Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 19/05/2022 | Atualizado em: 19/05/2022

Fundação divulga o resultado do Programa de Mobilidade Internacional FAPERJ/França

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, 19 de maio, a lista das propostas aprovadas no âmbito do Programa de Mobilidade Internacional Faperj/França - 2022, iniciativa que é fruto da parceria entre a FAPERJ e a Embaixada da França no Brasil, visando fortalecer e ampliar as colaborações franco-fluminenses no âmbito da pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Inicialmente, até 11 propostas seriam apoiadas no âmbito desta chamada, entretanto, devido à demanda altamente qualificada e ao alto número de propostas recebidas, a FAPERJ e a Embaixada da França optaram, então, por apoiar 12 propostas na presente edição. As seguintes instituições foram contempladas: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (6), Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj (2), Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (2) e Universidade Federal Fluminense - UFF (2). O período para realização dos projetos conjuntos de pesquisa deverá ocorrer a partir de 1º de junho.

O adido para a ciência da Embaixada da França no Brasil, Nacer Boubenna, manifestou grande satisfação com o interesse despertado pelo edital. "Essa mobilização e a qualidade das propostas é um bom presságio para as colaboraçoes entre os pesquisadores frances e fluminenses", disse. Já para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, "o programa envolvendo pesquisadores de instituições fluminenses e francesas consolida uma das prioridades da FAPERJ na internacionalização da pesquisa do estado do Rio de Janeiro."

Lançada em fevereiro deste ano, o programa é destinado à mobilidade de Cátedras Francesas, e tem como objetivo apoiar a vinda de pesquisadores franceses ao Brasil de forma a realizarem parte de sua pesquisa em instituições fluminenses durante um período de 30 a 90 dias. O fomento será cofinanciado pela FAPERJ e a Embaixada da França e os contemplados terão direito a uma bolsa mensal, passagem aérea de ida e volta e seguro viagem.

Confira a listagem de projetos recomendados: 

Edital FAPERJ Nº 01/2022 - Programa de Mobilidade Internacional Faperj/França

Para mais informações: assessoria.internacional@faperj.br ou nacer.boubenna@diplomatie.gouv.fr

Topo da página