Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 08/01/2026 | Atualizado em: 08/01/2026

Notas – Semana de 8 a 14 de janeiro de 2026

Notas – Semana de 8 a 14 de janeiro de 2026

Marcel do Nascimento Botelho: diretor-presidente da Fapespa foi eleito para a presidência do Confap (Foto: Divulgação) 

Diretor-presidente da Fapespa é o novo presidente do Confap
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) tem novo presidente. Tomou posse, no primeiro dia de 2026, o professor Marcel do Nascimento Botelho, atual diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), do estado do Pará, substituindo o professor Márcio de Araújo Pereira. O novo presidente, ex-reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), aposta na ampliação da articulação institucional, no fortalecimento da cooperação internacional em regiões do globo ainda pouco exploradas e na incorporação de temas emergentes à agenda do Conselho, como a Inteligência Artificial (IA), além do enfrentamento das desigualdades regionais no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Segundo Botelho, o objetivo é estabelecer um novo institucional, com uma atuação ativa como um player decisivo não só na execução, como no planejamento das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. No nível internacional, o Confap deve aumentar suas parcerias prioritariamente na Ásia e na América Latina. Marcel Botelho ainda considera que a Inteligência Artificial terá um destaque nas ações do Conselho nos próximos anos e espera que todos trabalhem para reduzir as assimetrias regionais. O novo presidente permanecerá à frente do Conselho até março de 2027, quando estão previstas novas eleições.

Brasil lidera construção de Observatório de Raios Gama no Chile
Vídeo publicado nesta quinta-feira, 8 de janeiro, no Canal da FAPERJ no YouTube, conta em detalhes a atuação de pesquisadores do Rio de Janeiro na construção do Parque Astronômico de Raios Gama, no Chile – Southern Wide-Field Gamma-ray Observatory (SWGO). Junto com instituições da Alemanha, Estados Unidos, Itália e Portugal, dentre outros, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) é um dos centros de pesquisa líderes no desenvolvimento desta próxima geração de observatório, que será instalado em Pampa La Bola, no Deserto do Atacama, Chile. Um dos responsáveis pelo projeto, o pesquisador Ulisses Barres (CBPF) tem seus trabalhos apoiados pelos programas de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, e participou, em 2024, do Programa de Mobilidade Internacional FAPERJ/França. Para a construção do parque astronômico, os pesquisadores do CBPF contaram com o apoio de uma empresa brasileira, sediada no Rio Grande do Sul. A companhia teve como missão a produção de tanques de plástico, adaptados às necessidades do projeto astronômico. A demanda científica forçou o desenvolvimento de novas tecnologias, o que levou à geração de três novos produtos (patentes), que já estão sendo empregados no agronegócio. Assista ao vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=sdmrJ9bZZ28. Você também pode nos ajudar a atualizar o Canal, sugerindo pautas sobre o seu projeto ou as atividades do seu laboratório, instituição ou empresa. Envie sua colaboração para: boletim@faperj.br.

UFRJ abre inscrições para mais de 1.800 vagas ociosas na graduação
Estão abertas as inscrições gratuitas para processo seletivo regido por três editais com a oferta de mais de 1.800 vagas ociosas de acesso aos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É uma chance para estudantes de ensino superior que desejam ingressar na universidade, mudar internamente de curso ou tornar-se novamente um graduando. Os selecionados iniciarão os estudos ainda no primeiro semestre letivo de 2026. O prazo de inscrições vai até às 16h da próxima segunda-feira, 12 de janeiro, pelo endereço eletrônico https://acessograduacao.ufrj.br ou pelo Sistema de Gestão de Acesso (SGA). Para conhecer as normas e informações detalhadas sobre o quadro de vagas, o calendário e as etapas da seleção, os interessados devem consultar atentamente os editais divulgados no Portal do Acesso da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) da universidade. Cada um dos documentos é voltado para um público e, por isso, reúne orientações específicas. O Edital de Transferência Externa Especial, destinado aos candidatos que estudam em outras universidades e pretendem migrar para a UFRJ, oferece 1.023 vagas, distribuídas pelos cursos de Administração, Direito, Astronomia, Enfermagem, Educação Física,  Pedagogia, Farmácia, Jornalismo, Serviço Social, Música, Letras, Engenharia, Nutrição, Nanotecnologia, História, Relações Internacionais, entre outros. Estar com matrícula ativa ou formalmente trancada nos prazos regimentais é um dos critérios exigidos, assim como ter obtido o mínimo de 1.875,6 pontos no somatório de todas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No caso do Edital de Mudança Especial de Curso e de Campus/Polo, voltado para alunos já matriculados na UFRJ,  há 419 vagas. Mas, para participar, o veterano precisa atender a determinadas condições, entre elas ter concluído, pelo menos, dois períodos no curso de graduação de origem e ter registro de aprovação do mínimo de doze créditos da grade curricular do curso no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Por sua vez, o Edital de Reingresso Especial, com 421 vagas, contempla aqueles que estão no fim da graduação ou são recém-formados pela UFRJ. Além disso, tais candidatos devem ter previsão ou efetiva colação de grau entre março de 2025 e 25/2/2026. Outra exigência é ter aprovação em disciplinas do curso de graduação de origem que correspondam, em equivalência, a no mínimo 20% do conteúdo e da carga horária total do curso pleiteado na instituição.

