Cristina Cruz
![]() |
Solenidade de entrega de outorgas reuniu dirigentes no auditório Ney Palmeiro, no Hupe/Uerj: a partir da esq., o vice-reitor da Uerj, Bruno Deusdará; a presidente da FAPERJ, Caroline Alves; a reitora da Uerj, Gulnar Azevedo; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; e o Pró-Reitor de Saúde da Uerj, Ronaldo Damião (Foto: George Magaraia/Uerj) |
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), está investindo R$ 24 milhões na modernização de unidades universitárias de saúde hospitalar e ambulatorial. Os termos de outorga do Programa de Apoio à Infraestrutura de Unidades Universitárias de Saúde Hospitalar e Ambulatorial Vinculadas à SECTI (Edital FAPERJ Nº 18/2025), foram entregues nesta segunda-feira, dia 6 de outubro, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ), em Vila Isabel — que receberá R$ 17 milhões do total investido.
"Temos compromisso com o fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação na área da saúde. Investir em pesquisa e infraestrutura hospitalar é investir diretamente na vida das pessoas. Esses recursos vão modernizar nossas unidades, equipar laboratórios e garantir condições mais dignas de atendimento e trabalho para os profissionais e estudantes. Ao apoiar nossas universidades, estamos plantando as bases de um futuro mais humano, mais inovador e mais preparado para os desafios da saúde pública", destacou o governador Cláudio Castro.
O investimento permitirá a aquisição e manutenção de equipamentos voltados à pesquisa clínica em seres humanos, com foco em descobertas científicas que contribuam para a melhoria da saúde da população e para o avanço da medicina no estado.
"Estamos cada vez mais investindo na pesquisa científica e no fortalecimento da saúde pública. Este é mais um passo decisivo para garantir que nossas universidades e seus hospitais tenham infraestrutura adequada para inovar, atender melhor à população e formar profissionais ainda mais qualificados", afirmou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.
A chamada pública foi direcionada a pesquisadores vinculados a unidades universitárias de saúde e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) sediadas no estado. Os projetos selecionados receberão apoio financeiro para viabilizar suas propostas, com impacto direto na qualificação da pesquisa em saúde e na ampliação da capacidade de atendimento das instituições envolvidas.
"O apoio à infraestrutura hospitalar universitária é essencial para o avanço da ciência aplicada e da medicina no estado. Com essa iniciativa, buscamos unir pesquisa e atendimento, aproximando os avanços científicos da realidade dos pacientes", ressaltou a presidente da FAPERJ, Caroline Alves.