Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 21/07/2022 | Atualizado em: 17/08/2022

FAPERJ lança programa de Apoio Emergencial à pesquisa em Petrópolis

Por Ascom Faperj*
*Atualizado em 17/08/2022

A Fundação anunciou nesta quinta-feira, dia 21 de julho, o lançamento de edital de Apoio Emergencial aos estudantes de Graduação e Pós-graduação em Instituições de ensino superior do município de Petrópolis que sofreram as consequências das enchentes. A chamada é uma ação da FAPERJ que visa apoiar estudantes de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Município de Petrópolis cujos rendimentos ou condições de vida ou moradia, próprios ou familiares, tenham sido afetados pelas chuvas do dia 15 de fevereiro de 2022 e outras datas subsequentes e suas consequências, para que possam, dessa forma, sustentar suas atividades acadêmicas, pelo período de recuperação da economia local (período de um ano, prorrogável por mais um). Ao todo, serão R$ 3 milhões em recursos utilizados para financiar bolsas nas modalidades de Iniciação Científica (IC), Mestrado (Msc) e Doutorado (Dsc). O prazo para submissão de propostas foi prorrogado e os projetos poderão ser submetidos até o dia 1º de setembro.

São elegíveis, para o recebimento da bolsa, estudantes de graduação ou pós-graduação que comprovem terem sido atingidos pela catástrofe, ou que residam nas áreas afetadas, para que possam, dessa forma, sustentar suas atividades acadêmicas, pelo período de recuperação da economia local (período de um ano, prorrogável por mais um).

Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, as chuvas torrenciais que caíram sobre a cidade imperial em fevereiro, foram uma tragédia que atingiu não só toda a economia local e população, mas também a comunidade científica da região. "Esse tipo de apoio disponibilizado pela Fundação é fundamental para que possamos auxiliar os estudantes de Petrópolis cujos rendimentos ou condições de vida ou moradia tenham sido afetados. Infelizmente, eventos extremos de chuva no Estado estão cada vez mais frequentes e intensos. A intenção da FAPERJ é lançar em breve um edital que possa promover estudos sobre prevenção, mitigação e remediação para situações decorrentes de desastres naturais, amplificados por alterações climáticas ou decorrentes de acidentes antrópicos”, afirmou Lima, presidente da FAPERJ.

Confira no link abaixo o edital na íntegra:

Edital FAPERJ Nº16/2022 – Programa de Apoio Emergencial aos estudantes de Graduação e Pós-graduação em Instituições de ensino superior do município de Petrópolis que sofreram as consequências das enchentes

Topo da página