Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 24/03/2022 | Atualizado em: 28/03/2022

Jogo Quantum Cat é a nova aposta da startup Delta Arcade

Claudia Jurberg

No novo game, os jogadores são levados em uma jornada para ajudar o Sr. Bigode, um gato, a voltar para casa depois dele se perder no mundo quântico

No dia 9 de abril, a startup Delta Arcade lançará o game Quantum Cat. Do gênero plataforma de precisão e com uma mecânica inovadora e divertida, o Quantum Cat traz narrativa engajadora para brincar com conceitos da Física quântica. Todo feito a mão em 2D, os jogadores são levados em uma jornada para ajudar o Sr. Bigode, um gato, a voltar para casa depois dele se perder no mundo quântico. Dando uma de gato de Schrödinger, o jogador deve alternar em estados "vivo" e "morto" para avançar pelo mundo quântico e evitar obstáculos do tamanho de um átomo, ajudando o Sr. Bigode a encontrar a sua dona.

O Gato de Schrödinger traz um dos paradoxos mais famosos da Física quântica. Foi desenvolvido pelo físico austríaco Erwin Schrödinger, em 1935, e é usado até hoje para ilustrar o conceito de superposição, que seria a capacidade de dois estados opostos existirem ao mesmo tempo: o “vivo” e o “morto”. Complexo para a maioria das pessoas, o paradoxo pode ser melhor compreendido a partir do game, afirma Paulo Eduardo Aragon, um dos sócios da Delta Arcade.

A equipe da startup nasceu da união de cinco jovens desenvolvedores de games do bem que acreditam que os jogos são ferramentas capazes de mudar o mundo. A missão é contar histórias poderosas por meio de games criativos. O grupo, selecionado no programa StartupRio, recebe apoio da FAPERJ.

Um outro projeto que a turma da Delta Arcade está envolvida é relacionado ao ano eleitoral. O grupo criou um game eletrônico, o Politicagem, que visa aumentar o engajamento e empoderar os cidadãos. Na dinâmica criada, o jogador assume o controle do Roberval - um deputado recém-eleito que precisa se virar no meio político.

O Politicagem já possui protótipo demonstrável, testado e aprimorado. Uma das arenas de teste foi no Parlamento Juvenil, iniciativa da Alerj, e que leva adolescentes da rede pública de educação de todo o estado para aprender mais sobre o sistema político brasileiro e a função de um parlamentar. O game também foi testado durante o Rock in Rio e fez enorme sucesso.

No momento, a Delta Arcade está à procura de financiamento para finalizar o Politicagem e poder disponibilizá-lo de forma gratuita entre instituições de educação de todo o Brasil.

Mais aventuras – A Delta Arcade traz em seu portfólio outras aventuras como o Don't Give Up - um jogo de sobrevivência casual que provoca reflexões sobre a relação da vida com a morte tanto para fãs de jogos eletrônicos, como para o grande público. Lançado em 2021, é bem acessível já que o jogador não precisa ficar horas para avançar na dinâmica do jogo.

O grupo também desenvolveu um produto de entretenimento para o período da pandemia. O Bright Days in Quarantine foi idealizado para trazer uma mensagem positiva sobre o isolamento social causado pelo coronavírus. O projeto foi desenvolvido em menos de um mês e é um dos jogos disponíveis na nova plataforma de games brasileiros do Sesc digital.

E para quem se lembra dos jogos de memórias, a equipe assina uma versão similiar, o Inside the Memories, que aborda a narrativa de um indivíduo que tenta recuperar as próprias memórias, descobrindo o valor da vida. É uma releitura do clássico, no qual o grande desafio é encontrar um par de cartas idênticas num conjunto de cartas espalhadas de cabeça para baixo sobre a mesa, porém com a inserção de mecânicas diferenciadas. Para desbloquear novas fases, o jogador deve encontrar todos os pares o mais rápido possível, tomando cuidado com as várias “cartas armadilha” escondidas na mesa.

A equipe da startup nasceu da união de 5 jovens desenvolvedores de games que acreditam que os jogos são ferramentas capazes de mudar o mundo

Paulo Eduardo Aragon, da Delta Arcade, afirma que “o mercado de games não para de crescer, e hoje já é do tamanho ou maior que indústrias do entretenimento mais tradicionais como o cinema e a música. Ao mesmo tempo, isso traz também enormes desafios. Em um mercado global como esse, em que competimos com estúdios de todo o mundo, muitos deles com muito investimento, devemos o tempo todo pensar em entregar experiências únicas, capazes de se destacar diante de inúmeros jogos lançados diariamente.”

Idealizada em 2018, a Delta Arcade se concretizou em 2019, ano em que também alcançou grande reconhecimento. A startup foi a vencedora o 1º concurso de jogos digitais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com o projeto do jogo eletrônico Cidade do Amanhã. Neste jogo são abordados os 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. O jogador deve se posicionar como um avatar que pode ser um prefeito, juiz, vereador, empresário ou cidadão comum. Cada um tem uma habilidade que pode ser usada ao longo do jogo.

O Programa Startup Rio foi criado em 2013 com a ideia de incentivar, promover e apoiar iniciativas de inovação em tecnologia digital, de forma a motivar a cultura de criatividade e empreendedorismo no estado do Rio de Janeiro. Com cinco edições, o programa, que reúne Faperj e Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, já investiu mais de R$ 16 milhões em um total de 260 startups. E hoje, há polos em municípios do interior fluminense como Barra Mansa, Campos de Goytacazes, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaperuna, Macaé, Mangaratiba, Petrópolis e Vassouras.

O coordenador do programa StartupRio, Marcos Neme, espera lançar em breve o edital 2022, que será ampliado para mais municípios. Os projetos devem ser nos segmentos de games e serviços de Internet, aplicativos para Internet, tecnologias sustentáveis e mídias digitais, com foco na convergência digital, uso da Internet das Coisas e de aplicações para cidades inteligentes, sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Topo da página