Uerj cria licença-maternidade de 180 dias para estudantes, com manutenção de bolsas
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aprovou por unanimidade a licença-maternidade para estudantes da educação básica, graduação e pós-graduação. A medida, demanda antiga do movimento estudantil, é fundamental para evitar a evasão de estudantes que exercem a parentalidade. A licença abrange estudantes em situações de parto, adoção ou guarda judicial para fins de adoção, pais solo (biológicos ou adotantes), casais homoafetivos, pessoas trans e não binárias, além de casos de aborto espontâneo ou nas hipóteses previstas em lei. São permitidos 180 dias de afastamento das atividades acadêmicas, com garantia de manutenção das bolsas de assistência estudantil e das bolsas acadêmicas financiadas diretamente pela Uerj durante todo o período. Com caráter facultativo, a licença poderá ser articulada com o Regime Excepcional de Aprendizagem (REA), permitindo que o estudante ajuste o período de afastamento ao calendário letivo sem prejuízo à integralização do curso. O trancamento especial registrado no histórico escolar não consumirá o tempo regulamentar disponível para conclusão da formação, nem reduzirá o número de trancamentos permitidos pela instituição.

Faetec oferece curso de Condutor de Turismo Esportivo
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) irá promover o Curso de Condutor de Turismo Esportivo, com aulas a partir de fevereiro. Criado há 10 anos, o curso forma profissionais para atuarem de forma conjunta com guias de Turismo, apresentando o mercado de trabalho das atividades esportivas como corridas de rua, trilhas, atividades no mar (como o stand up paddle), asa delta, museus de clubes, entre outras experiências. Segundo Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro, doutor em Educação Física e docente do curso, refletir sobre turismo esportivo é uma oportunidade de discutir temas transversais caros para a sociedade brasileira, entre eles saúde, qualidade de vida e estilos de vida através da prática esportiva que está atrelada ao turismo. Além disso, de acordo com o professor, o potencial econômico dos eventos da área nem sempre é compreendido pelos agentes que atuam cotidianamente em diversos campos do turismo, longe do viés esportivo. Eles promovem a cultura esportiva em cidades como o Rio de Janeiro, que ainda estão em vias de inclusão social e onde o esporte é, infelizmente, uma das últimas questões a serem priorizadas, visto que temas básicos como alimentação, moradia e segurança são prementes para a população. O Curso de Condutor da Faetec será realizado na Faetec Rocinha. As inscrições têm início dia 12 de janeiro e se estendem até o dia 25 pelo site da instituição.

UniRio abre seleção para mestrado profissional em Filosofia
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) abriu seleção para credenciamento de novos docentes. São oferecidas três vagas para professores permanentes e três para colaboradores. As inscrições estão abertas até o dia 23 de março, exclusivamente pelo e-mail prof-filo.mestrado@unirio.br, indicando no campo “Assunto” o tema “Credenciamento 2026-2029” e anexando os documentos listados no edital. A documentação solicitada deve ser enviada em formato PDF, em arquivos individuais. Os interessados devem atender aos requisitos estabelecidos em edital, como possuir título de doutor há pelo menos três anos, em Filosofia, Educação ou área afim; comprovar vínculo profissional efetivo com uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública ou privada, na qual desenvolva regularmente atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Para concorrer às vagas de professores permanentes, o candidato deve possuir, no mínimo, duas orientações concluídas em nível de mestrado ou doutorado, além de cinco produções intelectuais (bibliográficas e técnicas) relevantes no período 2021-2025, sendo três bibliográficas. Para as vagas de professores colaboradores, o candidato deve comprovar experiência em atividades de produção intelectual nos últimos quatro anos (2021-2025), sendo exigidas, no mínimo, duas produções intelectuais (bibliográficas e técnicas) no período. Outras informações estão disponíveis no edital.

