Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 04/08/2022 | Atualizado em: 04/08/2022

Notas – Semana de 4 a 10 de agosto de 2022

Fundação prepara lançamento de edital para apoiar pesquisas sobre a varíola dos macacos
Diante do avanço dos casos da varíola dos macacos, causada pelo vírus monkeypox, a diretoria da FAPERJ discute a elaboração de um edital emergencial, para fomentar redes de pesquisas que possam somar esforços no combate à propagação da doença. Com esse objetivo, estiveram presentes na Fundação, na última terça-feira, 2 de agosto, pesquisadores fluminenses com  vasta experiência no estudo de doenças infecciosas negligenciadas: o médico Amilcar Tanuri, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador de área da Fundação; a virologista Clarissa Damaso, professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), que também é a assessora do Comitê Assessor da OMS para Pesquisa com o Vírus da Varíola (ACVVR-WHO); a médica Terezinha Marta Castineiras, atual diretora do Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes da UFRJ (NEEDIER Carlos Chagas). “O objetivo é fomentar pesquisas em rede que possam contribuir com soluções para os casos de varíola dos macacos, como por exemplo diagnósticos mais baratos e mais rápidos e estudos sobre os mecanismos de transmissão da doença. Para isso, vamos aproveitar a estrutura de redes de pesquisa já apoiadas pela FAPERJ, por meio de diversos editais, que já se debruçam sobre o estudo de doenças negligenciadas, emergentes e infecciosas, para que se concentrem também em estudos para o combate à varíola dos macacos. Vamos levar ao Conselho Superior a ideia do lançamento desse edital, inédito no estado do Rio de Janeiro”, adiantou o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva.

FAPERJ planeja chamada voltada exclusivamente para ações de Extensão e Pesquisa
Em reunião realizada com pró-reitores das diversas universidades fluminenses nesta quarta-feira, 3 de agosto, reunidos no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), a diretoria da FAPERJ articulou a elaboração de um edital a ser lançado esse ano, voltado especificamente ao fomento de ações de Extensão e Pesquisa, que integram a universidade e a sociedade em geral. O último edital lançado pela Fundação nesse sentido foi o Programa Apoio a Projetos de Extensão e Pesquisa (ExtPesq), de 2014, com o objetivo de apoiar e promover projetos de extensão em interface com a pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico a serem executados no Estado do Rio de Janeiro. Estiveram presentes os pró-reitores de diversas instituições sediadas no estado, como Ivana Bentes e Ana Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Leonardo Muls, representando o pró-reitor Cresus Gouvêa, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Rosa Mendes, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Renata Moura, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ); Marcus Pereira, representando Ana Luisa Soares da Silva, pró-reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ); Claudia Lima, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Olney Motta, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). A FAPERJ foi representada na reunião pelo presidente, Jerson Lima Silva; pela Chefe de Gabinete, Consuelo Camara; pelos assessores da Presidência André Marco Gomes, Vania Paschoalin e Mônica Savedra.

SPSAS Amazônia recebe inscrições de alunos de pós-doutorado e doutorado
A Escola São Paulo de Ciência Avançada Amazônia Sustentável e Inclusiva (SPSAS Amazônia) está com inscrições abertas até dia 19 de agosto para jovens pesquisadores que concluíram o seu doutorado a partir de 2015 nas diversas áreas do conhecimento e cujo foco dos seus estudos está relacionado com o tema e tópicos da Escola. A SPSAS Amazônia tem como objetivo proporcionar aos jovens pós-doutorandos uma visão multi e interdisciplinar baseada na ciência e valorizando os conhecimentos indígenas e tradicionais dos principais problemas que historicamente impediram o desenvolvimento sustentável, a conservação e a inclusão social no Bioma Amazônia. Excepcionalmente, alunos no último ano dos seus cursos de doutorado que também poderão ser aceitos. A fim de discutir as alternativas existentes para estas frentes e construir conjuntamente com os jovens pesquisadores novas propostas para as soluções destes problemas, as atividades serão organizadas em três módulos, realizadas no período de 21 de novembro a 5 de dezembro, em São Pedro, estância turística localizada a cerca de 200 quilômetros da capital paulista. Mais informações: https://spsas-amazonia.biota.org.br/pt/inscricao/

