Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 10/03/2022 | Atualizado em: 18/04/2022

FAPERJ lança chamada em parceria com WBI - Bélgica

Por Ascom Faperj

A FAPERJ, como órgão membro do Confap – o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa –, e a WBI Bélgica (Wallonie Bruxelles International) anunciam nesta quinta-feira, 10 de março, a abertura do prazo de submissão para a chamada de cooperação conjunta “Confap & Wallonie Bruxelles – Bélgica 2022”. O prazo final para submissão de propostas no SigConfap irá até 25 de março. Já no SisFAPERJ as inscrições poderão ser feitas até 11 de maio. A submissão é necessária nas duas plataformas.

O objetivo desta chamada é apoiar para projetos conjuntos de Pesquisa & Inovação entre o Rio de Janeiro e a Bélgica, como previsto no âmbito do Memorando de Entendimento assinado em 2020 pelo Confap e pela WBI, destinado a apoiar a Cooperação Acadêmica e Científica entre a região da Valônia-Bruxelas (Bélgica) e o Brasil. O foco dos projetos deverá ser a realização de missões e o intercâmbio de pesquisadores entre os laboratórios e equipes participantes de uma mesma proposta, considerando as seguintes áreas de conhecimento: Materiais Circulares, Inovação em Saúde, Inovações para Produção e Projetos ágeis e seguros, Sistemas de Energia e Ambientes Sustentáveis, Gestão ambiental inovadora e Cadeias Agroalimentares, Transporte e logística, Aeronáutica e Espaço e Tecnologias Digitais.

A FAPERJ disponibilizou até R$ 750 mil para esta chamada, de forma a apoiar até cinco projetos com duração de 24 meses cada. O apoio se dará através da concessão de bolsas de mobilidade internacional e poderá ser utilizado por qualquer membro da equipe fluminense contemplada. Em cada proposta poderão ser solicitadas até 4 missões internacionais com duração entre 15 a 90 dias e os projetos aprovados devem começar a partir de agosto de 2022.

Confira o texto da chamada na íntegra: https://confap.org.br/news/confap-e-wallonie-bruxelles-international-wbi-lancam-chamada-para-projetos-conjuntos-de-pesquisa-inovacao-entre-brasil-e-belgica/

Confira as Diretrizes de apoio FAPERJ: Diretrizes FAPERJ WBI - 2022

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail assessoria.internacional@faperj.br ou elisa.confap@gmail.com

Topo da página