Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 29/01/2026 | Atualizado em: 29/01/2026

FAPERJ marca presença no evento ‘Rio que empreende’

Débora Motta

A presidente da FAPERJ, Caroline Alves (ao centro), participou da mesa de abertura, ao lado do secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinícius Farah. Ela destacou o papel do fomento à ciência, ao empreendedorismo e à inovação para a geração de empregos, renda e desenvolvimento social (Foto: Patrick Viegas)

A importância da inovação e do empreendedorismo para impulsionar o desenvolvimento econômico e social fluminense esteve em pauta no evento “Rio que empreende – Por dentro de ideias e ações que desenvolvem negócios e mexem com a vida das pessoas”. Realizado nesta quinta-feira, 29 de janeiro, pelo Metrópoles, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o encontro lotou o Centro de Convenções do Hotel Prodigy Santos Dumont, com empresários, gestores e representantes do governo, que discutiram os impactos positivos de ideias e projetos inovadores no cotidiano da população.

Ao participar do painel Desenvolvimento Econômico e Oportunidades, a presidente da FAPERJ, Caroline Alves, destacou o papel do fomento à ciência, ao empreendedorismo e à inovação para a geração de empregos, renda e desenvolvimento social. “Quando a gente fala no desenvolvimento econômico e social temos que pensar em pilares importantes, como a sustentabilidade e a permanência. Hoje, a FAPERJ tem um olhar para a inovação pensando na competitividade do mercado, criando um espaço propício para os negócios por meio de editais lançados para esse público que empreende, e dando suporte a todos que pretendem investir no estado. Estamos falando de olhar para dentro da universidade e trazer soluções, como um atrativo no mercado. A FAPERJ, a sociedade civil e os empresários, juntos, formam um ecossistema importante para a inovação”, refletiu Caroline.

Ela citou os esforços da Fundação, junto à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e outras secretarias, como a de Desenvolvimento Econômico, para chegar aos empreendedores e startups localizados fora dos grandes centros e nas regiões periféricas do Rio. “Estamos na ponta, ouvindo as demandas em todos os 92 municípios fluminenses para entender as realidades locais e descentralizar os investimentos viabilizados nos nossos editais. Nenhum edital da FAPERJ sai apenas da cabeça da Presidência e das diretorias, são editais pensados a partir do diálogo e das propostas ouvidas”, contou. “Hoje temos diversos cases de sucesso no HUB RJ, lançado em 2025, que dá suporte a cerca de 150 startups, e temos contemplado projetos de tecnologia social para transformar as vidas de pequenos empreendedores, em áreas como Rocinha e Alemão”, completou.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinícius Farah, destacou os avanços da atual gestão para reduzir a burocracia e modernizar a legislação vigente de diversos setores econômicos, com o objetivo de atrair novos investidores para o estado. “Vivemos um momento de recuperação econômica, e um dos pontos importantes é a necessidade de oferecer aos investidores segurança jurídica. Nos últimos anos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico investiu em dar celeridade aos processos de abertura das empresas. Vivemos um dos países mais burocráticos do mundo, e o estado do Rio de Janeiro alterou 22 leis, na Alerj, para desburocratizar os processos em diversos setores econômicos. Há quatro anos, demorava de 30 a 40 dias para abrir uma empresa. Hoje, esse processo ocorre em 30 minutos, com apoio da Junta Comercial”, disse. “Em 2025 foram abertas 86 mil novas empresas no estado do Rio de Janeiro, e esse é um número histórico. Ninguém investe em um estado que não acredita”, comemorou o secretário.

O encontro seguiu com as apresentações do painel Empreendedorismo para mudar realidades, com o empreendedor Edmar Mothé, CEO da Biomundo e Mundo dos Filtros, e a executiva Verônica Oliveira, da Faxina Boa; e do painel Mentalidade para impulsionar negócios, com o CEO da JR Diesel, Geraldo Rufino, e o CEO da empresa Brownie do Luiz, Luiz Quinderé. O encontro contou ainda com a presença da diretora de Tecnologia da Fundação, Elaine Souza, e da chefe de Gabinete da presidência da FAPERJ, Juliana Aguiar.

Topo da página