Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 07/11/2024 | Atualizado em: 07/11/2024

Notas – Semana de 7 a 13 de novembro 2024

Policlínica Piquet Carneiro promove evento de inovação tecnológica em saúde
A Policlínica Universitária Piquet Carneiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPC/Uerj) promove na próxima segunda, 11 de novembro, o 1º Simpósio de Gestão e Feira de Inovação Tecnológica em Saúde (1º Siftec), cujo objetivo é aprimorar e tornar transparentes os processos referentes à gestão da unidade. O evento apresentará as experiências de sucesso e os desafios enfrentados, além de expor os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da PPC/Uerj nos ambulatórios. Também será elaborado coletivamente documento destinado à gestão de saúde, que servirá como proposta a ser incorporada, eventualmente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O 1º Siftec conta com auxílio do edital de Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ.  O evento é destinado a gestores, secretários municipais de saúde e a profissionais e estudantes da área. As inscrições são gratuitas, mas cada participante deverá doar um livro infantojuvenil, que fará parte da Biblioteca da Policlínica. O formulário de inscrição e a programação estão disponíveis no site da PPC/Uerj, em http://www.ppc.uerj.br. O Simpósio e a Feira ocorrem simultaneamente, das 8h às 14h30, no auditório do Centro de Estudos da Policlínica, que fica na Avenida Marechal Rondon, 381 – São Francisco Xavier.

UFRRJ promove a 1ª Semana Global do Empreendedorismo
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) irá realizar no Campus de Seropédica, de 11 a 13 de novembro, a 1ª Semana Global do Empreendedorismo. O evento gratuito é direcionado para empresários, empreendedores e estudantes da Baixada Fluminense e será uma imersão no mundo dos negócios. A programação oferecerá palestras, oficinas e oportunidades de networking, com o objetivo de inspirar novas ideias e impulsionar projetos empreendedores. Os participantes terão a chance de transformar conhecimento em ação, adquirindo ferramentas práticas para desenvolver suas iniciativas. Organizado pela Agência de Inovação e pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão em Estratégia da UFRRJ, o evento será uma oportunidade para aqueles que desejam aprimorar sua jornada no mundo dos negócios. Acompanhe as novidades e a programação completa no Instagram @sge.ufrrj. Inscrições podem ser feitas aqui.

Startup apoiada pela FAPERJ e TEC Campos participa do Shark Tank Brasil
A Yapuana, criadora do dispositivo inteligente de dispersão de aromas “Intenso”, participará hoje, 7 de novembro, do Shark Tank Brasil, programa de reality do canal Sony. Pioneiro no segmento de empreendedorismo no País, o programa oferece a quem participa a oportunidade de lançar suas ideias de negócios para grandes investidores - os chamados tubarões - na esperança de conseguir aportes financeiros. O dispositivo Intenso é alimentado por cápsulas com aromas inteligentes e funcionais, ativado e controlado por aplicativo com biofeedback, com tecnologia proprietária e design brasileiro com depósito de patente. As cápsulas aromáticas são classificadas numa escala de 1 a 10, de acordo com a intensidade do aroma. A startup é apoiada pela FAPERJ por meio de Bolsa de Inovação Tecnológica, e pela incubadora TEC Campos, de Campos dos Goytacazes. Participou do Programa Centelha RJ, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ficando em 60º lugar. Yapuana é uma startup de bem-estar e tecnologia olfativa com proposta de valor ambiental e social. Assista a participação da Yapuana aqui.

Academia de Ciências lança livro sobre Ensino Superior
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) está lançando a obra “Um Olhar Sobre o Ensino Superior no Brasil”, uma análise profunda e detalhada do sistema de ensino superior brasileiro. Conduzida pelo Grupo de Trabalho da Academia Brasileira de Ciências entre 2023 e 2024, o livro examina os principais desafios enfrentados pelo País, desde a necessidade de ampliação e democratização do acesso à educação superior. Propõe uma reestruturação nos modelos de instituições públicas de ensino superior, incluindo a criação das Faculdades Federais do Brasil, que poderá agregar ao sistema, além da expansão, também diversidade, agilidade, flexibilidade e mobilidade necessárias. Além disso, para a formação de recursos humanos qualificados para a inovação científica e tecnológica, a obra propõe a criação de um novo modelo de financiamento ao ensino superior público, de caráter temporário, com os Centros de Formação em Áreas Estratégicas (CFAEs), focando na indução de um ecossistema educacional e científico que favoreça o desenvolvimento socioeconômico sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais. Com base em experiências internacionais, o trabalho apresenta soluções práticas para modernizar e expandir o ensino superior no Brasil, considerando a realidade econômica e as especificidades do País.

