Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 18/12/2025 | Atualizado em: 18/12/2025

Novo edital de apoio às Indicações Geográficas amplia impacto no desenvolvimento econômico do RJ

Por Ascom Faperj

Com recursos previstos de até R$ 9 milhões, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) lançou, em 2025, a segunda edição do Programa de Apoio à Estruturação e Consolidação de Indicações Geográficas – IGs (Edital FAPERJ Nº 45/2025). A nova chamada representa um avanço significativo em relação à edição anterior e reforça o compromisso da FAPERJ e do Governo do Estado do Rio de Janeiro com políticas públicas de longo prazo, voltadas à diversificação da base econômica, à interiorização do desenvolvimento e à valorização do patrimônio produtivo, cultural e tecnológico fluminense.

Para a presidente da FAPERJ, Caroline Alves, o novo edital consolida as Indicações Geográficas como um instrumento estratégico de desenvolvimento territorial. “As IGs articulam identidade, conhecimento e inovação. Ao fortalecer essas iniciativas, a FAPERJ contribui para a qualificação dos territórios e a ampliação da competitividade dos produtos fluminenses, em consonância com as diretrizes do PEDES [Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro]”, destaca.

O edital de 2025 dá continuidade à iniciativa lançada em 2022, incorporando aprendizados da primeira edição e promovendo aprimoramentos que ampliam o impacto econômico, social e territorial das Indicações Geográficas no estado. Alinhada ao PEDES, a chamada reafirma as IGs como instrumentos estruturantes para o fortalecimento de arranjos produtivos locais e para a promoção de um desenvolvimento baseado nas vocações e singularidades regionais.

Entre as principais inovações desta edição está o fortalecimento da Faixa B, voltada à consolidação de IGs já apoiadas pela FAPERJ. Os projetos passam a ser orientados de forma mais clara a resultados, com exigências relacionadas à elaboração de planos de negócios validados com a base produtiva, ao fortalecimento da governança das entidades gestoras, à ampliação da base de produtores, à implementação de sistemas de rastreabilidade e controle de qualidade e à inserção qualificada em mercados nacionais e internacionais e ações estruturadas de marketing e comunicação.

Segundo a diretora de Tecnologia da FAPERJ, Elaine Souza, o edital reflete uma evolução conceitual e operacional da política pública. “Avançamos de uma lógica centrada apenas no registro para uma abordagem orientada à consolidação, ao acesso a mercados e à sustentabilidade econômica das IGs. O foco é transformar o reconhecimento territorial em valor econômico e social de forma duradoura”, afirma.

O edital também amplia seu escopo ao estimular, de forma mais explícita, a integração entre produtores, entidades representativas e instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs), estruturando um ecossistema de inovação territorial. Essa articulação fortalece a economia do conhecimento, promove a difusão da cultura de propriedade industrial e incentiva a adoção de práticas modernas de gestão e inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo dos territórios do estado, além de ampliar a relevância e a presença dos produtos e serviços locais na economia fluminense.

Com o lançamento do edital de 2025, a FAPERJ consolida as Indicações Geográficas como uma política estratégica de desenvolvimento econômico e territorial, conectando ciência, inovação e identidade regional em benefício da sociedade do estado do Rio de Janeiro.

Confira abaixo o conteúdo completo da chamada:

Edital FAPERJ Nº 45/2025 - Programa de Apoio à Estruturação e Consolidação de Indicações Geográficas (IGs)

Topo da página