grande número de pesquisadores que buscam a bolsa CNE/JCNE reflete o papel de destaque que a FAPERJ desempenha junto à comunidade científica fluminense, possibilitando o fortalecimento das atividades de pesquisa em ciência e tecnologia, desenvolvidas pelos melhores cientistas do estado do Rio de Janeiro”, afirmou Eliete.


Entre as 33 instituições contempladas nos editais CNE e JCNE, as que receberam um maior número de bolsas foram UFRJ (174), UFF (82), Uerj (67), PUC-Rio (43), FIOCRUZ (27), UFRRJ (30), UENF (13) e IMPA (07), além de outras 25 instituições no Estado. As Grandes Áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas no CNE e JCNE, em ordem decrescente, são: Ciências Biológicas (113), Ciências Exatas e da Terra (86), Ciências Humanas (80), Engenharias (76), Ciências da Saúde (59), Ciências Sociais Aplicadas (43), Ciências Agrárias (29) e Linguística, Letras e Artes (12).

As propostas selecionadas receberão recursos mensais por até 36 (trinta e seis) meses, visando prover apoio para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Os pesquisadores contemplados deverão aguardar comunicação da Fundação, por correio eletrônico, com as instruções para a implementação do auxílio.

Confira no link abaixo a relação de contemplados nos dois programas:

Resultado: Cientista do Nosso Estado (CNE) – 2021

Resultado: Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) – 2021

NOTA: recursos deverão ser enviados via SisFaperj, no período de 11 a 21 de março de 2022.

Topo da página