Estudo revela alterações metabólicas agudas em pilotos da FAB após voos com aeronaves A-29
Um estudo pioneiro conduzido por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Universidade da Força Aérea (Unifa) e Força Aérea Brasileira (FAB), revelou importantes alterações metabólicas agudas em pilotos de aeronaves A-29 Super Tucano logo após voos operacionais. Publicada na Journal of Proteome Research, a pesquisa utilizou técnicas avançadas de metabolômica por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) para analisar amostras de sangue, saliva e urina de 32 pilotos da Base Aérea de Natal. Os resultados indicam que voos com exposição a forças gravitacionais (+Gz) impactam diretamente o metabolismo e a resposta imunológica dos pilotos. Foram identificadas alterações significativas em marcadores de estresse fisiológico, como aumento de neutrófilos em pilotos em treinamento e redução de linfócitos nos instrutores, além de variações expressivas em metabólitos associados à energia, estresse oxidativo e função muscular. Um dos achados mais relevantes foi a redução dos níveis de lactato sérico em ambos os grupos após o voo, o que pode indicar adaptação à atividade anaeróbica induzida pelas manobras de combate. Em contrapartida, a glicose salivar aumentou em 49% nos trainees, sugerindo um esforço metabólico mais intenso nos menos experientes. A pesquisa recomenda o monitoramento metabólico individualizado desde o início da formação de pilotos e a criação de um biobanco de biofluidos. A medida permitiria identificar precocemente riscos à saúde, reduzir fadiga operacional e aumentar a segurança em missões de alta complexidade. A pesquisa foi realizada dentro da cooperação Capes-Procad, sob a coordenação do professor Paulo de Tarso Veras Farinatti, responsável pelo Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde (Labsau) e pelo professor Gilson Costa dos Santos Junior, coordenador do Laboratório de Metabolômica (LabMet). Ambos são da Uerj e desenvolvem seus projetos de pesquisa com apoio da FAPERJ, por meio do programa Cientista do Nosso Estado. Saiba mais aqui.
Tecnologia quântica é tema do novo vídeo do Canal da FAPERJ
As tecnologias quânticas e as suas diferentes aplicações, em áreas como Saúde, Computação, Segurança e Comunicações, são alguns dos aspectos abordados no vídeo divulgado nesta quinta-feira, 24 de julho, no Canal de Divulgação Científica da FAPERJ no YouTube. O vídeo mostra as atividades do Laboratório de Tecnologias Quânticas (QuantumTec), inaugurado recentemente na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Apoiado pela FAPERJ, o QuantumTec vai desenvolver, entre outras atividades, tecnologia para fabricação de chips quânticos ainda não disponível no Brasil. Assista ao vídeo no nosso Canal. Você também pode nos ajudar a atualizá-lo, sugerindo pautas sobre o seu projeto ou as atividades do seu laboratório, instituição ou empresa. Envie sua colaboração para: boletim@faperj.br
Pesquisadores brasileiros farão workshop na Digital Learning Week da Unesco, em Paris
Uma pesquisa conduzida na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre o uso de Inteligência Artificial na Educação, aborda o problema do servilismo nos modelos de linguagem (LLMs) e como esta característica das IAs pode levar não só ao erro científico como também a casos mais graves como psicopatias. Nastassja Pugliese, coordenadora da Cátedra UNESCO para História das Mulheres na Filosofia, Ciências e Cultura e professora dos Programas de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica e em Educação da Faculdade de Educação na UFRJ conta que a pesquisa que faz com Renato Matoso Ribeiro Gomes Brandão, doutor em Psicologia e Filosofia e diretor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio foi selecionada na chamada da Digital Learning Week (Semana da Aprendizagem Digital) entre 550 inscritos. Eles irão conduzir o workshop "AI Sycophancy in Education: Risks, Reflections, and Practical Guidelines" para ministros da Educação de diversos países e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento, que acontece de 2 a 5 de setembro, na sede da Unesco em Paris, conta com formuladores de políticas; chefes e representantes de agências da ONU e organizações internacionais, parceiros de desenvolvimento, atores privados, organizações da sociedade civil, grupos de jovens, administradores, pesquisadores e profissionais da educação em todos os níveis. Eles debaterão o uso da IA na educação com a função de estabelecer normativas e diretrizes internacionais. Lançado em 2023, este é o principal evento anual da Unesco sobre aprendizagem digital e a transformação da educação. Nastassja Pugliese conta com apoio da FAPERJ para suas pesquisas por meio do programa Jovem Cientista Mulher com vínculo em ICTs do Estado do Rio de Janeiro e Renato Matoso é bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado.
