Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 25/05/2023 | Atualizado em: 07/06/2023

Startup propõe caminhos para o reaproveitamento do óleo usado de cozinha

Débora Motta

Reaproveitar o óleo de cozinha usado é o foco da startup PAC Óleo, que vem difundindo a cultura da sustentabilidade na cidade do Rio (Foto: Divulgação) 

O descarte de resíduos de óleo vegetal usado no lixo, em terrenos baldios e, principalmente, na pia ainda é um hábito comum entre boa parte da população, que acaba poluindo o meio ambiente e entupindo as redes de esgoto. Para ajudar a difundir a cultura da sustentabilidade ambiental, a PAC Óleo, jovem empresa carioca de base tecnológica nascente (“startup”), vem propondo caminhos alternativos para o reaproveitamento de óleo residual. A empresa foi contemplada pela FAPERJ por meio do programa Startup Rio, em 2019.

“Trabalhamos com o controle, monitoramento e quantificação do descarte ambientalmente correto do óleo vegetal usado através de um programa de gerenciamento que integra todas as partes da cadeia produtiva, desde a conscientização dos geradores sobre boas práticas de gestão dos seus resíduos até a geração de receita para instituições do terceiro setor por meio da venda do óleo”, explicou a empreendedora Bianca Mattos, uma das sócias da startup

O óleo vegetal usado de cozinha pode servir como matéria-prima para a fabricação de uma gama de produtos, como biodiesel, tintas, sabão e detergentes e até fábricas de ração animal. “Temos parceria para a venda de óleo residual a uma empresa intermediária, a Eco Óleo, que revende o óleo para reaproveitamento em diversas finalidades, como a fabricação de sabão”, contou.

Já imaginou aproveitar o óleo vegetal de cozinha usado para ajudar a custear a fabricação de canudos compostáveis? Esse é um dos serviços inovadores oferecidos pela PAC Óleo. “Estamos revertendo parte da receita obtida na revenda de óleo vegetal usado, que é coletado pela nossa equipe em domicílios e diversos restaurantes da Região Metropolitana do Rio, para a fabricação de canudos compostáveis, pela empresa Polimex Bioplásticos, nossa parceira”, destacou. Ela explicou o que são plásticos compostáveis. “Os canudos compostáveis sofrem biodegradação em ambiente de compostagem natural, e ainda geram nutrientes para o solo, sendo mais interessantes para o meio ambiente que os plásticos biodegradáveis. Nesse caso, o óleo vegetal não entra como matéria-prima para a fabricação dos canudos, mas ajuda a custear a fabricação deles”, detalhou.

Bianca Mattos, da PAC Óleo, aposta na reutilização do óleo residual doméstico e de restaurantes como modelo de negócio (Foto: Divulgação)

Outra iniciativa da PAC Óleo comprometida com a sustentabilidade é o plantio de árvores. “Fechamos em 2020 parceria com a empresa Coclima, em um momento em que diminuir a emissão de carbono é uma preocupação mundial”, ponderou Bianca. “A Coclima se dedica a compensar a pegada de carbono de negócios parceiros plantando árvores, em um trabalho conjunto com comunidades locais nas regiões de plantio. Ela foi a primeira empresa na área ambiental que entendeu nossa proposta e aceitou ser nossa parceira nesse modelo de negócio. Repassamos para a Coclima parte do valor arrecadado com o óleo residual que recebemos dos restaurantes”, acrescentou.

Um dos desafios para a adoção de hábitos sustentáveis nas grandes cidades é a implantação de pontos regulares, acessíveis e bem divulgados para a população, para a coleta de óleo residual. “Não existe no Rio de Janeiro uma rede de locais padronizados para o descarte de óleo residual que atenda à cidade inteira. Existem alguns pontos de coleta por iniciativas particulares”, refletiu.

Por isso, a startup tem unido esforços para aumentar a oferta de pontos de coleta na cidade. “Recentemente, por determinação da Lei 9.994/23, sancionada pelo governador em abril, supermercados e hipermercados serão obrigados a receber o descarte de óleo de cozinha. Estamos à disposição do poder público para fechar parceria no sentido de expandir os pontos de coleta de óleo residual. Já implementamos pontos de coleta em diversos locais, como nos SESCs de Madureira e de Niterói, no curso de inglês Minds, em Botafogo, no brechó Faz Girar, em Copacabana, entre outros locais”, disse.

A PAC Óleo oferece serviço de coleta de óleo usado nos domicílios ou empresas de bairros diversos em toda a região metropolitana do Rio. “Atendemos de forma personalizada, basta a pessoa ou empresa interessada nos contactar pelo whatsapp (21) 99829-2591, para agendar o horário e dia da coleta, pelo nosso site”, informou Bianca.

O serviço é gratuito para a retirada a partir de 10 litros e o óleo coletado é vendido novamente para empresas que são intermediárias na cadeia produtiva, que revendem o óleo residual para a indústria.

Topo da página