Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 11/10/2023 | Atualizado em: 16/10/2023

Notas – Semana de 12 a 18 de outubro de 2023

A partir da esq., Ana Beatriz Ramadas, Johanna Kivimäki, Vânia Paschoalin, o cônsul-geral Sergio Charmone e Laura Soares (Foto: Divulgação)

FAPERJ recebe representantes do Governo da Finlândia
Integrantes do setor de Cooperação Internacional da FAPERJ receberam, na sede da Fundação, na quarta-feira, dia 4 de outubro, representantes do Governo da Finlândia a fim de discutir futuras atividades de cooperação conjunta entre as comunidades científicas fluminense e finlandesa. Na ocasião, as assessoras de Relações Internacionais – Vânia Paschoalin, Ana Beatriz Ramadas e Laura Soares – recepcionaram a Conselheira de Educação Superior e Ciência do Consulado da Finlândia em São Paulo, Johanna Kivimäki, e o Cônsul-Geral Honorário da Finlândia no Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Sergio Charmone. A previsão é de que uma comitiva de pesquisadores finlandeses venha ao Rio ao longo de 2024 para cumprir uma agenda com o objetivo de estabelecer cooperações com instituições e pesquisadores localizados no Estado do Rio de Janeiro.

Vídeo mostra como foi a participação da FAPERJ na 3ª edição da Rio Innovation Week
O vídeo publicado esta semana no Canal da FAPERJ no YouTube mostra como foi a participação da Fundação na 3ª Rio Innovation Week, a maior feira de tecnologia e inovação da América Latina, realizada de 3 a 6 de outubro, no Pier Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro. No evento, pesquisadores, empreendedores, professores, estudantes, representantes de startups, de empresas, de agências de fomento, de órgãos de governo, de instituições de pesquisa e o público em geral puderam mergulhar no universo da ciência e da tecnologia, do empreendedorismo e da inovação. Para marcar sua presença na RIW 2023, a FAPERJ montou uma programação especial, que levou um público qualificado até o seu estande, durante os quatro dias do encontro. No espaço foi realizado um Demoday com apresentações de projetos de diferentes segmentos contemplados com recursos do programa Doutor Empreendedor. O estande também foi palco de uma série de palestras proferidas por pesquisadores e empreendedores apoiados por editais da Fundação. O vídeo traz, ainda, entrevistas com o presidente da FAPERJ, Jerson Lima; com o diretor de Tecnologia, Aquilino Senra; com a diretora Científica, Eliete Bouskela; com o assessor da Diretoria de Tecnologia Guilherme Santos; além do depoimento de pesquisadores e empreendedores. Veja como foi o evento no nosso Canal, em: https://www.youtube.com/c/faperjoficial. Você também pode divulgar o seu projeto, as atividades do seu laboratório e da sua startup. Envie sua sugestão para: boletim@faperj.br .

Pesquisadora apoiada pela FAPERJ vence prêmio internacional de inovação
A pesquisadora Marcilene Scantamburlo, da MentorApp Inovação e Tecnologias Educacionais, startup incubada no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) em Petrópolis/RJ, recebeu o Prêmio Global de Inovação e Excelência Tecnológica, na categoria Oportunidade Digital, no 27º World Congress on Innovation and Technology – WICT IDECS 2023. Organizado pela World of Innovation, Technology and Services Alliance – WITSA, o evento foi realizado de 4 a 6 de outubro em Kuching, na Malásia, e premiou apenas dois projetos em cada categoria. Diante de mais de 2.500 delegados do mundo inteiro, 80 países e 200 palestrantes da indústria tecnológica, líderes governamentais e acadêmicos, o Rio de Janeiro foi representado pelo projeto “Comunidades Inteligentes”, um guarda-chuva da MentorApp que emprega a Inteligência Artificial para o desenvolvimento humano em comunidades. O projeto é apoiado pela FAPERJ por meio do programa Favela Inteligente: Programa em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha. A MentorApp criou uma plataforma com uso de IA para o desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas (tais como comunicação, inteligência emocional, gestão do tempo, proatividade, gestão financeira, marketing digital, entre outros) com foco na geração de renda. A pesquisadora e CEO da MentorApp percebeu que o projeto mudou a visão de muitas mulheres da Rocinha e criou um espaço para o desenvolvimento pessoal e maior geração de renda. Marcilene acredita que esse reconhecimento mundial potencializa o projeto, que poderá ser replicado em outras comunidades. Segundo ela, há muitas potências escondidas na tecnologia e na inteligência artificial, uma delas é fortalecer as comunidades e seus grupos. 

