Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 23/07/2026 | Atualizado em: 23/07/2026

Notas – Semana de 23 a 29 de julho de 2026

UFF lança assistente de IA com informações sobre a 78ª Reunião Anual da SBPC
Com o objetivo de reunir as informações da 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em um só lugar, docentes e alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) que integram a startup BaXiJen desenvolveram um aplicativo de mensagens de Inteligência Artificial (IA) que responde a dúvidas sobre o evento. A ferramenta já está disponível no site baxi.ia.br/. O aplicativo de chatbot foi treinado especificamente com a programação, palestrantes, temas, locais e serviços desta edição da Reunião Anual, utilizando uma interface amigável e familiar e com funcionalidades que auxiliam o participante na busca rápida e precisa por informações. A assistente de IA permite que qualquer participante consulte a programação completa do evento por dia, modalidade ou público-alvo; gere trilhas temáticas personalizadas a partir dos seus interesses; adicione eventos diretamente ao calendário do celular; e tire dúvidas sobre locais, mapas e informações logísticas do evento. As ações são realizadas por conversação natural em português. No primeiro acesso, o usuário ainda conta com o tutorial em áudio, para ajudar o participante a entender e aproveitar as funcionalidades da assistente, que disponibiliza aos participantes a programação científica completa e detalhada; o mapa do campus, com a localização das atividades no Gragoatá e sugestão de rotas entre compromissos consecutivos; a sessão de pôsteres (busca de trabalhos aprovados por área, autor, palavra-chave, horário e local de apresentação); as trilhas temáticas, por eixo; os minicursos e webminicursos; e informações completas sobre o evento, além de avatar personalizado. Saiba mais no site oficial do evento.

Canal da FAPERJ: vídeo mostra estudos realizados na Usina Híbrida de Energia da PUC-Rio
Uma usina dedicada à geração de conhecimento e de estudos para melhorar a eficiência da produção de energia. Essa é a proposta da Usina Híbrida de Energia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tema do vídeo divulgado nesta quinta-feira, 23 de julho, no Canal da FAPERJ no YouTube. A produção mostra algumas das pesquisas desenvolvidas no laboratório, que conta com o apoio da FAPERJ por meio do Programa Cientista do Nosso Estado e do Edital de Apoio a Projetos Científicos e Tecnológicos em Geração e Armazenamento de Energia. Vinculada ao Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC), a usina está instalada no Parque Tecnológico do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em Xerém, no município de Duque de Caxias (RJ). Professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação utilizam a usina para realizar estudos sobre formas distintas de geração e armazenamento de energia, uso simultâneo e combinado de diferentes fontes de energia, utilização de hidrogênio em substituição a baterias, descarbonização de redes isoladas e diminuição dos impactos ambientais na produção energética, entre outros projetos. Assista em:   https://youtu.be/O5x5Uf1NqsA?is=XApb0lWs2kIB3RHq . Você também pode nos ajudar a atualizar o Canal, sugerindo pautas sobre o seu projeto ou as atividades do seu laboratório, instituição ou empresa. Envie sua colaboração para boletim@faperj.br

Professora da UFF, Vanessa Nascimento é laureada com o Prêmio RSC–BMOS
A química Vanessa Nascimento, que recebe o apoio da FAPERJ por meio da bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado, foi contemplada com o “Prêmio RSC–BMOS para Pesquisadores em Início de Carreira 2026”, uma iniciativa da Royal Society of Chemistry (RSC), em conjunto com o Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS), para reconhecer o trabalho de pesquisadores de destaque em início de carreira, na área da síntese orgânica. Professora do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vanessa está na vanguarda da pesquisa ligada à obtenção de moléculas e supramoléculas contendo selênio para as mais diversas aplicações (antioxidantes, anti-inflamatórios, catalisadores etc.). Entre os três vencedores desta edição do Prêmio, Vanessa é a única brasileira e latina – os demais são do Reino Unido. Eles receberão os prêmios durante o evento em Águas de Lindóia, famosa estância hidromineral no estado de São Paulo, que acontece de 28 de setembro a 2 de outubro. Vanessa lidera o grupo de pesquisa do laboratório SupraSelen, fundado por ela na UFF. Sua pesquisa com síntese de moléculas de selênio para combater a tuberculose resistente já rendeu inúmeros prêmios, entre eles o “Prêmio Martin D. Rudd para Pesquisadores em Início de Carreira”, concedido pela equipe editorial da Phosphorus, Sulfur, and Silicon and the Related Elements, com sede no Reino Unido. Como premiada, a brasileira também é palestrante do 13th Selenium-Sulfur Redox Catalysis Network Workshop (WSeS-13), que será realizado dias 10 e 11 de setembro na Shimadzu Tokyo Innovation Plaza, em Kawasaki, no Japão. Uma das vencedoras do Prêmio FAPERJ 2025 na categoria “Pesquisa de Impacto”, Vanessa conta com apoio da FAPERJ em diversos momentos da sua carreira. Ela também foi contemplada no prêmio “Para Mulheres na Ciência”, na categoria Ciências Químicas, por sua pesquisa inovadora no desenvolvimento de uma molécula com potencial terapêutico para o tratamento da esporotricose, uma micose considerada negligenciada no Brasil. Promovido pelo Grupo L’Oréal no Brasil, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a Unesco Brasil, o prêmio tem o objetivo de valorizar e dar visibilidade à produção científica feminina no país. Em 2022, recebeu o Prêmio Jovem Cientista Fluminense da Sociedade Brasileira de Química – Regional do Rio de Janeiro. Em 2019, recebeu o Prêmio PeerJ Award, realizado em Perúgia, na Itália.

