Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 29/01/2026 | Atualizado em: 29/01/2026

Notas – Semana de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2026

FAPERJ tira dúvidas sobre o edital Infralab em evento online
A Diretoria de Tecnologia da FAPERJ realiza na próxima quarta-feira, 4 de fevereiro, às 10h, um bate-papo com interessados no edital de Apoio à Infraestrutura de Ambientes de Inovação e Laboratórios Compartilhados para Startups - Infralab. O encontro para tirar dúvidas será online e realizado via plataforma Zoom com o assessor da diretoria, Guilherme Santos. Para participar, basta acessar este link. O edital Infralab visa apoiar a implantação, modernização e consolidação de infraestruturas críticas para pesquisa, desenvolvimento e inovação, ampliando o acesso de startups fluminenses a plataformas de prototipagem, testes e serviços tecnológicos de alto impacto. As inscrições para o programa de apoio vão até 27 de fevereiro, pelo sisFAPERJ.

Confap lança selo em comemoração aos seus 20 anos de atividade
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) lançou, nesta segunda-feira, 26 de janeiro, o selo comemorativo pelos seus 20 anos de história. Criado em 28 de abril de 2006, o Conselho completa duas décadas em abril deste ano, consolidando-se como uma das principais instituições de articulação do fomento à ciência, tecnologia e inovação no Brasil. O Confap congrega 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e atua de forma ativa no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), promovendo o fortalecimento das políticas públicas de CT&I, a cooperação entre os estados e a articulação com instituições nacionais e internacionais. Para o presidente do Confap, Marcel do Nascimento Botelho, o selo comemorativo simboliza o início de um ano dedicado à celebração da trajetória do Conselho, que contará com diversas ações. Segundo ele, ao longo de 2026, as celebrações incluirão uma série de ações que irão destacar e valorizar o papel estratégico do Conselho e das 27 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), além de reunir parceiros nacionais e internacionais e personalidades que tiveram atuação decisiva na consolidação do Conselho ao longo dessas duas décadas, como ex-presidentes e colaboradores. Idealizado por um grupo de trabalho de comunicação formado por membros do Conselho e das FAPs, o selo foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação do Confap, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (FAPERR), e será utilizado em peças institucionais, materiais de divulgação e documentos oficiais do Conselho durante todo o ano. Ao longo de 2026, o selo acompanhará a logomarca oficial do Confap, reforçando a identidade visual das comemorações e destacando os 20 anos de contribuição do Conselho para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do país.

Parceria entre Uenf e Faetec une pesquisa acadêmica e prática industrial
Mais que um acordo entre instituições, a união entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) em 2026 está criando uma “ponte” direta entre a universidade e o mercado de trabalho, unindo alta tecnologia e prática intensiva. Em Campos dos Goytacazes, a união da teoria avançada da universidade com a tradição técnica de uma oficina está moldando o futuro de dezenas de estudantes. Desde 2025 estudantes do curso de Engenharia Metalúrgica de Materiais da Uenf têm participado de aulas práticas do curso de Formação Inicial Continuada (FIC) de soldagem da Faetec Campos. A troca é mútua. Enquanto os alunos da Uenf adquirem vivência empresarial, os alunos da Faetec ganham acesso a conhecimentos avançados. E a tecnologia acompanha todo esse desenvolvimento. Com recursos da FAPERJ, as instituições acabam de aprovar a compra de um simulador de soldagem, que elevará o treinamento a um nível digital e ultrapreciso. Leia mais aqui.

