Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 01/09/2022 | Atualizado em: 07/10/2022

FAPERJ lança nova edição do programa 'Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro'

Por Ascom Faperj

A Fundação anunciou nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, o lançamento de uma nova edição do Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro – 2022. Com dotação recorde de R$ 75 milhões para o programa – 50% maior em relação à edição lançada em 2021 –, edital tem como objetivo estimular a realização de projetos de pesquisa temáticos, audaciosos e originais em áreas temáticas de fronteira que visem à obtenção de resultados científicos e tecnológicos relevantes e de alto impacto. Os recursos aplicados se destinam, prioritariamente, a atender às demandas de custeio em propostas desenvolvidas por um ou mais grupos de pesquisadores de excelência. Prazo para submissão de propostas foi prorrogado e agora vai até o dia 13/10/2022.

Os recursos alocados para financiamento do programa serão liberados em duas parcelas anuais (uma por ano), sujeitas à aprovação do relatório parcial do desenvolvimento do projeto a iniciar no ano de 2023.

Na presente edição do edital, os pesquisadores contemplados nas Faixas A e B do Programa de Apoio a Projetos Temáticos de 2019 deverão apresentar um relatório técnico-financeiro resumido e comprovar já ter gasto mais de 70% dos recursos alocados caso queiram submeter proposta. Já os pesquisadores contemplados na edição do edital lançada em 2021 não poderão concorrer ao presente edital.

Para a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, com o lançamento de mais uma edição do edital a FAPERJ dá continuidade à missão de fomentar a ciência, tecnologia e inovação do Estado do Rio de Janeiro. “O edital 'Temáticos', destinado aos pesquisadores pertencentes a grupos bem estabelecidos, possibilitará a manutenção do financiamento das atividades de pesquisa”, disse Bouskela.

Na avaliação do presidente da FAPERJ, o programa ajuda a consolidar o que já vem sendo feito nas instituições de ensino e pesquisa no estado e investe no futuro. "O programa é fundamental para a manutenção da pesquisa fluminense, apoiando desde grupos emergentes até grupos estabelecidos de excelência no estado do Rio de Janeiro em todas as áreas", afirmou Jerson Lima.

O prazo para a execução de cada projeto é de no máximo 48 meses, contados a partir da liberação dos recursos. Nesta chamada, a FAPERJ espera uma grande competividade entre as propostas submetidas, tendo em vista a excelência dos grupos de pesquisadores do estado do Rio de Janeiro.

O Edital Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro – 2022 receberá as propostas até o dia 6 de outubro de 2022 conforme calendário no edital.

Consulte no link abaixo a íntegra do edital:

Edital FAPERJ Nº 20/2022 – Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro

ERRATA I - 2.13 do Edital de Projetos Temáticos – onde se lia  Item 2.13 Pesquisadores contemplados no Edital de 2021 do Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro – 2021 não poderão concorrer no presente Edital; leia-se Item 2.13 Pesquisadores (coordenadores e membros da equipe) contemplados no Edital de 2021 do Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro – 2021 não poderão concorrer no presente Edital.

Topo da página