Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 19/05/2022 | Atualizado em: 22/06/2022

FAPERJ anuncia lançamentos dos programas de IC e IT

Por Ascom Faperj*
*Página atualizada em 22/06/2022

A Fundação anunciou nesta quinta-feira, 19 de maio, a abertura das inscrições para os programas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT). Um dos principais objetivos do IC é estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural e incentivar alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica e tecnológica, treinando-os em unidades de ensino e pesquisa, sob a supervisão de um orientador qualificado. Já a bolsa de IT, que passou por adaptações em 2021 e ganhou um novo formato mais focado no empreendedorismo e inovação, teve sua cota ampliada e poderá chegar até 150 outorgas, pelo prazo de 12 meses, sendo possível uma renovação por igual período. Confira a seguir mais detalhes das duas chamadas.

Bolsa de Iniciação Científica (IC)

A indicação do bolsista será feita apenas após a aprovação do projeto submetido. Com essa nova prática, que está em uso desde a edição de IC 2020, a FAPERJ vem conseguindo reverter a alta taxa de desistência dos bolsistas entre o período de indicação e implementação da bolsa que era observada nas edições anteriores.

Para estarem aptos a assumir a bolsa de IC os alunos devem atender os seguintes critérios de elegibilidade:

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação sediado no estado do Rio de Janeiro durante toda a vigência da bolsa;
  • Estar cursando a partir terceiro período da graduação no ato da inscrição, independentemente de ter ocorrido troca de curso, equivalência, ou segunda graduação;
  • Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a sete no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa. Propostas enviadas que não cumpram essa exigência serão negadas não cabendo recurso;
  • Possuir Currículo Lattes – CNPq cadastrado e atualizado;
  • Não possuir vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa com instituição pública ou privada e, também, não possuir outra fonte de rendimento e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.

O prazo para submissão de projetos ao edital é até o dia 29 de junho de 2022.

Bolsa de Iniciação Tecnológica (IT)

Na última edição, em 2021, a bolsa de Iniciação Técnológica passou por adaptações e ganhou um novo formato mais focado no empreendedorismo e inovação, o que gerou um aumento na demanda pelas bolsas. Foram recebidos quase 150 projetos, o que corresponderia a quase 300 pedidos de novas bolsas. Por conta dessa alta procura, na edição de 2022 foram aumentadas as cotas de bolsas IT para até 150 contemplados, pelo prazo de 12 meses, sendo possível uma renovação por igual período.

O prazo para submissão dos projetos vai de 19 de maio a 24 de junho de 2022, 29 de junho de 2022, e, uma vez o projeto aprovado, os orientadores poderão submeter o pedido das bolsas de 12 de setembro de 2022 a 22 de dezembro de 2022.  A indicação do bolsista será feita após a aprovação do projeto submetido. Vale a pena conferir o cronograma de deliberação das bolsas para programar o início das atividades dos bolsistas.

Um dos principais objetivos do Programa IT é Incentivar graduandos de qualquer campo do conhecimento para atuarem em áreas de empreendedorismo e inovação de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), Instituições de Ensino Superior (IES), Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) ou organizações da sociedade civil sem fins de lucro, sob a supervisão de um profissional qualificado.

Confira abaixo os detalhes dos editais:

Edital FAPERJ Nº 05 Programa de Bolsa de Iniciação Tecnológica

Edital FAPERJ Nº 06 Programa de Bolsa de Iniciação Científica


 


Topo da página