Inscrições para o 'Uerj com RJ' 2023 estão abertas
O evento “Uerj com RJ – Ciência, Tecnologia e Inovação: propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia”, uma iniciativa da Diretoria de Comunicação Social (Comuns) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) com apoio da FAPERJ será realizado de 16 a 20 de outubro. O encontro acontece no Teatro Noel Rosa, campus Maracanã, com transmissão online pela TV e Rádio Uerj.  Haverá emissão de certificado de horas complementares para a participação em ambas modalidades. O objetivo é reunir especialistas e pesquisadores da Universidade e outras instituições para debater, trocar ideias e experiências, e apresentar propostas e soluções viáveis ao desenvolvimento social e econômico das diferentes regiões fluminenses. Entre os temas da edição, Educação e Ações Afirmativas (dia 16), Ciência e Tecnologia (dia 17), Economia, Sustentabilidade e Inovação (dia 18), Comunicação da Ciência (dia 19) e Saúde (dia 20). As inscrições para o evento estão abertas em: www.uerjcomrj.uerj.br.

Indicações ao Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher segue até 31 de outubro
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida as Sociedades Científicas Afiliadas para enviarem indicações de candidatas ao 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Nesta edição, a premiação será dedicada à categoria “Mulheres Cientistas”, que contempla pesquisadoras brasileiras destacadas de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência, gestão científica e em ações em prol da ciência e tecnologia nacional. Ao todo serão três vencedoras, de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. A chamada da quinta edição do Prêmio foi lançada em 11 de setembro e as indicações podem ser feitas pelas Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC até 31 de outubro. As inscrições deverão ser devidamente justificadas, com informações como minibiografia atualizada da candidata (até 500 caracteres, com espaço); currículo atualizado na Plataforma Lattes (https://lattes.cnpq.br); e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço). As indicações, com a devida documentação, deverão ser feitas exclusivamente pelo do formulário online, disponível aqui. O anúncio das premiadas será feito no dia 19 de janeiro de 2024 e a cerimônia de outorga do prêmio será realizada no dia 06 de fevereiro de 2024, durante o evento de celebração do centenário de Carolina Bori, organizado pela SBPC. 

Magali Romero Sá é indicada à Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional Fiocruz 2023
A atual vice-diretora de Pesquisa e Educação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Magali Romero Sá, será a homenageada da sexta edição da Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional da Fiocruz, que tem o objetivo de reconhecer e valorizar os esforços educacionais de seus servidores e servidoras, distinguindo trajetórias acadêmicas de elevado mérito na educação no campo da saúde. Este ano somente foram aceitas candidaturas de profissionais com destacada atuação nas áreas da Saúde Coletiva e Ciências Humanas e Sociais. A solenidade de entrega será realizada na segunda-feira (16/10), às 10h, na Tenda da Ciência Virgínia Schall, no campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro. Este é o sexto ano consecutivo no qual a presidência da Fiocruz concede a medalha. Pesquisadora titular da Fiocruz, Magali Romero Sá é vice-diretora de Pesquisa e Educação da Casa de Oswaldo Cruz desde 2017. Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Ph.D. em History and Philosophy of Science (Universidade de Durham, Inglaterra), recebeu apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas por meio do Programa Cientista do Nosso Estado, entre 2013 e 2016. Membro do Conselho Editorial da Medical History, também foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz.

Observatório Nacional anuncia Concurso Público com vagas para Pesquisadores e Tecnologistas
O Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, acaba de anunciar a realização de seu Concurso Público de Provas e Títulos para provimento efetivo de vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de Pesquisador e Tecnologista. Ao todo, são 13 vagas para o cargo de Pesquisador e nove vagas para o cargo de Tecnologista, com reserva de 20% de vagas para candidatos negros (pretos e pardos) e 5% de vagas para pessoas com deficiência. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 18 de dezembro de 2023 e 8 de março de 2024. Para efetivar a inscrição no Concurso, o candidato deverá efetivar, até o dia 15 de março de 2024, o pagamento da Taxa de Inscrição de R$ 150 para as vagas de Pesquisador Adjunto e Tecnologista Pleno 2, e R$ 125 para as vagas de Tecnologista Pleno 1. Clique aqui e acesse o edital para os cargos de Pesquisador com todas as informações. Clique aqui e acesse o edital para os cargos de Tecnologista com todas as informações. Em caso de dúvidas, escreva para: concursos@on.br

