Por Ascom Faperj
A Diretoria de Tecnologia da FAPERJ lança nesta quinta-feira, 8 de maio, a segunda edição do edital “Doutor Empreendedor – Fase 2: Acelerando Negócios de Base Tecnológica”. Essa iniciativa visa dar continuidade ao fortalecimento do programa ao apoiar as empresas criadas através da primeira rodada de fomento na sua inserção e consolidação no mercado, além de capacitá-las no processo de captação de recursos privados que garanta sua sustentabilidade financeira sem a dependência de recursos públicos de fomento. As submissões poderão ser realizadas através do SisFAPERJ a partir de 9 de junho.
O público-alvo dessa edição são os sócios, originalmente contemplados, das empresas criadas na edição de 2022 do Programa, cujo ciclo de 24 meses de bolsa se encerra em maio deste ano. O edital atende a uma demanda dos empreendedores, que, por meio do acompanhamento realizado pela Diretoria de Tecnologia e pelas discussões feitas no âmbito da Rede Doutor Empreendedor, concluíram que o ciclo inicial de dois anos é insuficiente para tonar as empresas sustentáveis em razão do risco tecnológico envolvido, dentre outros obstáculos.
Serão destinados até R$ 12 milhões e 160 mil, oriundos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Fatec), permitindo apoiar até 20 (vinte) projetos. Todos os selecionados terão direito a uma bolsa Doutor Empreendedor no valor de R$ 7.500 para o proponente por até 24 meses e até R$ 320 mil de Auxílio Financeiro para custear despesas de capital e custeio relativas ao desenvolvimento do projeto selecionado. Do total de recursos de auxílio, os empreendedores poderão utilizar até R$ 40 mil para custear uma capacitação voltada para a estruturação e inserção de empresas de base científico-tecnológica no mercado.
Além disso, até 12 (doze) projetos terão direito a uma bolsa Doutor Empreendedor adicional por até 24 meses a ser outorgada para um sócio da empresa que possua título de Doutor em Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela Capes e que resida no estado do Rio de Janeiro. Esta segunda bolsa tem como objetivo suprir a necessidade apontada pelos empreendedores em relação à formação e manutenção de equipe.
A avaliação ocorrerá em duas etapas: a conformidade, que verifica a elegibilidade e o correto preenchimento dos dados do projeto e do orçamento solicitado, e a avaliação de mérito, onde o projeto é julgado de acordo com os critérios estabelecidos. A avaliação de mérito será na forma de uma banca composta por membros externos e que julgará as propostas de acordo com a i) maturidade tecnológica; ii) maturidade de mercado; iii) maturidade comercial; e iv) maturidade de gestão.
Além de preencher o formulário online, os empreendedores deverão anexar seu currículo e da equipe envolvida; comprovação de doutorado do sócio a ser indicado para a bolsa extra; cronograma de execução de 24 meses; o CNPJ e o contrato social da empresa; o projeto aprovado na Fase 1 do Programa; os comprovantes das parcerias estabelecidas e/ou validações com clientes; e a proposta orçamentária das firmas para a aquisição de todos os itens solicitados no orçamento.
Confira o edital na íntegra: