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Publicado em: 07/08/2025 | Atualizado em: 07/08/2025

FAPERJ marcou presença no Blockchain Rio em painel sobre inovação no ensino

Cristina Cruz

A presidente da FAPERJ, Caroline Alves, participou, como palestrante, do painel 'Tecnologia na Educação: A Sala de Aula Não Tem Mais Paredes', na programação do Blockchain Rio. O evento reuniu especialistas, gestores públicos e representantes do setor de inovação para debater os impactos das novas tecnologias na transformação da educação (Foto: Divulgação/FAPERJ).

A presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Caroline Alves, participou nesta quinta-feira, dia 7 de agosto, do painel “Tecnologia na Educação: A Sala de Aula Não Tem Mais Paredes”, realizado no Palco Refi Summit, parte da programação do Blockchain Rio. O evento reuniu especialistas, gestores públicos e representantes do setor de inovação para debater os impactos das novas tecnologias na transformação da educação.

Durante sua participação, Caroline Alves destacou o compromisso da FAPERJ com o fortalecimento de iniciativas que integrem ciência, tecnologia e formação educacional em todos os níveis. Segundo ela, é fundamental pensar em uma educação que vá além do espaço físico da escola e que dialogue com os desafios do século XXI.

“Hoje, falar em tecnologia na educação é reconhecer que o conhecimento ultrapassa os limites da sala de aula tradicional. Na FAPERJ, temos apoiado iniciativas que usam a tecnologia como ponte entre a pesquisa e a formação de estudantes”, afirmou.

Caroline defendeu o uso de ferramentas digitais para aproximar os estudantes da ciência e para fomentar uma cultura de inovação desde os primeiros anos da vida escolar. Para ela, o papel das instituições de fomento é garantir que essas oportunidades estejam disponíveis em toda a rede educacional — pública e privada.

“Acreditamos que a ciência pode, e deve, estar presente no cotidiano dos alunos, com recursos que ampliem o acesso ao saber e conectem escolas, universidades e centros de pesquisa. A sala de aula sem paredes também é aquela que estimula a curiosidade, a autonomia e o pensamento crítico. E é nesse ambiente que a inovação floresce”, ressaltou.

O painel também abordou temas como inclusão digital.

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