Herbário Virtual Reflora completa 10 anos e alcança 4 milhões de imagens
O Herbário Virtual Reflora completou 10 anos no dia 30 de setembro e alcançou a marca de 4 milhões de imagens botânicas digitalizadas e disponibilizadas para os cientistas e o público. Para comemorar, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) promoveram uma mesa redonda online nesta quarta, 11 de outubro, sobre os avanços que o HV Reflora tem proporcionado ao conhecimento da flora brasileira, seus desdobramentos, desafios e um pouco dessa história de sucesso. Ferramenta que se tornou indispensável para as pesquisas e ações de conservação da flora brasileira, o HV Reflora surgiu de uma iniciativa do CNPq e é coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ao ser lançado, em 2013, eram três as instituições de pesquisa envolvidas: o próprio Jardim Botânico do Rio, o Royal Botanic Gardens, Kew (Londres), e o Muséum National d’Histoire Naturelle (Paris). Atualmente, são 84 parceiros, entre instituições nacionais e do exterior. Um novo aporte de R$ 1,5 milhão, feito em maio deste ano pelo CNPq, será aplicado na digitalização de amostras do herbário do Museu de História Natural de Viena, na Áustria, e também possibilitarão dar continuidade à captura de imagens e dados em herbários brasileiros. A plataforma do HV Reflora foi desenvolvida pelo JBRJ em parceria com a Coppe/UFRJ. A partir de 2014, com apoio do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBR), Inventário Florestal Nacional (IFN) e FAPERJ, outros herbários europeus, norte-americanos e brasileiros foram incluídos no projeto, recebendo equipamentos, treinamento e bolsistas para a digitalização das exsicatas de plantas brasileiras de seus acervos. 

LNCC lança edital de concurso para pesquisador e tecnologista
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), publicou nesta terça-feira, 10 de outubro, o edital do concurso, com vagas para pesquisador e tecnologista. O concurso LNCC será composto pelas seguintes etapas: discursivas; prova pública de defesa e arguição de memorial; oral; e análise de títulos. Todas as etapas serão realizadas nas dependências do Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis RJ. As orientações estarão disponíveis no site do LNCC no período das inscrições, em 18 de dezembro de 2023. Mais informações nos links: http://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-1-de-9-de-outubro-de-2023concurso-publico-de-provas-e-titulos-515729830. http://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-2-de-10-de-outubro-de-2023concurso-publico-de-provas-e-titulos-515729753. http://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-3-de-10-de-outubro-de-2023concurso-publico-de-provas-e-titulos-515675638

Projeto Saúde Mental de Mães Universitárias promove apoio e bem-estar na natureza
Na busca por oferecer apoio e promover o bem-estar das mães universitárias, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está lançando o projeto “Saúde Mental de Mães Universitárias: Uma Abordagem Interdisciplinar na Natureza”. A iniciativa combina atividades ao ar livre com estratégias de autocuidado e mindfulness – a prática de se concentrar completamente no presente. O projeto visa a fornecer um ambiente acolhedor e ferramentas para ajudar as mães universitárias a serem mais resilientes na jornada diária, equilibrando os desafios da maternidade e da vida acadêmica. Realizada pela primeira vez, a iniciativa aborda as necessidades específicas das mães que estão atualmente matriculadas na graduação. Com quatro encontros programados para o mês de outubro, cada um com uma hora e meia de duração, o grupo de apoio concentra-se em proporcionar um espaço de acolhimento para o desenvolvimento de habilidades para lidar com as pressões do cotidiano. Os encontros do primeiro grupo do Saúde Mental de Mães Universitárias ocorrerão nos dias 11/10, 18/10, 25/10 e 1/11, das 15h30 às 17h. Eles serão realizados no campinho da Praia Vermelha da UFRJ, localizado na Av. Venceslau Brás, 71 – Fundos. As inscrições para o projeto estão abertas para mães universitárias com pelo menos um filho de 0 a 6 anos de idade e que estejam matriculadas na graduação da Universidade. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível neste link

Inscrições abertas para a Agenda Acadêmica UFF/SNCT
A Agenda Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (UFF) deste ano acontece entre os dias 14 e 20 de outubro, juntamente com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. As atividades da Agenda Acadêmica/SNCT são abertas ao público geral com o objetivo de promover a integração de saberes acadêmicos junto à comunidade externa, tornando acessíveis as pesquisas e trabalhos realizados na universidade, visando também o intercâmbio de informações com outras instituições. Nesta edição, as atividades irão se concentrar no Campus do Gragoatá (Rua Alexandre Moura, 8 - São Domingos). Já nas unidades fora da sede, as atividades acontecem nas próprias unidades ou concentradas em campi adjacentes. Palestras, conferências, debates e outras ações integram a programação do evento, organizado pelas pró-reitorias, superintendências e unidades acadêmicas da instituição. Os interessados em participar das atividades oferecidas podem realizar a inscrição a partir do dia 20 de setembro por meio do site do evento, disponível no endereço: http://www.agendaacademica.uff.br/atividades. Os coordenadores de projetos, docentes e técnicos administrativos podem cadastrar atividades para compor a programação geral do evento até o dia 14 de outubro, enviando e-mail para agendaacademica@id.uff.br com o assunto “Acesso administrativo para Agenda acadêmica 2023”. Após receber as orientações via e-mail, basta acessar http://www.agendaacademica.uff.br/admin/, realizar o login e cadastrar a atividade. 

