Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 22/05/2025 | Atualizado em: 22/05/2025

Notas – Semana de 22 a 28 de maio de 2025

Serviço Social da Uerj recebe Medalha Tiradentes da Alerj
A Uerj sediou, na quinta-feira passada, 15 de maio, Dia do Assistente Social, a sessão solene de entrega da Medalha Tiradentes à Marilda Villela Iamamoto, professora titular aposentada da Faculdade de Serviço Social da Universidade. A iniciativa do deputado estadual Professor Josemar (PSOL), em coautoria com a deputada Marina do MST (PT), é a mais alta condecoração oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e foi concedida à homenageada por sua relevância nacional e internacional no campo do serviço social e por sua trajetória de vida marcada pelo compromisso com a coletividade e pela defesa dos direitos humanos. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marilda Iamamoto consolidou sua carreira acadêmica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde atuou como professora titular na Faculdade de Serviço Social e contribuiu significativamente para o desenvolvimento do pensamento crítico na área. Sua militância social se expressa na luta pela reconceituação do serviço social, buscando uma abordagem mais alinhada às necessidades da classe trabalhadora e aos desafios impostos pela desigualdade social no país. Marilda enfrentou perseguições durante a ditadura militar devido ao seu engajamento político e acadêmico. Apesar das adversidades, ela seguiu firme em sua produção intelectual e na formação de novas gerações de assistentes sociais, consolidando um legado que continua a influenciar o pensamento crítico e a prática profissional no Brasil.

ABC e UFRJ realizam simpósio sobre vida e obra de Eliezer J. Barreiro
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASSBio/UFRJ) irão realizar, nesta sexta, 23 de maio, data em que Eliezer Barreiro completaria 78 anos, um encontro científico em homenagem ao professor e pesquisador, que faleceu em 2024. O evento acontece a partir das 9h30, no auditório da ABC. Eleito membro titular da ABC em 1997, Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro teve papel central na consolidação da química medicinal como área estratégica para o país. Sua atuação combinou excelência científica, compromisso com a formação de recursos humanos e a firme defesa da autonomia nacional na área farmacêutica. O Simpósio Vida e Obra de Eliezer J. Barreiro reunirá colegas, ex-alunos e colaboradores para relembrar sua trajetória, celebrar seu legado e discutir temas atuais da pesquisa em fármacos no Brasil. As inscrições podem ser feitas aqui.

UFF abre concurso público para preencher 105 vagas
A Universidade Federal Fluminense (UFF) abriu concurso público destinado ao provimento de vagas em cargos técnico-administrativos em educação, para lotação nas Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFF situadas em Niterói, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. O Edital 96/2025, já está disponível e pode ser acessado aqui. São oferecidas 105 vagas, das quais 31 para cargos de nível superior e 74 para cargos de nível médio, vinculados ao Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. Para os cargos de nível médio, como o de Assistente Administrativo, o vencimento básico será de R$ 3.029,90, e para nível superior o vencimento básico será de R$ 4.967,04. Ambos acrescidos de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, ressarcimento de plano de saúde entre outros. A inscrição será realizada exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico da Coseac, das 12h do dia 9 de junho até as 12h do dia 7 de julho.

Programas de Engenharia da Coppe e IFRJ lançam dois livros
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMM/Coppe/UFRJ), em parceria com o Programa de Engenharia de Nanotecnologia (PENt/Coppe/UFRJ e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), campus Duque de Caxias, farão o lançamento no dia 29 de maio, às 14 horas, das versões impressa e digital de dois livros, frutos das atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Avaliação de Aditivos Poliméricos para a Indústria do Petróleo: Procedimentos Experimentais”, organizado por  Elizabete F. Lucas, Luciana S. Ferreira e Bruna F. Alves, terá versão impressa e reúne metodologias utilizadas na avaliação de desempenho de diferentes tipos de aditivos poliméricos que são utilizados na indústria do petróleo. O livro apresenta experimentos laboratoriais para avaliar o desempenho de polímeros em algumas de suas aplicações na indústria do petróleo. A publicação conta com links para vídeos que demonstram os procedimentos, tornando o conteúdo ainda mais didático e acessível e está disponível para acesso aberto em www.editora.ufrj.br. Já “Experimentando a Ciência: Procedimentos para EFII e EM" tem versão digital e é derivado do projeto "Futuras Cientistas: Promovendo a participação e o protagonismo feminino da educação pública em carreiras científicas",  financiado pela FAPERJ por meio do edital Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação, sob a coordenação da professora Elizabete Fernandes Lucas, da UFRJ. O objetivo do projeto é incentivar estudantes dos ensinos Fundamental II e Médio para as carreiras profissionais relacionadas às ciências e engenharias. O lançamento acontece no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ (Av. Athos da Silveira Ramos, 149 | Bloco A, 2º andar).

