Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 30/06/2022 | Atualizado em: 11/08/2022

FAPERJ anuncia nova edição do edital de apoio a eventos científicos, tecnológicos e de inovação

Por Ascom Faperj

A FAPERJ anuncia nesta quinta-feira, 30 de junho, o lançamento do edital Programa de Apoio à organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro – 2022. O auxílio  tem como objetivo estimular a realização de eventos que visem consolidar a vocação científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural no Estado do Rio de Janeiro, área muito impactada pela pandemia Covid-19.

Os eventos que concorrem a este edital devem ter natureza científica, tecnológica, de empreendedorismo e/ou de inovação e poderão ser organizados por pesquisadores que possuam vínculo empregatício com instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado do Rio de Janeiro, representantes de entidades do setor de inovação, empresas sediadas no Estado do Rio de Janeiro com histórico relevante de atuação na área do evento e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sediadas no Estado do Rio de Janeiro;

Os eventos a serem apoiados devem ter reconhecida importância para o intercâmbio científico, tecnológico e de inovação, e devem envolver, preferencialmente, além da participação de pesquisadores e empreendedores do Estado do Rio de Janeiro, convidados de outros estados e/ou outros países.

Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o edital voltado para a organização de eventos no estado tem potencial para fortalecer não apenas a produção acadêmica, científica e tecnológica dos pesquisadores fluminenses, proporcionando o que é capital para a ciência, o intercâmbio de conhecimentos, mas, além disso, tem o poder de consolidar a posição que o Estado do Rio de Janeiro sempre teve de liderança no cenário nacional. “Essa sempre foi e será a vocação dos pesquisadores e inovadores do estado, a de ocuparem um lugar de destaque no cenário nacional quando se refere à produção cultural, científica e tecnológica”, destacou Lima Silva.

De acordo com a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, essa iniciativa é fundamental para o fortalecimento e promoção da pesquisa científica fluminense. “Através deste edital possibilitamos o intercâmbio do conhecimento científico produzido pelos pesquisadores do nosso Estado  com as demais instituições nacionais e internacionais, em um momento crucial da promoção do conhecimento em tempos de pandemia”, afirmou Bouskela. 

O diretor de Tecnologia da FAPERJ, Mauricio Guedes, ressalta que a capacidade de empreender e inovar de uma economia depende da articulação entre diversos atores – universidades, empresas, investidores e entidades de governo, entre outros. "A realização de eventos que os reúnam fortalece essa cultura da inovação. Além disso, promove o turismo, que é uma importante vocação do estado do Rio de Janeiro."

Confira a íntegra do edital abaixo:

Edital FAPERJ Nº 15/2022 – Programa de Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no RJ

Topo da página