Infectologista brasileira Beatriz Grinsztejn toma posse como presidente da International Aids Society
A médica infectologista e pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Beatriz Grinsztejn, tomou posse dia 2 de agosto como presidente eleita da International Aids Society (IAS) para o período 2024-2026. Grinsztejn é a primeira mulher da América Latina a ocupar o cargo. O anúncio foi feito durante a solenidade de encerramento da 24º Conferência Internacional de Aids, que aconteceu em Montreal (Canadá). O evento organizado pela IAS é considerado o encontro internacional mais importante para a comunidade científica, ativistas sociais e gestores públicos da área. Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Beatriz fez mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dedicou sua carreira à Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas e Parasitárias, principalmente ao estudo da prevenção e tratamento do HIV/AIDS, coinfecções e comorbidades associadas. Entre suas contribuições destacam-se várias pesquisas importantes para a comunidade LGBTI+ como as que subsidiaram a implementação da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) no Brasil. Além de chefiar o Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, também atua como docente no curso de pós-graduação Stricto sensu do Instituto (INI/Fiocruz). Líder do Grupo de Pesquisa Clínica e Epidemiológica em HIV/Aids (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq), também é consultora do Ministério da Saúde, onde integra a Comissão Assessora para o Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos (CAA). Beatriz é Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. No âmbito internacional, Beatriz é atualmente conselheira da IAS, participa do HIV/AIDS Adult Guidelines Development Group, da Organização Mundial da Saúde, do Therapeutic Advisory Committee da Organização Pan-americana da Saúde, além de integrar redes de pesquisa do NIAID/NIH (EUA) como o Aids Clinical Trials Group, o HIV Prevention Trials Network, o HIV Vaccine Trials Network e a Covid-19 Prevention Network, ela faz parte do International Advisory Board dos periódicos The Lancet HIV e Journal of the International Aids Society. Em maio do ano passado recebeu o Prêmio Ward Cates Spirit outorgado durante o encontro anual da Rede de Ensaios de Prevenção ao HIV (HPTN).

ABC promove Simpósio e diplomação dos membros afiliados para o RJ 2022-2026
Dia 15 de agosto, às 14h, a Abademia Brasileira de Ciências (ABC) promoverá o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados para o Rio de Janeiro 2022-2026. A cerimônia será realizada na sede da ABC, à Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar. Na ocasião, serão diplomados cinco jovens pesquisadores de destaque na ciência fluminense, eleitos no final de 2021, e empossados automaticamente em 1º de janeiro de 2022. A abertura contará com a presença da presidente da ABC, Helena B. Nader, e da vice-presidente regional para o Rio de Janeiro, Patricia Torres Bozza. Às 14h20 haverá a Palestra Magna, proferida pela bióloga, mestre em Biofísica e doutora em Genética , Ana Tereza Vasconcelos, titular da ABC. Às 15 horas serão apresentados os novos membros: Carlos Eduardo Ganade, pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) ; Gabriela Ribeiro Pereira, professora associada e coordenadora do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ e chefe da área de Ensaios Não Destrutivos do programa; Marcelo Trovó Lopes de Oliveira, professor associado do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista de produtividade 2 do CNPq e "Jovem Cientista do Nosso Estado" da FAPERJ; Simon Griffiths, professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutorado no Canadá, na Inglaterra e  no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, no Rio; Thaiane Moreira de Oliveira, professora de Estudos Culturais e Mídia e da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, bolsista de produtividade 2 do CNPq e "Jovem Cientista do Nosso Estado", da FAPERJ. Às 17h ocorrerá a Cerimônia de Diplomação, com saudação aos novos membros a cargo de Renata Meirelles Santos Pereira e saudação em nome dos novos afiliados por Thaiane Moreira. Em seguida serão entregues os diplomas e encerrado o evento, com confraternização. Informações com Kenya C. H. Aragão de Carvalho pelo e-mail: kenya@abc.org.br. Tel: (21) 3907-8100 r. 8139. Inscrições são necessária apenas para a emissão do certificado de participação.