Parceria entre UFRJ e startup suíça usa a inteligência artificial na análise de obras de arte
A Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ) firmou parceria com a startup suíça Monitoring Art with Technology, Innovation and Science (Matis), especializada em imagens multiespectrais avançadas e inteligência artificial. A empresa desenvolveu uma nova tecnologia para a captação de fotografias multiespectrais e ofereceu uma capacitação sobre o tema para alunos da EBA e profissionais externos à UFRJ.O evento, financiado pela agência de inovação Swissnex, contou com dois dias de imersão nas novas tecnologias desenvolvidas pela empresa, por meio de dois workshops realizados na cidade universitária. No primeiro dia, direcionado para os alunos da EBA, foram realizadas análises de obras do Museu D. João VI – museu universitário da EBA -, que tem em seu acervo produções da Academia Imperial de Belas Artes, da Escola Nacional de Belas Artes e parte da história recente da EBA/UFRJ, além de doações de colecionadores. Segundo Daniel Lima Marques de Aguiar, professor do curso de Conservação e Restauração, a ideia do workshop era “transmitir para os estudantes da UFRJ em primeira mão essa tecnologia nascente”. O segundo dia foi direcionado aos profissionais do mercado de artes, com análise de obras da Casa Museu Eva Klabin. De acordo com Daniel, as fotografias multiespectrais são formas de coletar dados, uma tecnologia que possibilita enxergar na pintura o que os olhos nus não conseguem ver. Tais informações são importantes para o trabalho dos conservadores e restauradores porque ajudam a entender a história da obra e a sua autenticidade.

Artigo publicado na revista E-scrita aborda as construções contrastivas no português brasileiro
A servidora da FAPERJ Ana Carolina Felipe Bittencourt é coautora do artigo “Construção Complementar Contrastiva”, recém-publicado na revista E-scrita – Revista do Curso de Letras da Uniabeu. O estudo foi desenvolvido durante a realização da sua pós-graduação em Língua Portuguesa na Faculdade de Formação de Professores da Uerj (FFP), em parceria com o professor e pesquisador Marcos Luiz Wiedemer, que foi contemplado no programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da Fundação. O artigo investiga construções linguísticas que expressam, simultaneamente, complementaridade e contraste, com foco nas expressões “qualquer modo”, “qualquer forma” e “qualquer maneira” no português brasileiro contemporâneo. A pesquisa se ancora na Gramática de Construções Baseada no Uso e na Abordagem Socioconstrucionista, adotando uma perspectiva funcional e discursiva do uso da língua. A publicação representa uma importante contribuição para os estudos linguísticos no Brasil, ao lançar luz sobre os mecanismos de organização do discurso e estratégias de contraste presentes no uso cotidiano da língua. Acesse o artigo completo na revista E-scrita: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/5061