Observatório das Metrópoles realiza seminário nacional para debater novo ciclo de pesquisa, após aprovação na Chamada INCT/CNPq com apoio da FAPERJ
O INCT Observatório das Metrópoles realiza, de 28 a 31 de julho, no Rio de Janeiro, o Seminário Nacional "Transformações da Ordem Urbana e Estratégias de Desenvolvimento Urbano Inclusivo, Igualitário, Democrático e Ambientalmente Sustentável". O evento reunirá pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, além de representantes do poder público, para discutir os impactos das mudanças estruturais do capitalismo, especialmente o avanço do rentismo e do neoextrativismo, na organização urbana e regional do País. A programação inclui mesas-redondas dedicadas a analisar temas como reconfiguração das metrópoles, dinâmicas territoriais do agronegócio, mineração e logística, transformações no mundo do trabalho e novas coalizões políticas no espaço urbano. O seminário marca o lançamento do novo programa de pesquisa do Observatório para o período 2025–2030, voltado à produção de conhecimento crítico sobre as desigualdades socioespaciais e a formulação de estratégias para cidades mais justas e sustentáveis. O Observatório das Metrópoles é uma das principais iniciativas científicas do País voltadas ao estudo das transformações urbanas, com atuação em rede nacional e apoio da FAPERJ, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Saiba mais aqui.
CBPF participa de estudo internacional que investiga explosão estelar fracassada
O Laboratório de Inteligência Artificial para Física do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Lab-IA/CBPF) participou ativamente de uma colaboração internacional que observou um fenômeno cósmico inusitado: uma supernova que não explodiu como o esperado. O estudo, publicado recentemente na revista Astrophysical Journal Letters, analisou o comportamento da supernova 2018ivc e propõe que o "fracasso" da explosão — no qual parte do material foi engolida por um buraco negro — pode explicar uma classe rara de eventos intitulada “fenômenos de transição rápida”. Esses eventos intrigam cientistas por sua curta duração e baixa luminosidade. De acordo com o tecnologista do instituto e coordenador do Lab-IA, Clécio De Bom, além de ampliar a compreensão sobre o ciclo de vida das estrelas massivas, o achado também aponta para uma nova forma de estudar o nascimento de buracos negros. De Bom desenvolve seus estudos com apoio da FAPERJ, tendo sido contemplado no edital Apoio ao Jovem Pesquisador Fluminense com vínculo em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), do Estado do Rio de Janeiro. Leia mais aqui.
Fiocruz promove 7ª Jornada Discente, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promove, entre os dias 4 e 7 de agosto, a 7ª Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). Organizado pelos alunos de mestrado e doutorado do Programa, o evento terá como tema "Igor Sacramento – Memórias, Presenças e Futuros", em homenagem ao professor e pesquisador, falecido em abril de 2025. A Jornada contará com rodas de conversa em mesas temáticas, apresentações de trabalhos e oficinas, além da Sessão Solene de Homenagem "Presente na memória: legado de Igor Sacramento". A comissão organizadora do evento destacou a importância do tema, "para honrar a trajetória e o legado do professor, destacando sua contribuição intelectual e humana para o Programa e para o campo da Comunicação e Saúde". O evento também celebra as presenças que hoje constroem o cotidiano do PPGICS — discentes, docentes, egressos e colaboradores — e suas pesquisas que apontam para futuros possíveis, plurais e comprometidos com a transformação social. Segundo a Comissão, a ideia é promover um ambiente de diálogo interdisciplinar e afetivo. Para participar do evento, os interessados devem se inscrever aqui. Já as inscrições de trabalhos deverão ser feitas preenchendo o formulário disponível aqui. A Jornada Discente acontece no Pavilhão Ilma Noronha (4º andar) do prédio do campus Maré, da Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.036.
