Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 16/03/2023 | Atualizado em: 16/03/2023

FAPERJ divulga resultado de chamada destinada a apoiar a fixação de 'Jovens Doutores'

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulga, nesta quinta-feira, 16 de março, a relação dos bolsistas contemplados no Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil – 2022, fruto de acordo de cooperação firmado entre a FAPERJ e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram concedidas 173 bolsas de pós-doutorado júnior (PDJ) para recém-doutores, sob responsabilidade do CNPq, de um total de 433 solicitações, beneficiando assim 19 instituições fluminenses.

As bolsas terão duração de dois anos. Além disso, os proponentes solicitaram auxílio à pesquisa na modalidade de custeio, no valor máximo de R$ 50 mil mensais, sob responsabilidade da FAPERJ, para o desenvolvimento de seus projetos, representando mais de R$ 6,5 milhões a serem pagos pela Fundação.

As instituições contempladas com o maior número de bolsas, em ordem decrescente são: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (64); Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (32); Universidade Federal Fluminense – UFF (26); Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (16) e outras 15 instituições de ensino e pesquisa no Estado.

As Grandes Áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas foram: Ciências Biológicas (42), Ciências Humanas (38), Ciências Exatas e da Terra (27), Engenharias (16), Ciências das Saúde (15) e outras três Grandes Áreas.

O programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da concessão de bolsas e auxílio à pesquisa na modalidade custeio para jovens doutores em todas as áreas do conhecimento.
Confira, abaixo, a lista de contemplados:

Resultado: Edital FAPERJ Nº 24/2022 – Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil

Nota: recursos deverão ser enviados via SisFaperj, no período de 17 a 24 de março de 2023.

Topo da página