Por Ascom Faperj
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) divulgou nesta quinta-feira (16/10) o resultado preliminar dos editais Cientista do Nosso Estado – CNE (Edital FAPERJ Nº 08/2025) e Jovem Cientista do Nosso Estado – JCNE (Edital FAPERJ Nº 09/2025), dois dos programas mais tradicionais de fomento à pesquisa no estado. Nesta edição, foram concedidas 578 bolsas pelo CNE e 379 pelo JCNE, totalizando 957 projetos contemplados em instituições de ensino e pesquisa fluminenses.
O investimento, com duração prevista de 36 meses, reforça o compromisso da Fundação em apoiar pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e garantir a continuidade de estudos científicos de alto impacto.
A presidente da FAPERJ, Caroline Alves, destacou a importância da manutenção dos programas, que ao longo dos anos se consolidaram como um dos principais instrumentos de apoio à pesquisa no Rio de Janeiro. “Com a continuidade dessas iniciativas, mantemos um ciclo favorável, estimulando que nossos pesquisadores permaneçam no estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo seus estudos e produzindo ciência de alta qualidade. Os programas Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado representam o reconhecimento ao mérito e à dedicação de quem faz ciência em nosso território”, afirmou Caroline.
O programa Cientista do Nosso Estado apoia pesquisadores de reconhecida liderança em suas áreas, enquanto o Jovem Cientista do Nosso Estado incentiva jovens doutores em início de carreira a consolidarem seus grupos de pesquisa.
A diretora Científica da Fundação, Eliete Bouskela, também ressaltou o alcance social e científico dos editais. “Essas e outras iniciativas são essenciais para assegurar uma participação mais ampla de todos os setores da sociedade, especialmente na geração de conhecimento científico”, destacou.
Entre as 38 instituições contempladas no CNE, as que receberam maior número de bolsas foram: UFRJ (207), UERJ (88), UFF (70), Fiocruz (47), PUC-Rio (36), UFRRJ (24) e UENF (18). Já entre as 36 instituições com projetos aprovados no JCNE, se destacam a UFRJ (95), UERJ (67), UFF (64), UFRRJ (29), PUC-Rio (23), Fiocruz e UENF (13 cada) e Unirio (10).
As grandes áreas do conhecimento mais contempladas no CNE foram: Ciências Biológicas (139), Ciências Exatas e da Terra (106), Ciências Humanas (100), Ciências da Saúde (70), Engenharias (66), Ciências Sociais Aplicadas (44), Ciências Agrárias (29) e Linguística, Letras e Artes (22). No JCNE, a distribuição foi: Ciências Humanas (76), Ciências Exatas e da Terra (67), Ciências Biológicas e Engenharias (58 cada), Ciências Sociais Aplicadas (48), Ciências da Saúde (42), Ciências Agrárias (18) e Linguística, Letras e Artes (12).
Os contemplados deverão aguardar comunicação oficial da Fundação, por e-mail, com as instruções para implementação do auxílio.
As listagens, com os projetos pré-aprovados, podem ser consultadas nos links abaixo:
• Resultado Preliminar: Edital Nº 08/2025 – Programa Cientista do Nosso Estado
• Resultado Preliminar: Edital FAPERJ Nº 09/2025 – Programa Jovem Cientista do Nosso Estado
Nota: Recursos deverão ser enviados via SisFaperj, entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025.