Uerj conclui estudo técnico para recuperação do Rio Bracuí
Um estudo técnico-científico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concluiu que os eventos extremos ocorridos no rio Bracuí, em Angra dos Reis, especialmente as enchentes de dezembro de 2023, não podem ser compreendidos como desastres naturais isolados. O diagnóstico aponta que os impactos resultam da combinação entre condicionantes físicos da bacia, degradação ambiental acumulada e desigualdades socioeconômicas e territoriais, agravadas pela intensificação das mudanças climáticas. O trabalho foi realizado por recomendação do Ministério Público Federal (MPF), após o embargo judicial de obras emergenciais iniciadas pela Prefeitura de Angra dos Reis em resposta às chuvas de 2023, quando houve mortes, desalojamentos e graves danos socioambientais. O estudo multidisciplinar teve duração de seis meses e envolveu mais de 30 pesquisadores de Geologia, Engenharia, Biologia e Ciências Sociais. O diagnóstico foi estruturado em três eixos (meio físico, meio biótico e meio socioeconômico) e utilizou metodologias avançadas, como mapeamentos tridimensionais com tecnologia LiDAR, imagens de alta resolução, modelagens hidrológicas e geotécnicas, análises da qualidade da água e estudos ecológicos e sociais. Segundo o professor Enrico Pedroso, da Faculdade de Geologia da Uerj e coordenador do projeto, as intervenções emergenciais provocaram alterações profundas na dinâmica natural do rio, com severos danos à biodiversidade, à qualidade da água e aos organismos de fauna e flora, além da supressão de mata ciliar, ilhas fluviais e da construção de extensos muros de enrocamento, que engessaram o sistema fluvial. Um dos diferenciais do trabalho foi a participação direta das comunidades tradicionais da região, especialmente a Comunidade Quilombola de Santa Rita do Bracuí. O relatório final entregue à Justiça Federal apresenta diretrizes técnicas e científicas para a recuperação das condições ecológicas do Rio Bracuí, com o objetivo de restabelecer, na medida do possível, sua dinâmica natural anterior às intervenções recentes e aos eventos extremos de 2023.

Exposição relembra os 75 anos da Uerj
Em comemoração ao aniversário de 75 anos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em dezembro de 2025, foi organizada a exposição "Setenta e Cinco – uma exposição histórica e cultural sobre os 75 anos da Uerj". A mostra, que fica em cartaz até o dia 31 de março, na Galeria Candido Portinari, no campus Maracanã, reúne alguns marcos da presença da Universidade no território fluminense. A exposição busca oferecer um pequeno recorte da multiplicidade da Universidade. Inicialmente concebida como a reunião de algumas faculdades do estado, a Uerj se consolidou ao longo dos anos como referência em ensino, pesquisa, extensão e cultura, em um ambiente plural que reúne múltiplas culturas, classes, cores e histórias, o que deu origem a processos políticos de vanguarda, como a implementação do estudo noturno e de ações afirmativas. Dentre os artigos expostos, estão fotografias, objetos, áudios e vídeos que registram momentos significativos do passado da Uerj. Alguns destaques são croquis da carnavalesca Rosa Magalhães; trabalhos do artista plástico Fernando Diniz, ex-paciente da Dra. Nise da Silveira; instrumentos utilizados em pesquisas e laboratórios das faculdades de Enfermagem e Engenharia e do Instituto de Física, entre outros. Também integra a programação a mostra "Uerj em foto", no hall principal do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, que apresenta 28 fotografias selecionadas a partir de imagens enviadas pelos participantes de chamada pública. A exposição foi organizada pelo Centro de Tecnologia Educacional, Departamento Cultural, Diretoria de Comunicação Social e Rede Sirius de Bibliotecas. A entrada é gratuita e o funcionamento é de 2ª a 6ª, das 9h às 17h e, a partir de 23/02,  de 2ª à 6ª, das 9h às 19h.

