Débora Motta e Marcos Patricio
![]() |
|
A partir da esq., a presidente da FAPERJ, Caroline Alves; a diretora de Tecnologia da Fundação, Elaine Souza; o secretário da SECTI, Anderson Moraes; a coordenadora de Negócios Tecnológicos e Inovadores do Sebrae/RJ, Marilia Sant'Anna; e o coordenador-geral do Programa HUB RJ Startup 2025, Rogério Pires (Fotos: Patrick Viegas) |
Dando mais um passo para consolidar o apoio à inovação e ao empreendedorismo no estado do Rio de Janeiro, a FAPERJ e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) realizaram na tarde desta terça-feira, 18 de novembro, no Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a cerimônia de entrega de certificados aos participantes do Programa Avançado de Formação de Empreendedores (PAFE), do HUB RJ Startup 2025. Ao todo, 246 projetos foram selecionados pelo programa, que ganhou recentemente, em outubro, uma sede no Catete. O evento marca o encerramento da primeira fase do programa, focada no empreendedor, que foi realizada durante 12 semanas.
Na segunda fase, focada nas ideias e com duração de 20 semanas, serão contemplados até 150 projetos e investidos até R$ 30 mil em cada um deles. Na terceira e última fase, focada no desenvolvimento e validação do produto ou serviço e com duração de 32 semanas, serão apoiados até 150 projetos, com fomento de até R$ 50 mil cada um.
A presidente da FAPERJ, Caroline Alves, reconheceu a importância da articulação entre FAPERJ, SECTI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) para o desenvolvimento das atividades do HUB RJ Startup 2025. “Este evento é um reconhecimento público do esforço de todos os participantes e dos agentes de inovação, da banca avaliadora e das instituições que constroem esse programa. O Programa HUB RJ Startup 2025 segue com a missão de conectar pessoas, universidades, empresas e governo, para transformar boas ideias em soluções, que melhorem a vida da população, para quem a gente trabalha, junto com a SECTI”, disse Caroline.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, destacou o papel do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico fluminense. “Eu acredito no poder público para a transformação do nosso estado. Temos aqui hoje 246 ideias e mais de 600 pessoas envolvidas dentro desses projetos, que podem se transformar em grandes negócios. Desse grupo, dentro das ideias apresentadas e do que foi investido, tenho absoluta certeza que grandes empresas vão nascer daqui e devolver todo esse investimento para o governo e gerar empregos e desenvolvimento para o estado, e mudar de fato a vida das pessoas, com ideias transformadoras dentro da sociedade”, refletiu Moraes.
A diretora de Tecnologia da FAPERJ, Elaine Souza, fez um balanço da experiência compartilhada com os empreendedores no Programa Avançado de Formação de Empreendedores, do HUB RJ Startup 2025. “Espero que vocês, participantes do programa, tenham saído desta primeira fase mais amadurecidos. A expertise do Sebrae foi essencial nesse processo, e o comprometimento de toda a equipe do HUB também. Agradeço especialmente aos empreendedores que tiveram essa ideação, se inscreveram no edital e hoje estão participando desta cerimônia. Que esse seja um caminho, um pontapé inicial, para vocês seguirem em frente na fase 2 e continuarem movimento o ecossistema de inovação do estado”, desejou Elaine.
![]() |
| Sinergia entre equipes: avaliadores externos do Programa HUB RJ Startup 2025, com representantes da FAPERJ, SECTI e Sebrae/RJ, durante cerimônia de entrega de certificados no Teatro da Uerj |
A coordenadora de Negócios Tecnológicos e Inovadores do Sebrae/RJ, Marilia Sant’Anna, representando o diretor-superintendente Antonio Alvarenga, destacou o esforço das 246 startups que participaram da primeira fase do programa. “Esses empreendedores passaram por uma trilha oferecida pelo Sebrae, com mais de 100 workshops, para mais de 650 pessoas, potenciais empreendedores capacitados nas temáticas de modelagem de negócios, validação, precificação, pitching, entre outros. Cada encontro, cada workshop foi uma oportunidade de crescimento para transformar ideias em soluções e construir negócios com propósito, para transformar o nosso estado. Hoje, na plataforma nacional do ‘Sebrae Startups’ existem mais de 18 mil startups, sendo que mais de mil são startups do Rio de Janeiro. Muitos estão aqui hoje. O futuro do Rio depende de vocês, que são potenciais empreendedores”, afirmou Marilia.
O coordenador-geral do Programa HUB RJ Startup, Rogério Pires, destacou a importância da iniciativa para o processo de inovação do estado. “A cerimônia de certificação que estamos realizando hoje marca muito, muito mais do que apenas a conclusão de uma etapa. É o reconhecimento do esforço conjunto de centenas de pessoas comprometidas com a inovação no estado do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que o trabalho que está sendo feito tem impacto e pode ser um transformador na vida das pessoas. Junto com o Sebrae, conseguimos fazer um treinamento de alto nível. Hoje, mais do que certificar os empreendedores, a gente está fazendo uma celebração à inovação. Que essa seja apenas a primeira etapa de muitas outras que virão”, afirmou Pires.
De acordo com o coordenador-executivo do Programa HUB RJ Startup 2025, José Wilson Coura, o PAFE contou com um conjunto de capacitações e mentorias. A capacitação dos empreendedores foi resultado de um acordo de cooperação firmado entre a FAPERJ, a SECTI e o Sebrae/RJ. “As aulas, ministradas remotamente pelo Sebrae/RJ, abordaram temas como modelagem de negócios, técnicas de apresentação de pitches, monetização e precificação, gestão financeira e operacional, cultura organizacional e liderança, entre outros. Já as mentorias foram realizadas de forma híbrida, com encontros remotos e presenciais. Elas ficaram a cargo dos agentes de inovação, que integram as equipes dos nove polos do Programa HUB RJ Startup distribuídos pelas diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro. Os empreendedores foram divididos em 13 turmas, que participaram de nove módulos diferentes, totalizando 117 workshops”, detalhou.
Entre os dias 10 e 14 de novembro, os representantes de cada uma das 246 startups participantes apresentaram seus projetos a uma banca formada por avaliadores internos e externos. A equipe interna foi composta pelos agentes de inovação do Programa. Já a externa reuniu professores, consultores, profissionais do mercado e investidores. A banca fará as avaliações de mérito e de conformidade de cada projeto, quando será verificada toda a documentação solicitada. Serão analisadas, ainda, informações relacionadas ao orçamento e cronograma de cada proposta.
A partir desse processo de avaliação será feito um ranqueamento e selecionados até 150 projetos para participar da segunda etapa do Programa HUB RJ Startup 2025. A FAPERJ deverá anunciar em breve a relação preliminar dos classificados.
Leia mais:
FAPERJ e SECTI inauguram o HUB RJ de Inovação, espaço de empreendedorismo no Catete