Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 07/06/2023 | Atualizado em: 12/06/2023

Última semana para inscrições nos programas IC e TCT

Por Ascom Faperj*

* O conteúdo desta página foi atualizado em 12/06/2023. Clique aqui para ver.

Termina na quinta-feira da próxima semana, dia 15 de junho, o prazo para submissão de propostas aos programas de bolsas de Iniciação Científica (IC) e Treinamento e Capacitação Técnica (TCT). Inicialmente, as inscrições para o TCT iam até o dia 8 de junho, mas foram prorrogadas e agora coincidirão com a data final do edital de IC. Ambos os programas foram lançados pela FAPERJ no dia 11 de maio. Confira a seguir mais detalhes.

Os principais objetivos do programa de bolsa de Iniciação Científica (IC) são estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural e incentivar alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica e tecnológica, treinando-os em unidades de ensino e pesquisa, sob a supervisão de um orientador qualificado. Para isso, serão concedidas bolsas, com duração de 12 meses, sendo admitida uma renovação por igual período. Segundo as professoras Carmen Moura e Rosana Glat, assessoras científicas da FAPERJ, o programa de Bolsas IC é o primeiro contato dos estudantes com o método científico. "Através desta modalidade conseguimos despertar a vocação para a pesquisa nos alunos de graduação e consequentemente incentivamos assim o interesse para prosseguirem seus estudos a nível de pós-graduação”, afirmaram as assessoras.

Já o programa Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) tem por objetivo treinar e aperfeiçoar técnicos de nível fundamental, médio e superior que participem de atividades de apoio a projetos financiados pela FAPERJ, desenvolvidos por pesquisadores com vínculo empregatício/funcional em instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro, visando à valorização da formação educacional obtida e inserção no mercado de trabalho. Para isso, serão concedidas bolsas, com duração de 12 meses, admitindo-se, no máximo, duas renovações por igual período. Segundo a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, o programa TCT é fundamental para a continuidade da execução dos projetos científicos nas universidades fluminenses. “Com o aperfeiçoamento dessa mão de obra tão especializada conseguimos dar andamento aos projetos das mais diversas áreas do conhecimento, ao passo que também proporcionamos uma maior qualificação profissional para além dos limites da academia”, afirmou Bouskela.

Confira abaixo a íntegra dos editais:

Edital FAPERJ Nº 04_2023_Bolsas de Iniciação Científica

Edital FAPERJ Nº 05_2023_Treinamento e Capacitação Técnica

Topo da página