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência contará com resultado de pesquisa sobre igualdade de gênero na ciência
No dia 11 de fevereiro, o Conselho Internacional de Ciência (ISC), a Parceria InterAcademias (IAP) e o Comitê Permanente para a Igualdade de Gênero na Ciência (SCGES) realizarão um webinário público para marcar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Com duração de 90 minutos, das 11h às 12h30, o evento online divulgará os resultados de 10 anos de estudos sobre igualdade de gênero em academias, sindicatos científicos e sociedades disciplinares em todo o mundo. Com base em dados de 136 organizações científicas, respostas de questionários de quase 650 cientistas e entrevistas direcionadas, o novo relatório ISC–IAP–SCGES oferece a avaliação mais abrangente até o momento sobre a participação, a liderança e o reconhecimento das mulheres em instituições científicas. O estudo revela tanto avanços quanto barreiras persistentes — oferecendo insights baseados em dados sobre quem está representado na membresia e na liderança, quais políticas institucionais fazem a diferença, onde as desigualdades permanecem mais enraizadas e como os próprios cientistas vivenciam inclusão e exclusão. O webinário apresentará tendências quantitativas de 2015 a 2025, juntamente com evidências qualitativas que capturam experiências vividas dentro de organizações científicas. A sessão será realizada em inglês, com gravação disponível posteriormente para os participantes registrados. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. Mais informações aqui.  

The British Academy oferece bolsas de estudos no Reino Unido
A The British Academy, em parceria com a Royal Society, está com inscrições abertas para o programa International Fellowships 2026, uma oportunidade para pesquisadores em início de carreira desenvolverem projetos de pesquisa de alto impacto no Reino Unido. O programa oferece fellowships com duração de até 24 meses, com financiamento de 80% dos custos econômicos totais (incluindo salário pela instituição anfitriã, despesas de pesquisa e apoio à realocação). O objetivo é apoiar pesquisadores talentosos a dar o primeiro passo rumo a uma carreira de pesquisa independente, promovendo a colaboração internacional e o intercâmbio de conhecimento. São aptos a concorrer pesquisadores com PhD defendido (ou em fase final de defesa antes de junho de 2026), que estejam trabalhando fora do Reino Unido, sem cidadania britânica, e com proposta de pesquisa definida em conjunto com um host supervisor no Reino Unido. A bolsa inclui o pagamento do salário na instituição anfitriã por até dois anos, cobre despesas de pesquisa (até £12.000), os custos de realocação (até £8.000) e ainda a possibilidade de financiamento adicional para atividades de networking após a conclusão da fellowship. As inscrições seguem até 11 de março de 2026 e a fellowship tem início previsto em 1º de outubro de 2026. Mais informações aqui.

Campanha ‘Janeiro Roxo’ busca conscientizar população sobre a hanseníase
O Brasil está entre os países que mais concentram novos casos de hanseníase no mundo. Para reforçar a importância da detecção precoce dos casos da doença, divulgar informações que ajudem a população a identificar os sinais e sintomas, além de sensibilizar profissionais de saúde para a suspeição de casos, uma equipe multidisciplinar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) estará nesta última semana de janeiro aderindo à campanha anual “Janeiro Roxo”, instituída há uma década pelo Ministério da Saúde. Entretanto, o trabalho na unidade de saúde é contínuo, capacitando a rede pública em uma rotina de orientação, divulgação de sintomas e realização de visitas domiciliares. De acordo com a professora Maria Kátia Gomes, da Faculdade de Medicina da UFRJ, a equipe multidisciplinar reúne estudantes e profissionais do Departamento de Medicina em Atenção Primária à Saúde e dos serviços de dermatologia, fisioterapia, terapia ocupacional, neurologia e ortopedia do HUCFF. Para Kátia, o papel da UFRJ é capacitar a rede com conhecimentos adquiridos em pesquisas da Universidade e de outros centros do Brasil inteiro, para que o diagnóstico possa ser feito precocemente e de maneira mais segura. A hanseníase é uma doença que tem cura, com tratamento que inclui uma associação de antimicrobianos, denominada poliquimioterapia única (PQT-U), que elimina a bactéria Mycobacterium leprae. Para a Sociedade Brasileira de Hanseníase (SBH), há uma endemia oculta de hanseníase no país, pois é possível que haja de três a cinco vezes mais casos sem diagnóstico e nem tratamento em relação aos registrados. O motivo é a falta de treinamento adequado de profissionais de saúde, em especial em regiões periféricas. A prioridade para o Brasil é ampliar estratégias de diagnóstico precoce, permitindo o rápido acesso às terapias e ações de reabilitação. Leia mais aqui.