Encerramento da 74ª Reunião Anual da SBPC reúne mais de 35 mil pessoas online
Após uma semana de debates, conferências, painéis, mesas-redondas e demais atividades de divulgação científica, a 74ª Reunião Anual da SBPC realizou sua cerimônia oficial de encerramento, dia 29 de julho, reunindo 8.000 pessoas nos campi da Universidade de Brasília (UnB) e mais de 35.000 nos canais da SBPC e da UnBTV. O foco da reunião este ano foi o debate do futuro do País junto à sociedade, valorizando o conhecimento rigoroso e a promoção da Ciência e da Educação, segundo o presidente da entidade, Renato Janine Ribeiro. Presencialmente, a 74ª Reunião Anual da SBPC contou com 26 conferências, 53 mesas-redondas, um encontro, 8 sessões especiais, uma assembleia, uma roda de conversa, um painel, cinco exposições e quatro lançamentos de livros. De maneira experimental, o evento ainda recebeu 25 atividades do programa SBPC vai à Escola. Já a programação virtual somou 109 atividades realizadas, sendo 15 conferências, 26 mesas-redondas, 52 painéis, uma reunião, 14 minicursos, além das sessões de pôsteres. A próxima edição da reunião Anual da SBPC será na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ocorrerá entre os dias 22 e 28 de julho de 2023. Veja aqui (https://www.youtube.com/watch?v=4FEipJ7pL4o) a cerimônia de encerramento.

Exposições no MAST mostram o Bicentenário da Independência sob o olhar da ciência
Olhar o Bicentenário da Independência pelo papel da ciência desenvolvida no Brasil e sua importância para a construção do país é o fio condutor das duas exposições que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), localizado à Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão, inaugura dia 4 de agosto. "Um Mapa Para a República" e "Produzindo Ciência: A Fábrica de Aparelhos da Escola de Engenharia de Juiz de Fora" são os títulos das mostras. Enquanto a primeira aborda o primeiro mapa científico no período republicano, a segunda apresenta objetos e instrumentos científicos utilizados na formação de engenheiros. Parte desse acervo são objetos produzidos no Brasil e representam o desenvolvimento de uma tecnologia nacional. "Um Mapa para a República" ficará em cartaz no Centro de Visitantes do MAST e entre os documentos que apresentará está a Carta Geral de 1922, primeiro mapa do Brasil na República criado para comemorar o Centenário da Independência. Na abertura da mostra, uma mesa de debates será realizada no dia 5 de agosto, no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão, às 15h. Participam do evento o diretor do MAST, Marcio Rangel; a vice-presidente do Clube de Engenharia, Maria Alice Ibanez Duarte; representando a Diretoria Cultural e Cívica do Clube de Engenharia, Ana Lúcia Moraes e Souza; o diretor do Museu da Escola Politécnica da UFRJ, Heloi José Fernandes Moreira; e a cocuradora Maria Gabriela Bernardino. A mediação será da curadora Moema Vergara. "Produzindo Ciência: A Fábrica de Aparelhos da Escola de Engenharia de Juiz de Fora" mostra a criação do Parque Tecnológico pela Escola de Engenharia de Juiz de Fora, no início dos anos 1950, única instituição de ensino superior do Brasil a ter entre uma de suas propostas institucionais a produção e comercialização de instrumentos científicos para a indústria, ensino e laboratórios. A mostra irá apresentar, no prédio sede do MAST, parte desse acervo universitário, composta por 17 instrumentos, entre eles um modelo aerodinâmico, um conjunto de tubos sonoros e a Balança Tríplice Escala, um dos destaques da exposição. Com entrada gratuita, as exposições estão abertas ao público de terça a sexta-feira das 10h às 18h, e sábado das 14h às 18h.