UFRJ oferece mais de 100 vagas em pós-graduação stricto sensu
A Universidade Federal do Rio de Janeiro está com editais de mestrado e doutorado que disponibilizam mais de 100 vagas. O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social oferece 5 vagas para o doutorado, com inscrições até 30 de julho (acesse o edital neste link). No Programa em Políticas Públicas, a oferta é de 24 vagas para o mestrado, com inscrições até 18 de agosto (veja o edital aqui). Já no Programa de Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial são ofertadas 20 vagas, com inscrições até 15 de agosto (acesse o edital aqui). Todas as demais informações podem ser encontradas aqui.
UniRio abre 117 vagas para mestrado e doutorado em Enfermagem e Biociências
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UniRio) publicou edital que regulamenta o processo seletivo para ingresso nas turmas de mestrado e doutorado em 2026. Ao todo, são oferecidas 117 vagas, sendo 62 para o mestrado e 55 para o doutorado, distribuídas entre quatro linhas de pesquisa e diversos projetos estruturantes. As inscrições estarão abertas de 4 a 18 de agosto, exclusivamente por meio digital, com envio da documentação para o e-mail editais.ppgenfbio@unirio.br. O edital assegura vagas reservadas para ações afirmativas, sendo 30% para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, 5% para pessoas com deficiência e 10% para servidores técnico-administrativos da UniRio. O processo seletivo será composto por cinco etapas eliminatórias e classificatórias: análise documental e homologação das inscrições; prova de proficiência em língua estrangeira (inglês ou espanhol); pré-seleção do projeto de investigação; defesa oral do projeto; e análise do currículo Lattes. As provas terão início em setembro e os resultados finais serão divulgados até 4 de dezembro. Os candidatos aprovados deverão realizar matrícula entre 24 e 26 de fevereiro de 2026. Acesse a seguir o edital completo e a ficha de inscrição e anexos, na página do PPGENFBIO.
Centro de Medicina de Precisão da UFRJ oferece atendimentos médicos individualizados
Uma queixa comum de quem busca atendimento médico é o tratamento padronizado oferecido por parte dos profissionais. Muito se fala sobre a falta do olhar holístico sobre a vida do paciente, importante para o entendimento das suas questões e histórico genético e familiar. A Medicina de Precisão é a área que pode individualizar os tratamentos de saúde e otimizar os resultados. Ela busca alinhar os dados já tradicionalmente utilizados para diagnóstico e tratamento – sinais, sintomas, histórico pessoal ou familiar e exames complementares ao perfil genético do indivíduo. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Centro de Pesquisas em Medicina de Precisão (CPMP), integrante do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), é uma das unidades de ensino e pesquisa do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado na Cidade Universitária. Com cinco pavimentos e área total de cinco mil metros quadrados e 170 profissionais para a realização de pesquisas laboratoriais, investiga individualidades do organismo humano, a partir da identificação de características genéticas de doenças hereditárias raras e complexas, que têm custo elevado e não acessível à maior parcela da sociedade brasileira. Ali funcionam seis laboratórios, cada um com múltiplas linhas de pesquisa. Em um futuro próximo, será possível aliar os perfis proteico e metabólico ao perfil genético de uma pessoa, proporcionando a produção de terapias e medicamentos mais eficazes. Para a indústria, é a chave do desenvolvimento de soluções para pacientes que não respondem a tratamentos convencionais e pode, potencialmente, reduzir os custos e a demora dos ensaios clínicos.
