Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 04/09/2025 | Atualizado em: 04/09/2025

FAPERJ financia e participa da inauguração de Parque Tecnológico Agropecuário Johanna Dobereiner na Uenf

Por Ascom Faperj*

A partir da esq., o secretário de Ciência e Tecnologia, Anderson Moraes; o diretor de Inovação da Uenf, Gonçalo Apolinário; a reitora da Uenf, Rosana Rodrigues; a presidente da FAPERJ, Caroline Alves; e o vice-reitor da Uenf, Fábio Lopes Olivares (Foto: Patrick Viegas) 

A ciência e a inovação ganharam mais um espaço de fortalecimento no interior do estado. Foi inaugurado, na tarde de 28 de agosto, o primeiro Parque Tecnológico Agropecuário, Johanna Dobereiner (ParTec/Uenf), em Campos dos Goytacazes. O espaço funcionará no prédio do antigo projeto de biofábrica, localizado no Colégio Agrícola Antônio Sarlo, hoje pertencente à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), e totalmente reformado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

O investimento da FAPERJ permitiu que o prédio fosse modernizado e adequado para receber, já nesta primeira fase, 25 startups formadas por egressos da Uenf, que transformaram suas pesquisas acadêmicas em soluções inovadoras e negócios de alto impacto. As empresas terão acesso à estrutura de apoio, assessoria técnica e redes de pesquisa e financiamento.

A inauguração reuniu autoridades, representantes do setor produtivo, da comunidade científica, do poder público e da sociedade civil. Estiveram presentes a presidente da FAPERJ, Caroline Alves da Costa; o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; a reitora da Uenf, Rosana Rodrigues; o vice-reitor, Fábio Lopes Olivares; e o diretor de Inovação da Uenf, Gonçalo Apolinário.

A presidente da FAPERJ ressaltou que o Parque reforça a missão da instituição de investir em ciência e inovação como motores do desenvolvimento econômico e social do estado. "Fico muito feliz com mais este passo. Desde que assumi a Presidência da FAPERJ, buscamos ampliar os investimentos não apenas na ciência acadêmica, mas também em inovação e tecnologia. Hoje, já apoiamos cerca de 250 startups incubadas e aportamos R$ 12 milhões em investimentos. O Partec é mais uma conquista nessa trajetória de fortalecimento da pesquisa aplicada e do empreendedorismo científico", afirmou Caroline Alves.

O secretário Anderson Moraes destacou a importância estratégica do novo espaço e o papel da FAPERJ. "A Fundação é o braço que executa a política de ciência e inovação do estado. Não adianta termos orçamento se não tivermos pesquisadores e instituições de excelência como a Uenf para transformar isso em desenvolvimento. O ParTec será um marco não só para o Rio de Janeiro, mas para o País", disse.

O primeiro Parque Tecnológico Agropecuário, em Campos: espaço irá funcionar no prédio do antigo projeto de biofábrica, localizado no Colégio Agrícola Antônio Sarlo, hoje pertencente à Uenf, e totalmente reformado com recursos da FAPERJ (Foto: Divulgação/Uenf)

A reitora da Uenf, Rosana Rodrigues, salientou a importância histórica do momento e agradeceu o apoio decisivo da Fundação. "A FAPERJ financiou 100% da obra de reforma do prédio, permitindo que a Universidade pudesse dar este passo fundamental. Esse Parque é fruto de um esforço coletivo, mas não teríamos chegado até aqui sem o apoio firme da Fundação e da Secretaria de Ciência e Tecnologia", disse.

A solenidade também prestou homenagem à cientista Johanna Dobereiner, referência internacional na fixação biológica de nitrogênio e pioneira na pesquisa em agricultura sustentável, cujo nome batiza o Parque.

O pesquisador da Embrapa, José Ivo Baldani, que trabalhou ao lado de Johanna por 25 anos, ressaltou a relevância da homenagem. "Ela sempre colocou a ciência a serviço da agricultura sustentável e levou o nome do Brasil para o mundo. Ver um espaço de inovação com o nome dela é mais do que justo", afirmou.

O ParTec/Uenf nasce, portanto, como um ambiente de convergência entre ciência, inovação e desenvolvimento econômico, resultado de uma parceria sólida entre universidade, governo estadual e FAPERJ, que segue investindo para transformar o conhecimento científico em benefícios diretos para a sociedade fluminense.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)

Topo da página