19ª Semana do Produtor Rural da Uenf vai discutir soluções para a agropecuária fluminense
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos dos Goytacazes, vai sediar, de 27 a 31 de julho, a 19ª Semana do Produtor Rural. O evento reúne produtores rurais, pesquisadores e representantes de instituições para qualificação técnica e desenvolvimento sustentável da agropecuária fluminense. Nesta edição, serão oferecidos 60 cursos de aperfeiçoamento, atualização e treinamento profissional voltados a produtores rurais, com vagas limitadas e valor de R$ 8 por curso. As inscrições antecipadas seguem abertas por meio deste formulário online. Após o início da programação, passam a ser feitas apenas presencialmente, durante o próprio evento. A abertura oficial do evento acontece no dia 27/07, às 16h, no Auditório IV do Centro de Convenções da Uenf. Às 17h, os participantes poderão participar de um coffee break. No mesmo dia, integrando a programação da Semana do Produtor Rural, tem início a Jornada Territorial promovida pela Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro (MDA), com atividades que seguem até 29 de julho em Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana. Entre os destaques da semana está o curso "Avaliação funcional da vaca leiteira: a escolha certa!", no dia 27, voltado ao manejo e à seleção de matrizes leiteiras. Já no dia 31 de julho, será oferecido o curso "Como acessar Crédito Rural para agricultura familiar e Agrofundo do Governo do Estado", com orientações práticas sobre linhas de financiamento disponíveis para o produtor rural. O evento é organizado pela Coordenação de Extensão do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), e conta com apoio de instituições como Federação da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faerj/Senar), Sindicato Rural de Campos dos Goytacazes, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, entre outros parceiros. Os cursos se estendem ao longo de toda a semana, em salas de aula, laboratórios e unidades de campo da Uenf, além de regiões agrícolas próximas, abrangendo temas essenciais para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Norte Fluminense. Mais informações aqui.

Uerj promove XIV Colóquio Internacional Fronteiras Abertas para Jovens Refugiados e Migrantes
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/Uerj) promoverá, de 17 a 21 de agosto, no campus Maracanã, o XIV Colóquio Internacional Fronteiras Abertas para Jovens Refugiados e Migrantes. A mesa de abertura será às 17h do dia 17 de agosto (no Auditório 91 – 9º andar) e contará com a presidente do evento, a professora Regina Glória Nunes Andrade; da vice-presidente Patricia Miranda, professora da Faculdade de Comunicação Social da Uerj; da coordenadora Heloisa Helena Ferraz Ayres, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS/Uerj); da Coordenadora da Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS/Uerj), professora Ora Amana Mattos; e do professor coordenador da Pós-Graduação em Comunicação Social da Uerj (PGCOM/Uerj), Erick Felinto. Na sequência, a Conferência de Abertura do Colóquio, coordenada pela professora Patricia Miranda (FCS/Uerj), reunirá o professor do PPGPS/Uerj Ricardo Vieiralves de Castro aos representantes internacionais Francisco Bautista Jimenez, do Instituto de la Paz y los Conflictos, da Universidade de Granada (Espanha); e de  Maria Livia Roriz, professora do Programa de Psicologia Clinica da Universidade de Maia, em Portugal. Nos dias 18 e 19 de agosto, duas mesas redondas abordarão a situação das Mulheres Negras Migrantes em Diáspora no Brasil: Cartografias das Opressões; os “Direitos Humanos e Juventude: oportunidades dos jovens migrantes” e seus desdobramentos. No dia 19, das 10h às 12h, haverá a apresentação de pesquisas dos doutorandos PPGPS, coordenados pela professora Gabriela Santiago, a avaliação e o encerramento do evento. Nos dias 20 e 21 de agosto, na sala da Pós-Graduação em Psicologia Social (10º andar), serão realizadas atividades didáticas pós-colóquio e a disciplina cultura de paz e subjetividade. Saiba mais aqui.

UFRJ participa da Flip com programação que aproxima ciência, literatura e cultura
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participa da 24ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), realizada de 22 a 26 de julho, em Paraty, na região da Costa Verde do Rio de Janeiro. A universidade apresentará no evento literatura, ciência e cultura, em iniciativas que aproximam pesquisa científica, extensão universitária e sociedade, reunindo docentes, pesquisadores e projetos em debates sobre memória, territórios, tecnologias digitais, meio ambiente e manifestações culturais. A Editora UFRJ também integra a agenda do evento, ampliando a divulgação de obras acadêmicas, científicas e culturais, fortalecendo o diálogo entre conhecimento e seus diferentes públicos. A pró-reitora de Extensão, Ivana Bentes, salienta que a participação da UFRJ na Flip 2026 reforça o compromisso da universidade com a extensão, a cultura e os territórios, ao apresentar ações de extensão desenvolvidas pela UFRJ na Casa da Favela, um importante espaço cultural voltado à literatura marginal e periférica. Em mesas redondas, entrevistas e rodas de conversa, docentes e pesquisadores compartilharão reflexões sobre temas contemporâneos, valorizando saberes locais, experiências coletivas e diferentes formas de criação. Abrindo a programação da universidade, a mesa “Territórios afetivos e comunitarismo digital” será realizada no dia 23 de julho, às 14h, na Casa da Favela. Outro destaque do evento é a programação “Ações territoriais na Extensão UFRJ e biomas culturais”, marcada para 26 de julho, às 11h, também na Casa da Favela. A programação inclui, ainda, a presença do professor emérito da UFRJ Muniz Sodré, referência nos estudos de Comunicação e Cultura no Brasil. Na conversa “Angu de Grilo entrevista Muniz Sodré”, o pesquisador aborda temas ligados à comunicação, à cultura brasileira e aos desafios da sociedade contemporânea. A literatura negra e as narrativas de ancestralidade ganham protagonismo na programação da Flip com a atividade “Escreviventes”, realizada dia 24 de julho, às 11h, na Caixa de Histórias. O encontro reúne as escritoras Conceição Evaristo e Eliana Alves Cruz para um diálogo sobre escrita, memória e as relações entre literatura e experiência social. Confira a programação completa e acompanhe as atividades no site oficial da Flip.

UniRio participa do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação
O Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGB/UniRio) teve participação de destaque no 31º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD 2026), realizado entre os dias 13 e 17 de julho, em Curitiba (PR). Com o tema “As bibliotecas nos limiares do Antropoceno”, o evento reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país para debater os desafios e as perspectivas das bibliotecas diante das transformações sociais, tecnológicas e ambientais contemporâneas. Entre os destaques da programação, a participação da professora Dayanne Prudencio, docente do PPGB, como palestrante da mesa-redonda "Entre fronteiras e direitos: informação, migração e práticas de acolhimento". Já a professora Janicy Rocha representou a UniRio no III Fórum da Rede de Bibliotecas Inclusivas da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab), ministrando a palestra “Acessibilidade transformativa: por bibliotecas que acolham as diferenças”. O Congresso também contou com a participação de discentes, representados pela mestranda Elisamara Gurgel Domingos de Carvalho, do PPGB, que apresentou a palestra “(Re)conhecendo a Biblioterapia antirracista” no III Seminário de Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades. O Grupo de Pesquisa Bibliotecas, Memória e Resistência também atuou ativamente do evento, reunindo premiação, participação em conferência internacional, organização de workshop e apresentação de pesquisas desenvolvidas por docentes, discentes e integrantes do grupo. A produção científica vinculada ao PPGB foi representada pelo trabalho “Biblioteca pública como espaço de aprendizagem e pertencimento: entre inovação, memória e território”, de autoria de Manoela Ferraz e Daniele Achilles, que discute o papel das bibliotecas públicas na construção de vínculos sociais, preservação da memória e promoção da cidadania.