Teatro da Uerj comemora 28 anos com espetáculos de dança e música
O Teatro Odylo Costa Filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), celebra seu 28º aniversário no próximo sábado, 26 de julho. Para comemorar, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e o Departamento Cultural, através de sua Divisão de Teatro, convida o público para a roda de choro do Quinteto Guanabara nesta sexta-feira, 25 de julho, às 18h30, com apresentação de obras de clássicos do choro brasileiro, como Pixinguinha, Nazareth, Duda e outros mestres em arranjos para quinteto de sopros. Criado em 2022, a partir do Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o grupo surgiu sob orientação do professor Aloysio Fagerlande e do técnico Gabriel Peter. Formado por João Pedro Barros (flauta), Queren Oliveira (oboé), João Pedro Souza (clarineta), Gustavo Magalhães (fagote) e Felipe Portugal (trompa), o Quinteto Guanabara explora obras de compositores consagrados e de novos talentos, além de pesquisar peças brasileiras escritas especialmente para essa formação. O evento é gratuito, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla. O teatro Odylo Costa Filho está localizado no Campus Maracanã da Uerj e tem 950 lugares. Possui elevador para pessoas com mobilidade reduzida e o concerto será traduzido em Libras. Mais informações no Instagram @teatrosuerj
Aluno da UFF recebe prêmio Déa Fenelon de Ensino de História
O doutorando Marcus Vinicius Rocha Vieira, aluno do Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi um dos vencedores do 3º Prêmio Déa Fenelon de Ensino de História, concedido pela Associação Nacional de História (Anpuh), que avalia práticas de educação de todas as regiões do País. Com orientação da pesquisadora Lívia Monteiro, o trabalho intitulado “Meu bairro, minha África: um diálogo entre escola e território na construção de uma Educação Antirracista” foi elaborado na confluência entre universidade, escola e comunidade e surgiu a partir das inquietações do professor na sala de aula da rede pública. “A pesquisa surgiu a partir da percepção da existência de um alunado predominantemente negro, que não se identifica com a escola e com as aulas de História, historicamente norteadas por um material didático eurocêntrico que subalterniza as histórias dos povos africanos e afro-brasileiros. O reflexo disso entre os estudantes era a folclorização e a limitação das histórias negras à escravização”, explica o doutorando. Marcus Vinícius é egresso do Programa de Mestrado Profissional da UFF e atualmente cursa a primeira turma do Doutorado Profissional do mesmo programa na universidade. O pesquisador destaca que abordar a questão étnico-racial dentro de uma perspectiva que abre espaço para outras narrativas, construída de forma colaborativa entre universidade, educação básica e comunidade escolar, abre espaço para que os estudantes possam se encontrar na escola, reforçar suas identidades e permanecer estudando.
UniRio divulgará edital unificado de Bolsas e Auxílios no dia 28/07
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UniRio) divulgará, na próxima segunda-feira, 28 de julho, o Edital Unificado de Bolsas e Auxílios referente ao segundo semestre de 2025. A iniciativa reúne, em um único processo seletivo, as bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), Auxílio Moradia (AM) e Auxílio Alimentação (AA). Os estudantes interessados poderão se candidatar a um, dois ou aos três benefícios de forma integrada, mediante o preenchimento de um único formulário e envio de documentação, conforme as exigências do edital. O período de inscrições vai de 28 de julho a 15 de agosto, até às 17h, sem possibilidade de prorrogação. Os auxílios terão duração de 24 meses, com início dos repasses previsto para setembro, no caso da Bolsa de Incentivo Acadêmico, outubro para o Auxílio Moradia, e novembro para o Auxílio Alimentação. Cada modalidade terá cronograma próprio com previsão de resultado preliminar, prazo para recursos e divulgação do resultado final. Entre as novidades deste edital estão a possibilidade de inscrição com o CadÚnico atualizado, desde que acompanhado do comprovante de matrícula, exceto para o Auxílio Moradia, que exige documentação complementar. Além disso, ingressantes do segundo semestre que ainda não possuem matrícula poderão utilizar o CPF no ato da inscrição. Estudantes dos cursos de Medicina e Biomedicina terão acesso a um Auxílio Alimentação majorado, no valor de R$ 564, como medida temporária diante da ausência de restaurante escola nos campi do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) e do Instituto Biomédico (IB). O benefício adicional será mantido até que a Universidade possa oferecer refeição subsidiada. A PRAE orienta os estudantes a iniciarem desde já a organização da documentação e, se necessário, agendarem atendimento com a equipe do Serviço Social. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail servicosocial.prae@unirio.br