UFRJ realiza 'Temporadas Artenegríndias: contraponto com a Arte Moderna'
Com foco na cultura produzida pelas populações negra e indígena, o o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Neabi/UFRJ) está realizando o evento "Temporadas Artenegríndias", ação com mais de quatro meses de duração, que vai até a 20 de dezembro. Marco na cultura brasileira, a Semana de Arte Moderna de 1922 rompeu com um mimetismo artístico-cultural europeu e trouxe a noção de sociedade brasileira sob o ponto de vista dos próprios artistas brasileiros. No entanto, apesar de ter criado uma estética singular, os novos formatos não alteraram os estereótipos sobre povos originários e negros em diáspora, nem deu a eles o espaço de exposição de suas próprias obras. Com intuito de difundir a arte negra e indígena nas comemorações do centenário da efeméride, o Neabi promoverá mesas, rodas de conversa e de leitura, palestras, oficinas de pintura, bem como dança, shows, performances artísticas, entre outros — todos abertos ao público em geral. As atividades acontecerão em diversos campi da UFRJ: Fundão, Praia Vermelha, Centro, Macaé, Caxias, ou em espaços parceiros, fora da Universidade. O local sempre estará sinalizado em cada atividade divulgada, a partir de publicações na rede social Instagram. A maioria dos encontros será presencial, mas algumas atividades serão gravadas e posteriormente divulgadas no Youtube do núcleo. O canal oficial para acompanhamento da programação e agenda do evento é o Instagram @neabiufrj. Em caso de dúvidas sobre a programação, envie um e-mail para neabi@forum.ufrj.br.

Acessibilidade: UFRRJ tem núcleo, pós-graduação lato sensu e nova graduação
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) será a primeira instituição pública de ensino superior do Rio de Janeiro e a terceira do País a oferecer um curso de licenciatura na área de Educação Especial, cujo início está previsto para o primeiro semestre de 2023. Ao todo, serão oferecidas 400 vagas anuais em cinco polos: Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios, Av. Presidente Vargas e Campos dos Goytacazes. Estima-se que pelo menos 45 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência, segundo dados do IBGE, de 2010, cerca de 20% da população considerando a população da época. No Brasil, apenas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferecem curso de graduação em Educação Especial. A nova graduação - que será semipresencial - surgiu a partir das discussões realizadas no Fórum Permanente de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Baixada e Sul Fluminense e no Fórum Intermunicipal de Inclusão, com base nos resultados de um projeto de pesquisa coordenado pela docente Márcia Denise Pletsch, do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ), envolvendo outras instituições como a Fiocruz, a Uerj e a PUC-Rio, com financiamento da FAPERJ e do CNPq. Segundo a pesquisadora, a epidemia do vírus Zika, em 2015 e 2016, produziu uma geração de crianças com deficiência múltipla que ingressaram nas escolas em 2019 e 2020 e não há número suficiente de profissionais da educação preparados para atendê-las. Para ela, este é o momento adequado para pagar uma dívida pública em relação a esta parcela da população brasileira.

UERJ promove minicurso 'Eu sou eu, você é você, mas TMJ'
O minicurso "Eu sou eu, você é você, mas TMJ", sigla para: "Tamo Junto", promovido pelo projeto Desafios Emocionais e Relacionais na Adolescência e Adultez Emergente (Dera), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) inicia dia 4 de agosto, com lives e atividades grupais. Nos dias 4 e 11 de agosto serão realizadas lives abertas para a participação de qualquer tipo de público. Já as atividades em grupo, que acontecem nos dias 17 e 24 de agosto, são direcionadas apenas para os universitários. Vinculado ao Instituto de Psicologia, O evento tem o objetivo de ensinar o manejo saudável das emoções e relações interpessoais, com base nos estudos recentes do campo Psi sobre diferenciação do self. Haverá emissão de certificado. Inscrições e mais informações, acesse o formulário on-line.

