Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 16/03/2023 | Atualizado em: 17/03/2023

Nomeado o novo diretor de Tecnologia da FAPERJ

Por Ascom Faperj

Aquilino Senra: novo diretor de Tecnologia da FAPERJ já atuou como coordenador de área na Fundação e integrou o Conselho Superior da FAPERJ

Escolhido pelo governador Claudio Castro a partir de lista tríplice elaborada pelo Conselho Superior da Fundação, foi publicada no D.O. desta quarta-feira, dia 15 de março, a nomeação do novo diretor de Tecnologia da FAPERJ, Aquilino Senra Martinez. Professor titular do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) desde 1994, Senra é doutor em Ciências da Engenharia Nuclear pela UFRJ. Lotado no Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, o físico tem experiência na área com ênfase em Física de Reatores.

Em sua trajetória acadêmica e profissional, Senra foi pesquisador visitante da Carnegie-Mellon University (Pittsburgh/EUA), presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) , membro dos Comitês Assessores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), editor da Revista Brasileira de Engenharia Nuclear, membro da Comissão Consultiva de Radioproteção e Segurança Nuclear do Conselho Superior de Política Nuclear da Presidência da República; presidente do Conselho Deliberativo e diretor da Coppe/UFRJ; e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República.

Na FAPERJ, já atuou como membro do Comitê Assessor das Engenharias e também integrou o Conselho Superior da Fundação.

O físico passa a ocupar o cargo de diretor de Tecnologia da FAPERJ no lugar de Maurício Guedes, fundador do Parque Tecnológico
da UFRJ e da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, que esteve à frente da diretoria no período de julho de 2018 até o início deste mês.

Topo da página