Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 23/11/2022 | Atualizado em: 23/11/2022

Notas – Semana de 23 a 29 de novembro de 2022

Helena Nussenzveig Lopes recebe o TWAS Award 2022 em Matemática
Professora do Departamento de Matemática da UFRJ, Helena Nussenzveig Lopes recebeu, nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, em cerimônia realizada online, o “TWAS Award” em Matemática. O prêmio havia sido anunciado em dezembro de 2020, mas referia-se à edição de 2022, entregue em cerimônia virtual devido à pandemia. Os prêmios concedidos pela TWAS – a Academia Mundial de Ciências para os Países em Desenvolvimento – e seus parceiros estão entre os mais prestigiados concedidos à pesquisa nesses países. Ainda no dia 21, Helena, que obteve o doutorado em Matemática pela University of Califórnia, Berkeley, em 1991, foi eleita membro (Fellow) da TWAS, com início de vigência em janeiro próximo. A pesquisadora, que foi docente da Unicamp de 1992 a 2012, é professora titular do Departamento de Matemática da UFRJ desde 2012. Sua principal área de pesquisa são as soluções irregulares de equações de dinâmica dos fluidos incompressíveis. Helena foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico em 2010 e, desde 2019, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Ela recebe apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas por meio do programa de fomento à pesquisa Cientista do Nosso Estado.

Secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI é o convidado do próximo Colóquio do LNCC
O Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) Marcelo Morales é o convidado do próximo Colóquio do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no dia 29 de novembro, às 14 horas. Sua palestra será sobre "Ações da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (SEPEF/MCTI)". Ao longo dos anos, Morales recebeu apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas e atualmente integra o programa Cientista do Nosso Estado. O evento é aberto ao público acadêmico e à sociedade em gera e tem como objetivo apresentar palestras de pesquisadores com destacada atuação em projetos de grande relevância e impacto no cenário nacional e internacional em C,T&I. A modalidade deste evento será híbrida, ou seja, presencial no Auditório B do LNCC e transmitida também pela plataforma Zoom e no Canal do LNCC no YouTube. Inscrições aqui. YouTube do LNCC: https://www.youtube.com/@LNCCbr

Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, João Viola é eleito secretário-geral da IUIS
O médico João Viola, pesquisador do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que recebe apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas por meio do programa Cientista do Nosso Estado, foi eleito para o cargo de secretário-geral da International Union of Immunology Societies (IUIS). Ele é o único brasileiro indicado para a gestão que se inicia (2022-2025) com Miriam Merard na presidência, Rita Carsetti como vice-presidente, e de Michael Radcliffe no cargo de tesoureiro. A IUIS é uma organização que abarca mais de 80 sociedades regionais e nacionais de Imunologia ao redor do mundo. Viola também é membro do Conselho Superior da FAPERJ, desde 2014. Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período sanduíche na Harvard Medical School, ele tem experiência na área de Imunologia, Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Imunologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: resposta imune, expressão gênica e transformação celular.

Últimos dias para submissão de pré-propostas para a 6ª chamada de Apoio a Jovens Cientistas
Falta uma semana para o fim das inscrições da 6ª Chamada Pública de Apoio a Jovens Cientistas do Instituto Serrapilheira. Os candidatos têm até às 15h do dia 28 de novembro para submeterem suas pré-propostas, inclusive os que já estão inscritos no sistema. Nesta etapa, o proponente deve responder a dez perguntas sobre o seu projeto, enviar o currículo, conforme modelo internacional, além de informar sua trajetória acadêmica e compartilhar até cinco artigos científicos já publicados como autor principal ou em colaboração explicando como contribuiu, como surgiu a ideia e por que os considera de impacto. Na etapa seguinte, candidatos selecionados serão convidados a enviar sua proposta completa (com o projeto detalhado) e a participar de uma entrevista em inglês com nossos revisores internacionais. O edital selecionará até 10 cientistas que desenvolvam pesquisas originais, arriscadas e ousadas que receberão entre R$ 200 mil e R$ 700 mil reais cada, a serem distribuídos ao longo de cinco anos. Além dos valores iniciais, os futuros grantees ainda terão acesso a recursos extras – até 30% do grant recebido – para investir na formação e integração de pessoas de grupos sub-representados em suas equipes.