Helena Nader toma posse como membro estrangeiro da Academia Chinesa de Ciências
A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, foi oficialmente empossada, no dia 7 de julho, como membro estrangeiro da Academia Chinesa de Ciências (CAS). A cerimônia de diplomação foi realizada no Palácio da Amizade, em Beijing, reunindo cientistas de diferentes países eleitos para integrar o quadro da instituição, uma das mais prestigiadas organizações científicas do mundo. A solenidade foi aberta pelo presidente da CAS, Prof. Hou Jianguo. Ele ressaltou que a CAS desempenha papel estratégico no sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação da China, combinando pesquisa científica de excelência, formação de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico e assessoramento ao governo chinês na formulação de políticas públicas baseadas em evidências. Na sequência, foi realizada a cerimônia de diplomação dos novos membros estrangeiros. Helena Nader recebeu seu diploma e passou a integrar oficialmente o quadro de membros estrangeiros da Academia Chinesa de Ciências, reconhecimento reservado a cientistas de destaque internacional que tenham contribuído significativamente para o avanço da ciência e para o desenvolvimento da cooperação científica com a China. Atualmente, a CAS reúne pouco mais de 170 membros estrangeiros de diversos países e Helena Nader é a primeira cientista mulher do Sul Global a ser eleita.

IFF oferece 30 vagas na seleção para a pós em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão
As inscrições estão abertas para o Processo Seletivo do programa de pós-graduação stricto sensu em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão (SAEG) do Instituto Federal Fluminense (IFF). O curso, de modalidade profissional, oferece um total de 30 vagas para ingresso no ano letivo de 2027. O mestrado é voltado para profissionais e graduados que possuam diploma de nível superior, reconhecido pelo Ministério da Educação, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais Aplicadas ou Engenharias. O curso tem duas linhas de pesquisa, integradas à área de concentração de Sistemas Computacionais: Sistemas Aplicados à Engenharia (15 vagas); Sistemas Aplicados à Gestão (15 vagas). O instituto reserva 30% das vagas oferecidas para o sistema de cotas, distribuídas da seguinte forma: 20% para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos); 5% para candidatos indígenas; 5% para pessoas com deficiência (PCD). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do Portal de Inscrições do IFF (www.inscricoes.iff.edu.br), no período de 1º de julho a 31 de julho (até as 20h do último dia) . A taxa de inscrição é de R$ 60,00. Os candidatos têm direito a solicitar a isenção do pagamento entre os dias  e 15 de julho de 2026, caso se enquadrem em um dos seguintes perfis: 1) Beneficiários de programas sociais: Membros de famílias de baixa renda integradas ao Programa Bolsa Família e ao Programa de Aquisição de Alimentos; 2) Servidores Públicos: Servidores em efetivo exercício na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O pedido e a documentação comprobatória devem ser encaminhados para o e-mail oficial: selecoes.saeg@iff.edu.br. As etapas de avaliação incluem Prova de Conhecimentos Específicos - De caráter eliminatório e classificatório, consistirá em uma prova de lógica com 20 questões de múltipla escolha (60 minutos de duração) e duas questões discursivas baseadas em um artigo científico em inglês (120 minutos de duração); Documentação Obrigatória - Fase eliminatória onde o candidato classificado deve enviar o Currículo Lattes, a Proposta de Estudo e os documentos pessoais em arquivo único PDF; Análise da Proposta de Estudo - Avaliação eliminatória e classificatória do projeto proposto pelo candidato, exigindo nota mínima de 6 pontos para aprovação; e Arguição Oral - Defesa presencial da proposta perante uma banca examinadora, de caráter eliminatório e classificatório (nota mínima de 5 pontos). As aulas teóricas e atividades do SAEG serão ministradas preferencialmente nas instalações do Campus Campos Centro e no Polo de Inovação do IFF, localizados em Campos dos Goytacazes-RJ. O cronograma de aulas está planejado para ocorrer às quintas e sextas-feiras, podendo abranger os turnos da manhã, tarde e/ou noite, com possibilidade de atividades aos sábados, se houver acordo com a turma. Mais informações aqui

