Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 01/11/2023 | Atualizado em: 01/11/2023

Divulgado o resultado preliminar do programa Pós-Doutorado Sênior (PDS): 103 projetos selecionados

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulgou nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, o resultado preliminar do Programa de Pós Doutorado Sênior (PDS). Foram concedidas, no total, 103 bolsas de um total de 256 solicitações. A diretoria da FAPERJ decidiu ampliar o número de contemplados para além do dobro de vagas previstas no Edital, frente ao grande número de proponentes e projetos com elevado mérito científico.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, é cada vez mais notória a quantidade de pesquisadores formados no Estado do Rio de Janeiro com grande qualificação e produção científica que não conseguem ser absorvidos pelo mercado de trabalho, especialmente em áreas em que o principal empregador é a própria academia. “Um dos papeis da FAPERJ é evitar que nossos pesquisadores sejam perdidos para outros países, temos que frear o fenômeno da 'fuga de cérebros'”, afirmou Lima.

A diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, é uma das principais articuladoras na resolução desse problema que atinge não somente o estado fluminense, mas todo o Brasil. “A saída de pesquisadores brasileiros para o exterior é uma preocupação que orienta diversas ações e discussões tanto na FAPERJ quanto nos fóruns das fundações de amparo à pesquisa [FAPs]. Nosso objetivo é promover a retenção de nossos doutores, seja por meio de concessão das bolsas de pós-doc ou através do lançamento de programas em colaboração com o setor privado, que estimulem a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas empresas e indústrias fluminenses. Aliás, esse é um dos objetivos da FAPERJ para o ano de 2024”, completou Bouskela.

Na edição 2023 do programa Pós Doutorado Sênior, as grandes áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas foram, em ordem decrescente, Ciências Biológicas (33), Engenharias (26), Ciências Humanas (24), Ciências Exatas e da Terra (9), Ciências da Saúde (8), Ciências Sociais Aplicadas (7), Ciências Agrárias (5) e Linguística, Letras e Artes (5).

Confira a lista preliminar dos contemplados:

Resultado: Edital FAPERJ Nº 09/2023 – Programa de Pós-Doutorado Sênior (PDS)

Nota: para envio de recurso, o sistema estará apto a partir de segunda-feira, dia 06/11 até o dia 10/11/2023.

Topo da página