UERJ realiza I Colóquio Internacional Labim
O Laboratório de Estudos da Imagem e do Imaginário (Labim), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), celebra a inauguração com o I Colóquio Internacional a partir do dia 08 de agosto. As atividades serão realizadas em duas etapas: acadêmica, que acontece nos dias 08 e 09/08, e experimental, que ocorre nos dias 15 e 16/08. O Labim realiza estudos que congregam duas linhas de pesquisas do PPGCOM: "Cultura das Mídias, Imaginário e Cidade" e "Tecnologias de Comunicação e Cultura". Confira a programação completa no site.

Curso de extensão na UniRio aborda impactos na economia causados por pandemias e conflitos globais
Estão abertas as inscrições para o curso de extensão, para alunos de graduação, "Pandemias, Endemias e Conflitos Globais: reflexos na economia brasileira", coordenado pelo Professor Ricardo Bezerra Cavalcanti Vieira, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). O curso tem por objetivo exercitar reflexões sobre os possíveis impactos na economia brasileira diante de pandemias, endemias e conflitos globais. Será apresentado um ciclo de debates sobre economia brasileira nos dias atuais (pós-pandemia e além desse momento), segundo uma perspectiva econômica, histórica, sociológica, antropológica e psicológica dos agentes econômicos. A ênfase será na relação teoria-prática, tendo a perspectiva de uma relação dialógica entre a Universidade e a Sociedade. A intensão é também promover uma oportunidade de troca de saberes e experiências, valorizando exposições-participativas, com leitura e discussão de textos específicos, trabalhos e dinâmicas em grupo, análise e discussão de filmes e obras de arte e seminários. As aulas serão no formato remoto nos dias 18 e 25 de agosto; 1, 8 e 15 de setembro (quintas-feiras), das 18h às 20h. As vagas são limitadas a 20 alunos e as inscrições devem ser feitas através do formulário: https://forms.gle/P2BA8ewpu76ZQg2C7. Haverá emissão de certificado.

Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da UniRio lança edital para cursos de mestrado e doutorado
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAN/UniRio) divulgou o edital do processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado. As inscrições estão abertas até o dia 7 de novembro. A oferta é de 20 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado. Há reserva de vagas para candidatos negros, portadores de deficiência e servidores técnico-administrativos da universidade. Os interessados devem realizar as inscrições exclusivamente por e-mail, enviando a ficha de inscrição e demais documentos para os endereços ppgan.mestrado@unirio.br e ppgan.doutorado@unirio.br. A seleção constará de duas etapas: 1) análise de documentos e homologação das inscrições; 2) avaliação de projeto e avaliação curricular. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 22 de dezembro. Mais informações estão disponíveis no site do PPGAN.

Segurança hídrica e climática é tema de projeto da UFF
Dois projetos da Universidade Federal Fluminense (UFF) foram contemplados no edital de Infraestrutura de Pesquisa em Áreas Prioritárias da agência pública Financiadora de Estudos e Projetos (Proinfra-Finep). A iniciativa irá possibilitar a ampliação da capacidade analítica da universidade nas áreas de Física, Geoquímica, Geociências e Ecologia de Ecossistemas. Um dos projetos é intitulado "Espectrômetro gama em unidade de gases ambientais: subsídios da ciência das mudanças globais ao planejamento da segurança hídrica e climática", coordenado pelo professor Humberto Marotta, do Departamento de Geografia. A base instrumental do projeto está na utilização do espectrômetro gama, um equipamento de elevado custo que permite identificar as idades dos sedimentos depositados no fundo de ecossistemas aquáticos de menor correnteza, destacando-se lagos, lagoas costeiras, baías, manguezais e outras áreas alagadas. As mudanças climáticas podem gerar implicações em escala planetária como poluição das águas, as alterações no clima, a perda de florestas, aumento da desigualdade social, entre outros prejuízos que trazem a degradação da biodiversidade, estão na lista dos problemas a serem combatidos. Com o recurso do espectrômetro gama em um amplo conjunto de ecossistemas brasileiros, será possível avaliar o tempo desde a contaminação química até a intensificação do assoreamento. Esses ecossistemas são considerados 'arquivos da história', pois acumulam os efeitos de alterações naturais e humanas tanto no entorno quanto dentro de seus limites. A partir da análise de uma variedade de elementos encontrados em pequenas concentrações naturais no ambiente, o espectrômetro gama possibilita datar os sedimentos ao longo de uma coluna vertical, cuja profundidade varia entre 0,5 e 1,0 m de profundidade.