UFRRJ prorroga prazo de inscrição para mestrado e doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEQ/UFRRJ) prorrogou os prazos de inscrição para a seleção do mestrado e doutorado (turmas 2026-1). Os candidatos de ambos os processos seletivos têm até 22 de fevereiro de 2026 para se inscrever. Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) neste link; clicar em ‘Processos Seletivos’ e depois selecionar a opção ‘Stricto Sensu’. É preciso fazer login na Plataforma Gov.br para visualizar os processos, localizando o concurso do PPGEQ/UFRRJ. Saiba mais aqui.

UniRio lança edital de seleção para curso de mestrado profissional em medicina
O Programa de Pós-Graduação em Medicina (PPGMED) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) lançou edital de seleção para o curso de mestrado profissional. São oferecidas 18 vagas, para ingresso no primeiro semestre de 2026. O curso busca promover a formação e capacitação técnicas para geração de competências, estimulando o fomento à pesquisa, assim como a capacitação de recursos humanos na área de técnicas videoassistidas e minimamente invasivas – especialidades cirúrgicas e áreas afins. O processo seletivo consta de três etapas: análise de documentos e homologação das inscrições; avaliação do pré-projeto e prova de compreensão em língua estrangeira ou entrega de certificado de proficiência no idioma. A classificação final será divulgada no dia 1º de abril. As inscrições serão aceitas de 13 a 22 de fevereiro. Interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição e enviar a documentação exigida em edital para o e-mail ppgmed.mestrado@unirio.br. Outras informações estão disponíveis no edital.

Projeto Artemísia prepara 400 mulheres para autonomia socioeconômica
Um grupo de 400 mulheres do Estado do Rio de Janeiro se formou, nesta segunda-feira, 26  de janeiro, pelo Projeto Artemísia – Escola de Mulheres e Bioeconomia, que conta com a coordenação acadêmica da Universidade Federal Fluminense (UFF). A  iniciativa do Instituto BR, realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ) e o Movimento Cidade no Feminino, busca promover a qualificação social de mulheres para autonomia socioeconômica. Durante a formação, as mulheres participaram de aulas e atividades que abordaram temas como cidadania, cultivo de ervas medicinais e saboaria natural, além de identidade, bioeconomia, empreendedorismo, comunicação, finanças e autocuidado, a partir de uma perspectiva interseccional e inclusiva. Os conteúdos e vivências tiveram como objetivo promover a autonomia financeira por meio do resgate de valores ancestrais e de práticas tradicionais, contribuindo para a geração de trabalho e renda e para a regeneração ambiental. Moradoras de diversos bairros e municípios do Rio de Janeiro puderam escolher entre os 216 cursos e oficinas oferecidos, distribuídos em 12 núcleos de formação, que contemplaram linguagens e competências técnicas essenciais para a atuação profissional no setor cultural. Os materiais utilizados na formação seguem princípios ecológicos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade em todas as etapas do projeto. Além disso, a capacitação inclui uma fase de orientação pós-formação, com mentorias de negócios e aborda o fomento ao associativismo e estratégias de acesso ao mercado.

