Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 27/10/2022 | Atualizado em: 27/10/2022

'O Pico Certo" para surfistas via aplicativo

Claudia Jurberg

Startup criou aplicativo que estuda as variáveis da natureza para prever onde estarão as melhores ondas e oferecem as informações através de App e grupos exclusivos de whatsapp

Você que é surfista, já pensou em ter um serviço com previsão de ondas personalizado, incluindo sugestões de picos perfeitos para fotos inesquecíveis? Esta é a proposta da startup "O Pico Certo", de Macaé, no Norte Fluminense.

Segundo um dos seus criadores, Caio Soares Delfino, O Pico Certo mapeia o perfil de cada cliente e suas preferências de surf que, combinados com a previsão de ondas de alta assertividade, permite a personalização da previsão de ondas e entrega os resultados pra cada cliente via aplicativo Web.

Assim os surfistas não gastam tempo e dinheiro indo de praia em praia em busca de ondas perfeitas, e também podem planejar seus dias com base nos melhores picos e melhores momentos do surf.

A startup desenvolveu o aplicativo de previsão de ondas e está, no momento, analisando os insights e dados gerados para evoluir a plataforma e adicionar novas funcionalidades como surf trips, venda de fotos, organização de eventos para o surf, base de fotógrafos e professores de surf.

A ideia surgiu quando o engenheiro de produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Fernando Sauerbronn, sócio fundador da startup, estava realizando uma viagem de surf internacional para Indonésia. Todos os dias, acordava cedo, às 5h, para surfar, mas o serviço de fotografia contratado chegava somente duas a três horas depois, perdendo assim várias ondas, nas quais havia feito manobras fotogênicas. De volta ao Brasil, Sauerbronn tinha o desejo de criar algo que atendesse a essa lacuna, e acabou encontrando o Caio Delfino, engenheiro mecânico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e com MBA Arquitetura de Soluções. Segundo Caio conta, em um primeiro momento, a ideia era apenas ter um serviço de fotografia de alta qualidade para surfistas.

Depois de quatro meses de trabalho e a identificação de várias oportunidades e dificuldades dos surfistas, a dupla começou a testar novas soluções como guias de surf, surf trips, previsão de ondas, aulas de surf, entre outras, até surgir o O Pico Certo.

E o projeto acabou deslanchando com o apoio do programa de fomento a startups da FAPERJ e da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, intitulado Startup Rio: Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro.

Caio Delfino (à esquerda) e Fernando Sauerbronn: parceria na criação de Startup que oferece serviços a surfistas via App

"Sem o Startup Rio, tudo seria mais difícil. Foi uma ajuda tanto financeira quanto de conteúdos muito ricos. Palestras, workshops, mentorias que ajudaram a formação empreendedora da equipe de O Pico Certo", comenta Caio.

Segundo ele, o projeto conta ainda com o apoio do CRIOS, da UFRJ de Macaé, que é um centro de referência em inovação e operações sustentáveis. Além de outros três colaboradores, Leonardo Medina, Miguel Medina, Victor Aragão e Laura Radaik.

Programa – O Startup Rio foi criado em 2013 em uma parceria entre a FAPERJ e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando o desenvolvimento e a qualidade do ecossistema de empreendedorismo digital no Estado do Rio de Janeiro.

O coordenador do Programa, Marcos Neme, explica que a proposta é incentivar novas ideias que possam ser validadas e apropriadas pelo mercado. O programa procura estimular, apoiar e alavancar iniciativas de inovação em tecnologia digital, buscando transformar o estado em um ambiente propício e atrativo para o desenvolvimento do empreendedorismo digital.

De lá para cá, foram lançadas cinco edições do Programa. Em sua última, em 2020, o programa chegou a nove cidades. Além do polo de Macaé, hoje o StartupRio tem projetos na cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis, Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaperuna, Macaé, Mangaratiba e Vassouras.

Neme ressalta os excelentes resultados do Programa. Nesses nove anos, foram investidos mais de R$ 15 milhões em 260 startups. Em breve, será lançado novo edital e proposta é ampliar o StartupRio para 20 polos em diferentes municípios do Rio.

Topo da página