Cristina Cruz
![]() |
A presidente da FAPERJ, Caroline Alves (C), em reunião com dirigentes do Serratec, Parque Tecnológico da Região Serrana que tem sede em Petrópolis, onde destacou a importância da inovação e do empreendedorismo como motores de um desenvolvimento sustentável e inclusivo (Foto: Divulgação/Serratec) |
A presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Caroline Alves, esteve em Petrópolis, nesta terça-feira, 23 de setembro, para visitar o Serratec, o Parque Tecnológico da Região Serrana. A agenda incluiu encontro com a diretoria do local e participação em uma roda de conversa, onde foram apresentadas as iniciativas desenvolvidas no parque.
Reconhecido como um polo estratégico para o interior fluminense, o Serratec atua como um parque tecnológico de desenvolvimento que fomenta cultura e inovação. Com foco em gerar impacto positivo para a economia e a sociedade, o parque tem como missão transformar vidas através da inovação tecnológica e possui um espaço que reúne empresas, instituições de ensino e poder público em torno de projetos colaborativos de transformação digital e tecnológica.
Durante a visita, Caroline Alves ressaltou a importância de aproximar a FAPERJ dos ecossistemas regionais de inovação. “O Serratec é um exemplo concreto de como a ciência e a tecnologia podem transformar uma região, gerar empregos qualificados e estimular novos negócios. A FAPERJ tem o compromisso de apoiar iniciativas como esta, que ampliam oportunidades e fortalecem a cultura da inovação no Estado do Rio de Janeiro”, afirmou.
Caroline também destacou o papel de parques tecnológicos como o Serratec na descentralização do desenvolvimento econômico. “É fundamental valorizar iniciativas que nascem fora da capital e que mostram, na prática, a força do interior do estado. O trabalho realizado aqui em Petrópolis comprova que inovação e empreendedorismo podem ser motores de desenvolvimento sustentável e inclusivo”, disse Caroline.
Para Alexandre Macedo, presidente do Serratec, a aproximação com a FAPERJ é estratégica para fortalecer o ecossistema de inovação da Região Serrana e ampliar as oportunidades para as empresas, os pesquisadores e estudantes.
A visita ao Serratec integra a agenda da FAPERJ voltada à aproximação com polos de inovação em diferentes regiões do Rio. O objetivo é conhecer de perto os projetos, identificar demandas locais e avaliar formas de apoio e parcerias que possam ampliar resultados.