Projeto da UFF abre portas no mercado de hotelaria para pessoas em vulnerabilidade social
Uma ação de pesquisa e extensão da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Escola Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) firma parceria com hotéis e ONGs para inserir pessoas em situações de vulnerabilidade social no serviço de hotelaria. Denominado Trilho (Trajetórias de Inserção Laboral em Hotelaria), o projeto, iniciado em maio de 2024, nasceu com a ambição de transformar o cuidado e acolhimento em uma política concreta de inserção de grupos marginalizados no mercado de trabalho. A ideia é que pessoas em situação de rua tenham uma ocupação formal, com formação profissional, em uma área forte e constituída. Desse modo, os contemplados pelo projeto não apenas recebem uma renda imediata, mas também estabilidade e possibilidade de planos de carreira no contexto da hotelaria. A coordenadora do projeto e professora do departamento de Turismo na UFF, Ana Paula Garcia Spolon, acredita que, embora seja um projeto simples de ser realizado em questões de estrutura, ainda encara desafios. O Trilho está baseado numa parceria sustentada em um tripé de parceiros: as ONGs, os hotéis e a universidade. Nos próximos meses, a iniciativa deixa de ser uma atividade de extensão e passa a ser um programa  de extensão, com o oferecimento de projeto, curso e evento. Para mais informações, entre em contato com a professora Ana Paula Spolon pelo email anapaulaspolon@id.uff.br

Programa 'SBPC vai à Escola' conecta ciência e educação básica em 2026
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com edital aberto do programa “SBPC vai à Escola”. A iniciativa tem como objetivo principal promover atividades de divulgação científica, estimular o interesse pelo conhecimento e fomentar a criatividade de crianças, adolescentes e jovens. O programa também contempla ações de formação continuada e fortalecimento de parcerias com professoras e professores do Ensino Fundamental e Médio. No site do Programa SBPC vai à Escola, lançado no dia 19 de janeiro, é possível encontrar um panorama completo das iniciativas ao longo dos 30 anos de sua trajetória. Também é possível acessar o registro fotográfico das atividades realizadas, com oficinas, palestras e experimentos que já inspiraram centenas de estudantes. No portal estão também os objetivos em popularizar a ciência, aproximar pesquisadores da sociedade e fomentar novas vocações. A SBPC convida os pesquisadores, mestres e doutores, a participarem do Edital 2026, contendo as informações para virem conosco ampliar o alcance deste Programa. Para o edital 2026, a SBPC incentiva fortemente a submissão de propostas que abordem soberania e sustentabilidade, com ênfase em mudanças climáticas e na preservação da vida, em consonância com o tema da 78ª Reunião Anual, “Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão”, a ser realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, de 26 de julho a 1º de agosto de 2026. O envio de propostas pode ser estimulado pelas Secretarias Regionais de suas regiões. É desejável, porém não obrigatório, que sejam feitas parcerias com as Sociedades Científicas Afiliadas, para mobilizar seus pesquisadores a participarem do projeto e estreitarem parcerias com a SBPC. Os interessados devem ser sócios ativos da SBPC e encaminhar as propostas para análise até o dia 22 de fevereiro de 2026. Além disso, o interessado precisa contatar uma escola pública para indicá-la em seu projeto. As propostas devem ser submetidas por meio deste formulário. Cada projeto poderá ser financiado com até R$ 15.000,00. Os recursos devem ser utilizados entre 23 de março e 30 de novembro de 2026. A divulgação da lista das propostas aprovadas será feita a partir de 16 de março de 2026. Mais informações em https://escola.sbpcnet.org.br/

Finep promove série de eventos para divulgar oportunidades de financiamento
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) promove no dia 10 de fevereiro, terça-feira, das 9h às 13h, na Casa Firjan, em Botafogo, o primeiro encontro da série “Finep pelo Brasil”. A série de eventos ocorrerá nas cinco regiões do País, nas capitais e no interior, com a intenção de alcançar 100 cidades. O objetivo é ampliar o alcance territorial da Finep ao divulgar presencialmente para as empresas, cooperativas e instituições de ciência e tecnologia as novas ações lançadas para concessão de recursos de subvenção econômica a empresas e cooperativas, assim como as linhas de crédito disponíveis, opções de investimento e demais recursos não reembolsáveis, resultando em novos projetos originados de todo o Brasil. Os eventos são uma oportunidade para empresas de todos os portes decolarem seus projetos e se conectarem com o ecossistema de inovação local. A Casa Firjan fica na Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo. Informações sobre as inscrições estão disponíveis no Instagram @finepinova 

Topo da página