Por Ascom Faperj
A FAPERJ anuncia, nesta quinta-feira, 18 de dezembro, o lançamento da 3ª edição do Programa Luiz Pinguelli Rosa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões em Conflito em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Estado do Rio de Janeiro (Edital FAPERJ Nº 41/2025). A chamada tem como objetivo apoiar projetos que promovam a vinda de pesquisadores provenientes de regiões afetadas por conflitos para instituições de ensino e pesquisa fluminenses, além de possibilitar que pesquisadores contemplados em edições anteriores possam, caso desejem, dar continuidade às suas atividades de pesquisa, mediante nova seleção.
Na edição anterior, foram apoiados oito pesquisadores oriundos do Irã, Nigéria, Síria e Ucrânia. Para 2026, a expectativa é apoiar até dez projetos, com duração de três a doze meses. Após duas edições bem-sucedidas e diante do atual cenário geopolítico internacional, em que novos conflitos surgem e outros persistem, limitando a segurança e as oportunidades nas regiões afetadas, o lançamento da terceira edição do programa reafirma o compromisso da FAPERJ com o fomento à ciência e à pesquisa.
Segundo a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, “é fundamental fortalecer os laços com a comunidade científica internacional, inclusive para além das instituições que seguem em pleno funcionamento. O apoio a pesquisadores oriundos de regiões em conflito tem viabilizado o desenvolvimento de projetos relevantes e promovido parcerias entre pesquisadores fluminenses e estrangeiros, que se beneficiam mutuamente da troca de conhecimentos e experiências”.
Os projetos da 2ª edição do edital, em vigência atualmente, podem ser consultados aqui.
Assim como na edição anterior, as propostas submetidas serão apoiadas por meio da concessão de Bolsas de Mobilidade Internacional Reversa, solicitadas por um pesquisador-anfitrião fluminense, com título mínimo de doutor e vínculo empregatício e/ou institucional com ICTs sediadas no estado do Rio de Janeiro. O pesquisador-anfitrião será responsável por receber o pesquisador estrangeiro em sua instituição e desenvolver um projeto em conjunto. Os recursos concedidos deverão ser repassados ao pesquisador estrangeiro durante sua permanência no Brasil, sendo necessária a comprovação desses repasses sempre que solicitado pela FAPERJ.
Os pesquisadores contemplados receberão bolsa de subsistência, adicional de deslocamento, adicional de instalação e adicional de seguro-saúde. Para esta edição, serão disponibilizados recursos no valor total de R$ 1.362.000,00 (um milhão, trezentos e sessenta e dois mil reais), podendo ser contempladas propostas de todas as áreas do conhecimento. As inscrições estarão abertas de 18 de dezembro de 2025 a 11 de janeiro de 2026, e as mobilidades deverão ocorrer entre março de 2026 e fevereiro de 2027.
Confira o edital na íntegra:
Edital FAPERJ Nº 41/2025 – Programa Luiz Pinguelli Rosa de Apoio à Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões em Conflito em ICTs do Estado do Rio de Janeiro – 3ª Edição (2025/2026)
Para dúvidas e esclarecimentos, entre em contato com a Central de Atendimento pelo e-mail: central.atendimento@faperj.br