Estudo da UFF mostra que 60% da costa do estado do Rio estão vulneráveis às mudanças climáticas
Tempestades mais intensas, ressacas frequentes e o avanço do nível do mar já fazem parte da realidade de quem vive no litoral do estado do Rio de Janeiro. Esse cenário impulsionou a elaboração de um estudo conduzido pelo doutorando Igor Henud e pelo professor Abílio Soares, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que revela que aproximadamente 60% da costa fluminense apresentam níveis intermediários ou altos de vulnerabilidade costeira, tornando extensas áreas mais suscetíveis a processos de erosão e inundação. Com cerca de 1.160 quilômetros de extensão, a zona costeira fluminense abriga 33 municípios e concentra aproximadamente 83% da população do estado. Para chegar ao diagnóstico, os pesquisadores utilizaram o modelo de vulnerabilidade costeira do programa InVEST, que integra variáveis ambientais e socioeconômicas, como densidade populacional, presença de infraestrutura logística e áreas prioritárias para a conservação da fauna e da flora. Os resultados indicam que a supressão contínua de habitats naturais intensifica os riscos ambientais e amplia a exposição do estado a desastres de maior magnitude no futuro. Publicado na forma de artigo científico com o título “Coastal resilience and adaptation strategies: Natural habitats for coastal protection and Atlantic forest restoration on the coast of the Rio de Janeiro state”, no Internacional Journal of Disaster Risk Reduction, o estudo destaca o papel estratégico dos ecossistemas naturais na mitigação de riscos associados à erosão e às inundações costeiras, além de propor estratégias de adaptação baseadas na natureza como alternativa eficaz às soluções tradicionais de engenharia. Leia mais aqui.

Universidade de Évora promove workshop sobre análise e visualização de redes sociais
Os institutos de História Contemporânea (IHC) e de Investigação e Formação Avançada (IIFA) da Universidade de Évora (Portugal) promovem, dia 23 de janeiro, o workshop “Humanidades Digitais e Investigação: Análise e Visualização de Redes”, com o professor Anderson Pereira Antunes, pesquisador do IHC. O encontro terá transmissão online, a partir das 12h (horário de Brasília), neste link. A proposta do workshop é apresentar os princípios básicos da análise e visualização de redes sociais; demonstrar a diversidade de aplicação desta metodologia, sobretudo na área de Humanas; destacar como a visualização de redes amplia a comunicação científica entre pares e para a disseminação para o público não acadêmico; e incentivar o uso crítico e criativo de novas metodologias e softwares como ferramentas de investigação. A participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição prévia. Os participantes receberão certificado. Doutor em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz, Antunes participou de projetos apoiados pela FAPERJ no período em que atuava no Brasil. Atualmente está associado ao IHC e ao laboratório IN2PAST da Universidade de Évora e ao projeto KNOW AFRICA – Redes de Conhecimento na África Oitocentista: uma abordagem das humanidades digitais dos encontros coloniais e do conhecimento local nas narrativas de expedições portuguesas (1853-1888).

Uerj abre inscrições para concurso do Corpo de Bombeiros 2026
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está recebendo inscrições para a seleção acadêmica de oficiais combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ 2026). O concurso oferece 50 vagas para o cargo de cadete do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais, com salário inicial de R$ 4.227,16. Os interessados devem se inscrever na página https://sistemas.vestibular.uerj.br até o dia 18 de janeiro. A taxa de inscrição, no valor de R$100, pode ser paga até o dia 19 do mesmo mês. Podem participar do concurso pessoas com Ensino Médio completo e que tenham, no mínimo, 18 anos no ato da matrícula no curso de formação. Uma novidade deste ano é que o concurso passa a não ter mais um limite de idade. As provas - objetiva e de redação - serão aplicadas no dia 8 de fevereiro, em local a ser informado no Cartão de Confirmação de Inscrição. De acordo com a Lei Estadual nº 7.747, de 16 de outubro de 2017, 10% do total das vagas são reservadas para candidatos com hipossuficiência econômica, que devem comprovar possuir renda familiar per capita de até meio salário-mínimo nacional. Outros 20% ficam reservados para candidatos negros e indígenas, nos termos da Lei nº 6.067, de 25 de outubro de 2011. A Uerj será responsável pela primeira fase do processo seletivo, que compreende a parte acadêmica do concurso. A segunda etapa (que diz respeito aos testes de aptidão física, de habilidades específicas, inspeção de saúde, exame documental e pesquisa social) ficará sob responsabilidade da própria corporação. O edital e o calendário completos podem ser acessados aqui.

Topo da página