Centro de Artes da UFF promove 'Flecha - Encontro de Feiras'
A Universidade Federal Fluminense (UFF) irá promover, nos dias 6 e 7 de agosto, das 10h às 18 horas, o Flecha, um encontro de feiras no Centro de Artes com atrações para todos os gostos, comidas e bebidas, música ao vivo, recreação infantil, oficinas e uma variedade de feiras. O evento conta com a participação da Rede Colmeia de Mulheres, Banca Gráfica, Feira de Vinil, Nit Comics e Studio de Tatuagem e Piercing. A rede Colmeia é uma rede de empreendedoras que se uniram e se organizam para empreender alinhadas com a sustentabilidade; a Banca Gráfica é uma feira que tem como foco as artes gráficas, com objetivo de expor e comercializar colagens, ilustrações, prints de obras, lambes, entre outros; a Feira de Vinil é destinada àqueles que colecionam, são interessados e os apaixonados por discos, que não abrem mão da boa e tradicional vitrola; o Nit Comics é uma feira de quadrinhos e itens colecionáveis que reúne diversão e cultura, ideal para os amantes de mangás, quadrinhos, jogos de tabuleiros, RPG e afins; e a Casa Tattoo é um Studio de Tatuagem e Piercing . O Centro de Artes UFF está localizado à Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói.

Pós-graduação do Icict/FIOCRUZ abre seleção para Mestrado e Doutorado 2023 para Comunicação, Informação em Saúde
Foram abertas dia 1º de agosto e vão até dia 12 de setembro, as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS, do Icict/Fiocruz. Com três linhas de pesquisa - Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde; Comunicação, Poder e Processos Sociais em Saúde e Informação para Análise, Vigilância, Monitoramento e Avaliação em Saúde –  o PPGICS é, atualmente, o único programa no Brasil a oferecer cursos de mestrado e doutorado stricto sensu, de forma interdisciplinar, nessas três áreas do conhecimento. Há mais de dez anos, o PPGICS é um espaço privilegiado para a pesquisa em temas fundamentais para a compreensão de fenômenos contemporâneos da comunicação e da informação com relação direta à saúde. A inscrição deve ser feita na Plataforma SIGA, no link www.sigass.fiocruz.br e o envio da documentação listada nas Chamadas Públicas. Os cursos são presenciais e gratuitos. Podem se candidatar para o mestrado pessoas com formação de nível superior em qualquer área do conhecimento. Para o doutorado, é preciso ter obtido grau de mestre. Estão sendo oferecidas 14 vagas para doutorado e 20 para mestrado, com reserva para pessoas com deficiência, negras – pretas e pardas – e indígenas. O processo seletivo é composto de diferentes etapas, todas eliminatórias e classificatórias. Depois da inscrição, há o envio da Proposta de Pesquisa, da Carta de Apresentação e do Currículo Lattes, Prova de Inglês e Arguição. Todas as etapas do processo seletivo serão realizadas por meio remoto, pela Plataforma Zoom. Para mais informações, confira os editais: Mestrado 2023; Mestrado 2023 – Candidatos Estrangeiros; Doutorado 2023; Doutorado 2023 – Candidatos Estrangeiros 

 

Topo da página