Colóquio da Pós-Graduação em Artes Cênicas está com inscrições abertas até dia 15
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) vai realizar de 27 de novembro a 1º de dezembro, o 23º Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). O evento busca promover o encontro e o diálogo entre pesquisadores regularmente matriculados no PPGAC e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas (PPGEAC), visando à interlocução, exposição e escuta, sem exigência de que as pesquisas estejam em estágio avançado ou finalizadas. Neste ano de significativas perdas da cena artística nacional, o Colóquio homenageia o legado da vida e da obra de três importantes figuras para o teatro brasileiro e latino-americano: "Léa Garcia, Aderbal Freire Filho e José Celso Martinez Corrêa: Eurídice, Apolo e Dionísio das artes cênicas brasileiras". O evento ocorrerá no Centro de Letras e Artes (CLA) da UniRio, com mesas de homenagem aos artistas, apresentação das comunicações e mostra artística dos discentes, e incluirá também aqueles de fora do Estado do Rio de Janeiro, recebendo excepcionalmente suas pesquisas no modo on-line. Confira o edital com as diretrizes para inscrição e demais informações sobre o Colóquio. Outras informações poderão ser obtidas no perfil do evento no Instagram

Instituto Villa-Lobos publica edital do Teste de Habilidade Específica 2024
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) publicou edital de inscrições para o Teste de Habilidade Específica (THE) dos cursos de Música do Instituto Villa-Lobos. O THE será realizado de forma remota em uma única etapa, composta por três provas (teórica, solfejo e prática), que deverão ser gravadas em vídeos e publicadas em plataforma audiovisual. Instruções detalhadas sobre o conteúdo e especificidades relativas às provas podem ser obtidas no Informativo THE Música 2024. Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse a íntegra do edital. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 17 de outubro e 18 de dezembro. 

ABC promoverá encontro com Prêmios Nobel em 2024
Os ganhadores do Prêmio Nobel de 2023 foram anunciados na primeira semana de outubro. Nas áreas de Química, Física e Medicina, a premiação é a mais alta honraria para a carreira de um cientista. Os premiados deste ano se juntam a um rol de pesquisadores consagrados, que podem escolher participar de atividades junto à Nobel Prize Outreach, braço de comunicação da Fundação Nobel, para inspirar cientistas em todo o mundo. Uma dessas atividades está marcada para o Brasil, em abril de 2024. O Diálogo Nobel Brasil 2024 será o terceiro evento da parceria entre a Academia Brasileira de Ciências e a Nobel Prize Outreach, o primeiro presencial. O encontro principal será no Rio de Janeiro no dia 15 de abril de 2024 e espera contar com participação expressiva de estudantes e jovens, numa oportunidade única para um debate intergeracional de alto nível. Adicionalmente, também será promovido outro encontro, na cidade de São Paulo, no dia 17 de abril de 2024, ampliando o impacto da iniciativa no país e potencializando as possibilidades de intercâmbio científico. 

Aberto o edital para o Programa ‘SBPC vai à escola’
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com o edital 2023 aberto para o “SBPC vai à Escola”. O programa tem como principal objetivo a realização de atividades de divulgação da ciência, de estímulo ao interesse pelo conhecimento científico e de fomento à criatividade das crianças, adolescentes e jovens, abrangendo, eventualmente, atividades voltadas à formação de professores de ensino Fundamental e Médio. A SBPC incentiva a submissão de propostas que contemplem o tema da 76ª Reunião Anual, que será realizada em Belém, de 7 a 13 de julho de 2024: “Ciência para um Futuro Sustentável e Inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. Os interessados devem ser sócios ativos da SBPC, detentores do título de mestre ou doutor, e encaminhar as propostas para análise até o dia 13 de novembro de 2023. As propostas devem ser submetidas por meio do formulário disponível aqui. Cada projeto poderá ser financiado com até R$ 12 mil. Os recursos devem ser utilizados entre 1 de fevereiro e 30 de novembro de 2024. A divulgação da lista das propostas aprovadas será feita a partir de 20 de dezembro de 2023. Mais informações aqui.

Topo da página