Prorrogadas as inscrições para os programas de Iniciação Tecnológica (IT) e Inovação Tecnológica (INT)
O prazo de inscrições para o programa Bolsa de Iniciação Tecnológica - IT (Edital FAPERJ Nº 23/2025) e o Bolsa de Inovação Tecnológica - INT (Edital FAPERJ Nº 24/2025) encerra-se no dia 30 de outubro, com inscrições no Sisfaperj (www.sisfaperj.faperj.br). O Programa de Iniciação Tecnológica – IT tem como objetivo estimular graduandos, de todas as áreas de conhecimento, a atuarem em áreas do empreendedorismo e a vivenciarem práticas e metodologias próprias do desenvolvimento tecnológico e dos processos de inovação em instituições científicas, tecnológicas e de inovações (ICTs), Instituições de Ensino Superior (IES), Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) ou Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos sob a supervisão de um profissional qualificado. Já o Programa de Inovação Tecnológica – INT, voltado para técnicos e profissionais graduados de qualquer área de conhecimento com projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), visa apoiar atividades de P,D&I nestas organizações, ampliando sua competitividade e inserção nos mercados nacional e internacional.
Começa a jornada do programa Jovens Talentos 2025
Lançado pela FAPERJ em parceria com a Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) há 26 anos, o programa Jovens Talentos realizou nesta quinta-feira, 23 de outubro, a primeira das cinco etapas da edição 2025 de sua Jornada Científica. A abertura foi no Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Itaperuna, envolvendo os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, Santo Antônio de Pádua e Cambuci. Além do IFF de Itaperuna, de Bom Jesus do Itabapoana, de Cambuci e de Santo Antônio de Pádua, estiveram presentes as Secretarias de Educação de Itaperuna e Miracema e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) de Miracema. Apenas esta etapa reuniu 62 trabalhos inscritos, 126 alunos e 40 orientadores. No dia 6 de novembro acontece a segunda etapa, no IFF campus Cabo Frio, envolvendo os municípios de Cabo Frio, Saquarema, Itaboraí, Maricá e Arraial do Cabo, que reunirá 70 trabalhos, 126 alunos e 60 orientadores, de diversas instituições, entre elas o Projeto Caminhos de Darwin e o Parque Paleontológico de Itaboraí. A terceira etapa será no dia 13 de novembro, no IFRJ Pinheiral, envolvendo os municípios de Pinheiral, Volta Redonda, Resende, Paracambi, Vassouras, Valença, Engenheiro Paulo de Frontin e Três Rios, reunindo 69 trabalhos, 127 alunos e três orientadores. A quarta etapa, em Campos dos Goytacazes, que seria realizada dia 13 de novembro, em função do feriado estadual foi transferida para o dia 4 de dezembro, quando a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) receberá 55 trabalhos, 93 alunos e 30 orientadores. A última e decisiva etapa ocorrerá na cidade maravilhosa, no dia 9 de dezembro, reunindo os três melhores trabalhos de cada etapa. O evento será no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) Maracanã, envolvendo o Rio de Janeiro e municípios da Região Metropolitana e Serrana e instituições como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faetec, Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), Cefet e Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A edição deste ano teve números recordes recebendo, ao todo, 325 trabalhos inscritos, 635 alunos participantes e 191 orientadores.
Equipamento inédito que filtra CO2 do ar é tema de vídeo do Canal da FAPERJ
Vídeo publicado nesta quinta-feira, 23 de outubro, no Canal da FAPERJ no YouTube, mostra em detalhes uma solução ambiental inédita desenvolvida inteiramente no Brasil, mais especificamente no campus da Ilha do Fundão, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Resultado da parceria entre a startup apoiada pela FAPERJ CarbonAir Energy e o Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise (Larhco), vinculado ao Instituto de Química (IQ/UFRJ) e à Escola de Química (EQ/UFRJ), o equipamento é capaz de remover do ar até 5 kg de CO₂ por dia. A ferramenta funciona por meio do uso de materiais adsorventes sustentáveis, baseados em biomassa - resíduo da indústria alimentícia. A tecnologia representa um avanço significativo em soluções para uma economia de baixo carbono, visando combater as mudanças climáticas e aumentar a sustentabilidade de produção de combustíveis e produtos químicos. Assista ao vídeo em https://youtu.be/Np9FhAp4c_s. Você também pode nos ajudar a atualizar o Canal, sugerindo pautas sobre o seu projeto ou as atividades do seu laboratório, instituição ou empresa. Envie sua colaboração para: boletim@faperj.br
Instituto de Matemática da UFRJ realiza 'Dias Probabilísticos no Fundão'
Termina nesta sexta-feira, 24 de outubro, no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) o evento "Dias Probabilísticos no Fundão". Em sua quarta edição, o encontro na área de probabilidade, assim como nas edições anteriores, reúne pesquisadores que atuam em diversas subáreas da probabilidade e contou com palestras abertas a todo público interessado. O objetivo é promover uma forte interação entre pesquisadores, alunos de pós-graduação e alunos de graduação, estimulando o debate e discussão sobre temas atuais e relevantes em probabilidade e processos estocásticos. O evento ocorre no âmbito do projeto "Sistemas estocásticos interagentes: limites em escala, meio aleatório e transições de fase", desenvolvido com apoio da FAPERJ, por meio de bolsa de Cientista do Nosso Estado concedida à professora Maria Eulália Vares, da UFRJ, uma das coordenadoras do encontro. As atividades também ocorrem no âmbito de um outro projeto, intitulado "Sistemas estocásticos: meio aleatório, limites em escala e percolação", desenvolvido com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento vai disponibilizar um espaço para apresentações de pôsteres. Mais informações aqui.
