Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Atualizado em: 01/04/2022

Livro de Memórias da FAPERJ e relatório de atividades 2007-2013

A história da FAPERJ, desde a sua criação em 1980 até hoje, e um relatório detalhado das atividades institucionais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), de 2007 a 2013, estão disponíveis para a consulta pública na versão eletrônica de Memórias da FAPERJ – A trajetória da agência de fomento à ciência e tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (1980-2013) (24 MB - PDF). Lançada em junho de 2013, em uma edição de 396 páginas, a obra marca os 33 anos da Fundação.

Mais do que um livro que destaca a atuação estadual da Fundação no sistema nacional de apoio à C,T&I, a publicação apresenta a estrutura de funcionamento da FAPERJ, assim como uma descrição das suas diversas modalidades de fomento, como auxílios, bolsas e editais, citando exemplos de projetos desenvolvidos com apoio institucional. O livro descreve os mais de 150 programas/editais lançados desde 2007, a maioria deles inéditos, com uma execução orçamentária recorde, que superou R$ 1,7 bilhão.

Como objetivo de prestar contas à comunidade científica e tecnológica, e à sociedade fluminense, a publicação impressa vem sendo distribuída para instituições de ensino e pesquisa, programas de pós-graduação, Fundações de Amparo à Pesquisa de todo o País, agências parceiras (como CNPq, Capes, Finep, MS, entre outros) e autoridades dos governos federal, estadual e municipal.

A obra reúne ainda perfis e depoimentos de funcionários e diretores da Fundação, além de relatos de pesquisadores, empreendedores e gestores de diversas instituições científicas e tecnológicas (ICTs), que ajudam a reconstituir a evolução da FAPERJ ao longo dos anos. São detalhes revelados pela memória daqueles que contribuíram para construir a Fundação, muitas vezes não encontrados nos registros históricos oficiais.

 

Veja também:

Tabelas de execução orçamentária de 2000 a 2013 (Site antigo)

Relatório de ações do biênio 2007-2008 (Site antigo)

Topo da página