Alunos da UFRJ escrevem primeira lei popular da Alerj
Três estudantes da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Yan Monteiro, Severino Virgínio e Francisco Victer – acabam de ter sancionada a Lei 9.897/2022, proposta por eles, que determina que no prazo de dois anos todas as escolas da rede pública estadual de ensino devem disponibilizar composteiras orgânicas para reaproveitamento de sobras da produção de merenda escolar. A nova lei faz parte do programa “Legislaqui”, que tem como objetivo aumentar a participação popular na criação de leis estaduais. O processo se inicia no ambiente digital, a partir de uma ideia, enviada por um cidadão, que precisará ser apoiada por, pelo menos, 1.700 pessoas dentro do prazo de 120 dias. Caso a meta seja alcançada, o então projeto de lei será levado para apreciação e votação na Casa Legislativa e, caso aprovado, será sancionado ou vetado pelo governador. O objetivo do programa, aprovado em 2019 pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), é fazer com que a mobilização popular torne real a possibilidade de cidadãos comuns proporem novas leis. Os três estudantes são parceiros desde 2019 em um projeto chamado Engenhando a Cidade, que tem como objetivo unir os saberes da academia e da comunidade para promover melhorias nos espaços públicos, utilizando recursos e ferramentas da Engenharia para diminuir impactos ambientais. Para sugerir uma proposta de lei no Legislaqui, basta acessar o site: www.legislaqui.com.br

Novo episódio da série 'UniRio Explica' aborda o Direito ao Esquecimento
Novo episódio da série 'UniRio Explica' aborda o Direito ao Esquecimento. O que é Direito ao Esquecimento? Como o tema é tratado pela Constituição e qual é a pena para quem não respeita esse direito? Essas são algumas perguntas que foram respondidas pela professora Maria Lúcia de Paula Oliveira, da Escola de Ciências Jurídicas da UniRio, neste episódio da 7ª temporada da série UniRio Explica. Produzida pelo Núcleo de Imagem e Som, a série responde a questões populares da internet sobre temas diversos. Assista ao vídeo em: https://youtu.be/UcSYudWjCGI

Estão abertas as inscrições para o Pré-Vestibular da Uenf
O Pré-Vest/Uenf está com inscrições abertas até 15 de dezembro para o processo seletivo de 2023. O Edital disponibiliza 60 vagas para a comunidade em geral e outras 10 para ex-alunos. O curso preparatório para Vestibular/Enem 2022 funciona no período noturno. O Processo de Seleção 2023 será realizado em quatro fases: avaliação do questionário socioeconômico, prova, pré-matrícula e semanas de base. Mais informações no Edital.

Helena Nader assume como membro honorário da Academia de Ciências farmacêuticas do Brasil
A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Helena B. Nader tomará posse como Membro Honorário Nacional da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil. A cerimônia acontecerá no próximo dia 25 de novembro, às 19h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp). A presidente da ABC receberá a honraria e terá como Patrono o cientista e membro titular da ABC José Ribeiro do Valle. No mesmo dia, serão empossados também como Membro Honorário Nacional Meiruze Souza Freitas e Nelson Augusto Mussolini.

Livro apresenta artistas modernistas ao público jovem
Dando continuidade à suas pesquisas sobre o protagonismo feminino, a professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Alexandra Lima da Silva está lançando seu novo livro “A live das Modernistas”. Com ilustrações de Priscila de Paula, o obra, editada pela Mauad e voltada para o público juvenil, foi escrita durante a pandemia de Covid-19 e simula uma live entre duas jovens negras amantes da arte. Violeta, de 13 anos, criou o perfil @vivitaon22 para conversar com jovens que, como ela, curtem arte. Para o encontro virtual de estreia do perfil, Vivi convidou Tarsila (Tatá), que também possui perfil sobre história da arte (2atarsilaemcores16) e cujo nome é homenagem à pintora Tarsila do Amaral. Ao longo da live fictícia as protagonistas vão dialogando e apresentando outras artistas expoentes da Semana de Arte Moderna de 1922, como Anita Malfatti e Zina Aita. Apesar de a história ser ficção, o perfil de ambas as personagens existe e têm seguidores. O objeto da autora é mostrar que as redes sociais também são um espaço para a difusão de conhecimento. Apoiada pelo programa da FAPERJ de Apoio à Editoração e ao Audiovisual Comemorativo da Semana de Arte Moderna, a pesquisa de Alexandra que originou o livro se desdobrará “para além de 22”, sobre mulheres de destaque na América Latina, que culminará em uma exposição virtual, também apoiada pelo programa de Apoio à organização de eventos, da Fundação.

Topo da página