Vila psiquiátrica da Uerj alinhada à consolidação da reforma psiquiátrica no Brasil
Comemorado em 18 de maio, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial resgata o início do Movimento da Reforma Psiquiátrica, no final da década de 70, que culminou com a lei que prevê o fechamento gradual de manicômios e hospícios, proporcionando atendimento mais humanizado para pacientes acometidos por doenças mentais. No entanto, antes mesmo da aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica, de 2001, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vem implementando práticas que fortalecem um novo paradigma no atendimento psiquiátrico. Num canto discreto do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj), uma vila sem grades, com serviço de hotelaria e até musicoterapia atende mais de mil pacientes psiquiátricos por mês. Uma pequena porta dá acesso ao serviço que estudantes e profissionais se acostumaram a chamar de "Vila Psiquiátrica". O local, cujo nome oficial é Unidade Docente Assistencial (UDA) de Psiquiatria, abriga três núcleos: o Centro de Convivência, o Ambulatório e a Enfermaria Professor Dr. Paulo Pavão, esta última nomeada em homenagem ao psiquiatra que dirigiu a unidade por 25 anos, de 1990 a 2015, e que, mesmo aposentado, segue atuando como voluntário. A equipe multidisciplinar da UDA oferece atendimento integrado, incluindo consultas e internações de curto período, e atividades terapêuticas e de reinserção social. A estrutura, que parece modesta à primeira vista, é um dos pilares da formação em psiquiatria na Universidade e do atendimento à população do Rio de Janeiro, com internações curtas, sempre que possível, acompanhamento ambulatorial e o encaminhamento para os Caps ou para os centros de convivência, como o que existe na UDA de Psiquiatria da Uerj. Os atendimentos na enfermaria psiquiátrica do Hupe são regulados via Sistema de Regulação (Sisreg/SER), e os novos pacientes devem ser encaminhados por uma Clínica da Família ou Unidade Básica de Saúde. Embora não seja possível garantir o encaminhamento para o Hupe, o paciente pode mencionar este desejo para a equipe de atenção primária na Unidade de Saúde.

Inscrições abertas para a 3ª Olimpíada de Inovação da UniRio
Já estão abertas as inscrições para a 3ª Olimpíada de Inovação da UniRio, que será realizada nos dias 7, 13, 14, 15, 16 e 17 de junho. Voltada para estudantes de graduação, mestrado e doutorado da Universidade, a competição tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a criação de novos negócios de base tecnológica entre os alunos, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de inovação social, educação, saúde, smart cities, economia criativa, sustentabilidade, gestão pública, comunicação e tecnologia da informação. A inscrição é individual. Os participantes devem ter mais de 18 anos, estarem regularmente matriculados e serão orientados a formar grupos de até cinco integrantes para o desenvolvimento de uma ideia inovadora ao longo do evento. Idealizada e realizada pela equipe do Projeto de Empreendedorismo, Compartilhamento e Inovação da UniRio, a 3ª Olimpíada de Inovação, também chamada de Projeto Empreende UniRio, conta com o apoio da FAPERJ. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição. Mais informações e regulamento aqui.

Inscrições para a XXIII da RNEC se encerram nesta sexta (23/5)
Nesta sexta, 23 de maio, é o último dia de inscrições para a XXIII Reunião da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência (RNEC), que acontece de 1º a 4 de junho no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), localizado à Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo. Em 2025 a RNEC comemora 40 anos da criação dos cursos de férias para estudantes de baixa renda, iniciados na UFRJ, que resultaram na formação da Rede. Durante esses anos de atividade, foram firmadas parcerias que viabilizaram o projeto. O Encontro Anual da RNEC é um momento de integração que permite espaço para as trocas de saberes e experiências entre diferentes áreas e regiões do Brasil em prol da comunicação científica, da divulgação e popularização da ciência. A estruturação do evento como um encontro, e a própria estrutura da RNEC, visa viabilizar o compartilhamento de saberes, incentivar o questionamento e impulsionar a criatividade entre seus membros, sejam eles pesquisadores ou estudantes. A programação final do evento encontra-se disponível no formato pdf aqui. As inscrições podem ser feitas aqui

HUGG abre inscrições para programas de iniciação científica e tecnológica
Estão abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica (PIC) e o Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), oferecidos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São oferecidas 17 vagas ao todo, das quais sete para o PIT e 10 para o PIC. As bolsas, no valor R$700, terão vigência de 12 meses. Os programas possibilitam a aproximação dos alunos com a prática da pesquisa e da inovação, visando à formação de recursos humanos qualificados e a integração dos graduandos à cultura científica e tecnológica. A proposta é aplicar a metodologia científica e tecnológica na solução de problemas e na melhoria de processos em saúde – especialmente aqueles enfrentados no dia a dia dos hospitais universitários federais. As inscrições estão abertas até o dia 13 de junho. Instruções para inscrição, documentação exigida, critérios de seleção, cronograma e outras informações estão disponíveis na página de cada programa: PIT e PIC.

Topo da página