IV Feira de Matemática movimenta o campus da Uenf nesta sexta-feira
O campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos dos Goytacazes, vai sediar nesta sexta-feira, 24 de outubro, a IV Feira de Matemática, evento que vai reunir estudantes, professores e comunidade em mais uma edição dedicada à popularização do conhecimento matemático. As Feiras de Matemática têm como objetivo aproximar a disciplina da comunidade e estimular a troca de experiências entre alunos de diversos níveis de ensino. A iniciativa destaca-se por incentivar a aprendizagem colaborativa, integrar diferentes faixas etárias e contribuir para uma formação acadêmica mais sólida e completa. Ao celebrar a Matemática como uma ciência essencial e fascinante, a IV Feira reforça o papel fundamental dessa área do conhecimento no desenvolvimento educacional e tecnológico. Uma das atrações será a oficina “Inteligência Artificial no Ensino de Matemática: Recursos, Desafios e Caminhos”, que será realizada das 9h às 12h. Confira a programação completa aqui.
SBPC abre inscrições para cursos online
Estão abertas as inscrições para o Ciclo 11 dos webminicursos (WMCs) oferecidos pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os cursos são online, com temas variados e voltados para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em ciência, educação e sociedade. Os conteúdos são relançamentos de minicursos apresentados em Reuniões Anuais da SBPC. Os webminicursos têm duração de seis horas, com aulas previamente gravadas e disponibilizadas na plataforma Moodle. As inscrições vão até o dia 2 de dezembro, e o pagamento da taxa de matrícula deve ser feito em até um dia após a inscrição. Os participantes têm até o dia 8 de dezembro para assistir às aulas. Os certificados poderão ser acessados de 10 de dezembro a 14 de abril de 2026. As taxas de matrícula custam, por curso, R$ 30 (para sócios) quites da SBPC e R$ 50 (para não sócios). A SBPC oferece benefícios para novos sócios. Quem se associa à SBPC pela primeira vez ganha um WMC gratuito. Após a associação e o pagamento da anuidade, o curso gratuito será liberado. Além disso, o novo sócio tem acesso a descontos em outros WMCs, na Reunião Anual e em diversos eventos promovidos pela entidade. Associe-se aqui e inscreva-se neste link.
Rede Brasil-Suíça participa do 5º Encontro da Diáspora Brasileira de Ciência e Inovação na Alemanha
A Rede Brasil-Suíça de Integração Acadêmica e Profissional, representada pela presidente da entidade, Letícia Vargas, participou do 5º Encontro da Diáspora Brasileira de Ciência e Inovação, realizado dia 17 de outubro, em Berlim, Alemanha. O evento, organizado pela Embaixada do Brasil em Berlim e pela Rede Apoena, marcou também o lançamento oficial da Rede Sabiá (www.redesabia.org), uma nova iniciativa que busca articular comunidades brasileiras de educação, ciência, tecnologia e inovação ao redor do mundo. O objetivo da Rede Sabiá é fortalecer a cooperação entre as redes, promover o diálogo com o governo brasileiro e criar condições favoráveis para apoiar pesquisadores e profissionais brasileiros no exterior. Participaram também representantes da rede na França (APEB-FR e PUB Paris) e do núcleo de ex-bolsistas, que hoje atuam na coordenação da Rede Sabiá.
Projeto da Iniciativa Amazônia+10 recebe prêmio da Anpocs
O projeto de pesquisa "Governança policêntrica, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável na Pan-Amazônia" foi premiado no 49° Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciências Sociais (Anpocs), em cerimônia realizada no último dia 17 de outubro. Os professores Fabiano Santos (Iesp-Uerj) e Ivan Mattos e Silva (Unifap), ambos coordenadores do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (Legal), receberam o prêmio Ana Maria Galano, na categoria de melhor curta metragem da área, com o documentário "Viver para a Terra: o caso de Rondônia". Trata-se do maior prêmio do audiovisual das Ciências Sociais brasileiras. O projeto é apoiado pela FAPERJ, em cooperação com outras sete fundações de amparo à pesquisa da região Norte, no âmbito do edital Iniciativa Amazônia+10, lançado pelo Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) em 2022. O documentário pode ser visto aqui.
Concurso '3 Minutos de Tese da UFRJ' terá participação de 21 finalistas
O campus do Fundão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai sediar na próxima quinta-feira, dia 30 de outubro, às 14h, a grande final do concurso “3 Minutos de Tese da UFRJ”, que conta com patrocínio da FAPERJ. O evento ocorrerá no Auditório Horta Barbosa – Bloco A, no Centro de Tecnologia (Av. Athos da Silveira Ramos, nº 149, Cidade Universitária - Fundão). Serão 21 finalistas, todos estudantes de Doutorado, das três grandes áreas do conhecimento, que terão três minutos para apresentar ao vivo suas teses. O objetivo é desenvolver habilidades de comunicação e permitir que os pesquisadores expliquem a importância de suas pesquisas de forma concisa e clara. A votação será realizada por um júri especifico e pela plateia presente no evento. O primeiro colocado de cada área receberá um prêmio de 5 mil reais. Mais informações aqui.
Evento na Finep destaca oportunidades de negócios no Cern, o maior centro de pesquisa em Física do mundo
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) realiza no dia 6 de novembro, em sua sede no Rio, o seminário “Aquisições de Alta Tecnologia do Cern: Oportunidades de Negócio para Empresas Brasileiras”, voltado à inserção da indústria nacional nas licitações internacionais do European Organization for Nuclear Research (Cern). O encontro marca um passo importante na consolidação da participação do Brasil como Membro Associado do Cern, posição conquistada em 2024. O novo status permite que empresas brasileiras concorram em contratos de alta complexidade tecnológica em áreas como criogenia, sistemas de vácuo, detectores, eletrônica, ímãs e software. As compras anuais da entidade somam cerca de US$ 625 milhões em bens e serviços. A programação inclui apresentações do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho; do Industrial Liaison Officer (ILO) junto ao Cern, o brasileiro Rafael Fabra Navarro; do representante no Brasil do Centro para el Desarrollo Tecnológico y la Innovación (CDTI/Espanha), Carlos Quintana – que abordará a experiência espanhola no apoio aos esforços inovativos das empresas que fornecem ao Cern; e do Diretor de Tecnologia do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), James Citadini. O evento abordará também o papel da Finep no esforço de divulgação das demandas do Cern e discutirá possibilidades de apoio da Financiadora no setor de “Big Science”, visando fortalecer a base industrial brasileira. A entrada do Brasil no Cern representa uma oportunidade sem precedentes para o fortalecimento da indústria de alta tecnologia no País e para a aproximação entre empresas e instituições científicas. A ambição é que o País se torne protagonista também no campo de “Big Science”, reduzindo a dependência tecnológica e ampliando a soberania científica. O evento é promovido pela Finep, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link https://lnkd.in/dqdcfyu7 . Confira a programação aqui.
LNCC divulga ‘Programa de Verão’ 2026
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) realizará, de 19 de janeiro a 27 de fevereiro de 2026, o tradicional “Programa de Verão”, um conjunto de atividades que visa promover a integração entre pesquisadores, estudantes e profissionais da área de computação científica e suas aplicações. As atividades incluem o XIX Encontro Acadêmico de Modelagem Computacional; a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica; a XVIII Escola Supercomputador Santos Dumont; a XII Jornada em Ciência de Dados; e minicursos temáticos. As inscrições estarão abertas de 10 de novembro de 2025 a 9 de janeiro de 2026 e o valor individual para cada uma das atividades é de R$30. Para aqueles que possuem um endereço de e-mail com domínio @lncc.br ou são bolsistas do Programa PIBIC-PIBIT do Laboratório, as inscrições serão gratuitas. O Programa de Verão conta com o apoio da FAPERJ, reunindo estudantes e profissionais para discutir avanços científicos, compartilhar experiências e ampliar conhecimento em diferentes áreas da ciência e tecnologia. A programação detalhada, assim como o link para as inscrições podem ser acessados aqui.