Jardim Botânico do Rio de Janeiro divulga editais de chamamento público de parcerias
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro acaba de lançar dois editais de chamamento público destinados a parceiros que desejem apoiar projetos e necessidades estratégicas da instituição. O Edital nº 2/2026 destina-se a selecionar organizações da sociedade civil interessadas em transformar projetos culturais, científicos, ambientais e educativos em iniciativas financiadas por leis de incentivo e fundos de fomento. Além disso, o edital busca ampliar a capacidade de realização de ações que fortaleçam a missão institucional do Jardim Botânico do Rio e ampliem sua oferta de atividades para a sociedade. Podem participar pessoas jurídicas sem fins lucrativos com experiência em desenvolvimento, gestão e captação de recursos para projetos culturais, ambientais, históricos, museológicos e educativos. As entidades selecionadas atuarão como proponentes dos projetos, desde sua estruturação técnica até a captação de patrocínios, execução e prestação de contas. Além das iniciativas já previstas no portfólio de projetos do JBRJ, o edital também permite a apresentação de novas propostas, desde que estejam alinhadas aos objetivos institucionais do órgão e contribuam para a conservação da biodiversidade, a valorização do patrimônio histórico e científico e a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento. Entre as oportunidades que poderão ser desenvolvidas estão exposições, ações educativas, eventos culturais, projetos museológicos, programas de educação ambiental, restauração de espaços históricos, melhorias na infraestrutura, publicações, atividades de divulgação científica e outras iniciativas voltadas ao fortalecimento da instituição e à aproximação com o público. Já o Edital nº 1/2026 procura ampliar a rede de apoiadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, permitindo que pessoas físicas, empresas e instituições contribuam diretamente com projetos e ações estratégicas da instituição, mediante parcerias sem repasse financeiro e com possibilidade de contrapartidas institucionais, como reconhecimento e associação de marca. O chamamento permanecerá aberto por até dois anos, ou até ser substituído por um novo edital.

CNPq abre chamada para pesquisas voltadas à endometriose, dor pélvica e saúde menstrual
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou uma chamada pública para pesquisas sobre endometriose, dor pélvica e saúde menstrual. O objetivo é subsidiar pesquisas científicas e o desenvolvimento de tecnologias e produtos inovadores na área, com foco em soluções aplicáveis no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de agosto. As propostas deverão se encaixar em um dos cinco eixos temáticos: causa e prevenção; diagnóstico; tratamento; biorrepositório (reservatório de materiais biológicos, utilizado em pesquisas específicas), cujos projetos receberão financiamento entre R$ 1 milhão e R$ 10 milhões; e impacto social, que receberão recursos entre R$ 500 mil e R$ 5 milhões. Saiba mais detalhes sobre a Chamada CNPq/MCTI nº 25/2026 aqui.

CRAB exibe o artesanato do Festival do Boi-Bumbá de Parintins
A partir do dia 23 de julho, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) receberá a exposição gratuita “Boi-Bumbá de Parintins: Do Brincar ao Futuro”. Realizada em parceria com o Sebrae do Amazonas, a mostra traz ao Rio de Janeiro o artesanato produzido pelas mãos dos artesãos dos tradicionais bois Garantido e Caprichoso. O objetivo é ilustrar a grandiosidade e a importância cultural desse festival folclórico, que se equipara a grandes manifestações brasileiras como o Carnaval e o Círio de Nazaré. A exposição será dividida em três espaços centrais que representam a pluralidade cultural do Brasil, a afirmação da identidade amazônica como centro de potência criativa e a projeção de um futuro sustentável através da economia criativa. O público poderá acompanhar a evolução dessa tradição, partindo da simplicidade do brinquedo popular até alcançar a grandiosidade das famosas alegorias que encantam o mundo no Bumbódromo. Entre os principais atrativos estão os 300 bonecos do Mini Boi, que simbolizam a histórica rivalidade entre os dois bois. Além de maquetes do processo criativo e de personagens icônicos do festival — como o Pajé e a Cunhã-Poranga —, a mostra exibirá sete esculturas em tamanho real dos Encantados da Floresta, figuras marcantes do imaginário amazônico como o Curupira e o Boto-Cor-de-Rosa. O encerramento da exposição, na última sala, destaca o compromisso com o futuro e a inovação ao apresentar peças do projeto de resíduos do festival, demonstrando como as sobras da grande festa são reaproveitadas e transformadas em arte. O CRAB fica na Praça Tiradentes, 69 – Centro.

Topo da página