Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 10/03/2022 | Atualizado em: 17/03/2022

FAPERJ planeja lançamento de chamada emergencial de apoio a pesquisadores em zonas de conflito

Por Ascom Faperj

Devido aos recentes acontecimentos no território da Ucrânia, a FAPERJ lançará em breve um programa emergencial de apoio aos pesquisadores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa localizadas nas zonas de conflito envolvidas. A chamada terá como objetivo apoiar projetos envolvendo a mobilidade destes pesquisadores, por um período de até 6 meses, em instituições fluminenses de ensino e/ou pesquisa.

“A ideia é flexibilizar as regras e o acesso às universidades e centros de pesquisa localizados no Estado do Rio Janeiro, facilitando a cooperação científica a nível internacional e viabilizando o intercâmbio de pesquisadores estrangeiros de ponta ao Estado do Rio de Janeiro”, disse o presidente da FAPERJ, Jerson Lima.

O apoio se dará através das bolsas de mobilidade da fundação, possuindo os benefícios de um subsídio mensal, passagem ida e volta, auxílio instalação (a ser pago uma única vez) e seguro-saúde (mensal). O projeto deverá ser apresentado por um pesquisador anfitrião brasileiro vinculado a instituições do Estado do Rio de Janeiro e será necessária a descrição das atividades e metas a serem realizadas pelo pesquisador visitante durante a missão no país.

A chamada na íntegra será divulgada em breve no Boletim Faperj e disponibilizada no site da Fundação (na Lista de Editais/Chamadas). Para mais informações, contatar a Assessoria Internacional da Fundação: assessoria.internacional@faperj.br

Topo da página