Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 07/05/2025 | Atualizado em: 07/05/2025

NOTA DE PESAR. FAPERJ se une às manifestações de pesar pelo falecimento do matemático Jacob Palis

Por Ascom Faperj*

Jacob Palis: um dos mais respeitados e premiados cientistas do País, ele contribuiu para a modernização da pesquisa matemática brasileira, promovendo a internacionalização da ciência no Brasil (Foto: Daryan Dornelles/IMPA)

A FAPERJ lamenta profundamente o falecimento nesta quarta-feira, 7 de maio, do ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e ex-diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Jacob Palis.

Matemático brilhante e um dos mais respeitados e premiados cientistas do país, contribuiu para a modernização da pesquisa matemática brasileira, promovendo a internacionalização da ciência no Brasil e sendo um defensor incansável na busca por mais recursos para a ciência nacional. Trabalhava na área de sistemas dinâmicos, que servem para modelar fenômenos evolutivos da natureza e de outras áreas. Organizou o Simpósio Internacional de Sistemas Dinâmicos (1971) no IMPA, atraindo pesquisadores renomados e criando oportunidades para que jovens talentos desenvolvessem pesquisa de ponta no país.

Além da Academia Brasileira de Ciências, presidiu a Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês), foi membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, da Accademia dei Lincei, da Academia da China, da Academia alemã Leopoldina, da Academia das Ciências de Lisboa e da Académie des Sciences, entre outras.

Conquistou reconhecimento internacional e reuniu inúmeros prêmios e títulos, dentre os quais o Prêmio TWAS em Matemática (1988), da Academia Mundial de Ciências (TWAS); Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia (1990), do Governo Brasileiro; Prêmio Interamericano para Ciência (1995), da Organização dos Estados Americanos; Prêmio Balzan em Matemática (2010), da Fundação Balzan; Medalha Solomon Lefschetz (2013), no Congresso Matemático das Américas.

Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (1994); o título de Cavaleiro da Legião de Honra (2005), do Governo Francês; e a Ordem do Mérito Naval (2012), da Marinha do Brasil e o título de Doutor Honoris Causa em diversas Universidades Estrangeiras e Brasileiras.

Jacob Palis tem um longo histórico de contribuições à FAPERJ, tendo ocupado por mais de uma vez a presidência do Conselho Superior da Fundação.

* Com informações da Academia Brasileira de Ciências (ABC) 

Topo da página