Professor da UFRJ fortalece cooperação internacional em cátedra inédita nos EUA
O professor do Programa de Engenharia Química do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Príamo Melo foi selecionado como o primeiro professor visitante da recém-criada Cátedra Darsh Wasan, do Illinois Institute of Technology (Illinois Tech – IIT), em Chicago, nos Estados Unidos. Durante o segundo semestre de 2025, o professor leva ao Departamento de Engenharia Química e Biológica (CHBE) do Illinois Tech sua expertise em modelagem matemática, simulação computacional, controle de processos e otimização de sistemas químicos, com ênfase em processos de polimerização, petroquímicos e fertilizantes à base de nitrogênio, áreas em que é referência no Brasil e no exterior. A atuação do docente incluirá aulas, cursos, orientação de alunos e o desenvolvimento de parcerias científicas, fortalecendo os laços de cooperação entre a Coppe e a universidade norte-americana. O ponto alto da visita foi a sua palestra anual Darsh T. Wasan Lecture, ocorrida nesta quarta-feira, 22 de outubro, com o tema “Fome por Ninguém: Impulsionada pela Engenharia Química”. Nela, o professor traça um panorama geral sobre temas na intersecção entre ciência dos fertilizantes, segurança alimentar e agricultura sustentável, incluindo fertilizantes à base de nitrogênio, nutrição de plantas e culturas e combate à fome. Ele também destacou as contribuições do grupo de pesquisa do Laboratório de Desenvolvimento de Softwares para Otimização e Controle de Processos (Lades – Coppe/UFRJ), mostrando como a Engenharia Química continua a desempenhar um papel vital no enfrentamento de um dos desafios mais urgentes da humanidade.
UniRio abre inscrições para curso de políticas públicas orientadas ao usuário do serviço público
Estão abertas as inscrições para o curso “Cidadania Ativa: Políticas Públicas Orientadas ao Usuário do Serviço Público”, organizado pelo Setor de Formação Permanente (SFP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). A capacitação on-line será nos dias 28 de outubro e 4 novembro, das 9h às 12h. O curso busca apresentar os conceitos de cidadania e políticas públicas voltadas ao usuário e identificar os direitos dos usuários e as obrigações das instituições conforme a Lei nº 13.460/2017. Visa, ainda, reconhecer os papéis e responsabilidades do servidor no processo de atendimento e fornecer orientações práticas para a melhoria contínua dos serviços prestados no ambiente universitário. O público-alvo são servidores e colaboradores de órgãos públicos, no âmbito das ações do Núcleo de Ações de Direito do Estado (Nade). Os participantes devem compreender e aplicar os princípios de um serviço público orientado ao cidadão, promovendo um atendimento de excelência, em conformidade com a legislação de defesa do usuário, e contribuindo para a construção de uma cultura institucional focada na qualidade e na valorização das pessoas. Os instrutores serão o advogado Gustavo Ribeiro Tergolino, membro do Núcleo de Ações de Direito do Estado do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da UniRio, e o professor Emerson Affonso Moura, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UniRio. Acesse o plano de curso. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira, dia 24 de novembro, neste link. Dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail progepe.sfp@unirio.br
Semana de quatro dias: pesquisa da UFF analisa o experimento brasileiro que repensa a jornada de trabalho
Com as transformações profundas no mundo do trabalho, incluindo o debate público sobre o fim da escala 6×1 no Brasil, um experimento inédito vem desafiando o modelo tradicional de jornada: o 4 Day Week Brazil. Inspirado em iniciativas internacionais, o programa propõe que empresas adotem uma semana de quatro dias, com 100% do salário e 80% do tempo de trabalho, mantendo a produtividade integral. Na Universidade Federal Fluminense (UFF), a pesquisa de mestrado em administração intitulada “Motivações, paradoxo e ressignificação do trabalho nas experiências brasileiras da semana de quatro dias”, conduzida por Alexssandro Moreira Tavares sob orientação do professor Bruno Chapadeiro Ribeiro, investigou como empresas brasileiras estão vivenciando essa mudança. O estudo foi realizado como parte de uma parceria entre a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e a UFF, em acordo de cooperação técnica. O experimento 4 Day Week Brazil já reúne dezenas de organizações que buscam equilibrar bem-estar, desempenho e testar se é possível reduzir o tempo de trabalho sem comprometer resultados. A experiência, conduzida em empresas de diversos setores, avalia se é viável reduzir a jornada e, ao mesmo tempo, preservar o desempenho. A partir de 21 entrevistas com gestores de empresas que testaram o modelo, a pesquisa de mestrado revelou que a adoção da semana de quatro dias combina objetivos organizacionais e preocupações com a qualidade de vida dos trabalhadores. Entre as principais motivações estão o aumento da produtividade, a valorização da saúde mental, a atração e retenção de talentos e o fortalecimento da imagem institucional. Mais informações aqui.