Vestibular Cederj 2025.1 abre inscrições com oferta de cursos semipresenciais da UniRio
O Vestibular Cederj está com inscrições abertas, até o dia 24 de novembro, para o primeiro semestre de 2025. São 7.743 vagas em 17 cursos na modalidade semipresencial. Para Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) a oferta é de 1.065 vagas nos cursos de Biblioteconomia e Licenciaturas em Matemática, Pedagogia, Turismo e História. A seleção será composta por uma prova objetiva e uma prova de redação. Os candidatos que optarem por utilizar as notas do Enem serão classificados em ordem decrescente da média das notas obtidas nas provas do Enem, considerando as provas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Redação, em conformidade com as regras estabelecidas pelas instituições, previstas no edital e anexos. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 24 de novembro, pelo endereço eletrônico.

Professores da UFRJ lançam livro sobre avaliação de aditivos para a indústria do petróleo
As professoras Elizabete Lucas e Luciana Ferreira do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), juntamente com a pesquisadora Bruna Alves, formada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe, acabam de fazer o pré-lançamento da versão digital do livro “Avaliação de aditivos poliméricos para a indústria do petróleo: Procedimentos experimentais”. A obra é publicada pela Editora UFRJ e conta com auxílio da FAPERJ por meio do Programa de Apoio à Editoração para a versão impressa, que estará disponível no início de 2025. Segundo as organizadoras, o livro é fruto de um curso de Extensão oferecido pelo PEMM/Coppe, que contou com a participação de diversos alunos de graduação e de pós-graduação. A avaliação de desempenho de aditivos poliméricos é o foco da obra, entretanto, os ensaios também podem ser aplicados a aditivos de outra natureza. O livro apresenta também procedimentos de caracterização básica de petróleo e a obtenção de polímero para utilização em tratamento de água. Cada experimento descrito apresenta um link para um vídeo demonstrativo. O livro pode ser adotado por estudantes de ensino técnico, de graduação e de pós-graduação, além de profissionais da indústria interessados em adquirir informações básicas sobre os ensaios de avaliação descritos. A versão digital pode ser acessada gratuitamente aqui

Jardim Botânico do Rio de Janeiro divulga editais de mestrado e doutorado profissionais
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Profissional Biodiversidade em Unidades de Conservação, da Escola Nacional de Botânica Tropical/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ), tornou públicos os editais para os exames de seleção para os cursos de mestrado profissional e doutorado profissional – turma 2025. As inscrições acontecem no período de 18 de novembro a 20 de dezembro. Os cursos priorizam a participação de profissionais já atuantes no mercado de trabalho, oferecendo grade de disciplinas condensadas e apresentando docentes com disponibilidade para orientação à distância. O objetivo é valorizar a inserção da experiência profissional relacionada ao conhecimento e gestão da biodiversidade do País. Acesse os editais aqui

Muhcab promove encontro sobre economia criativa
O Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira do Rio de Janeiro (Muhcab-RJ) irá realizar dia 17 de novembro, das 10h às 17h, o I Encontro Intersetorial de Economia Criativa, Diversidade e Inovação do Rio de Janeiro. O evento reunirá sociedade civil, instituições governamentais, públicas e privadas para promover diálogos sobre a importância da diversidade para a criatividade e inovação. Também será abordado o papel da economia criativa para o desenvolvimento do estado. Através de rodas de conversa, palestras, workshops e atividades artísticas, o evento tem objetivo de mapear os avanços e desafios do setor e traçar planos para o seu fortalecimento, promovendo uma pluralidade de olhares e criando um ambiente propício à inovação e ao surgimento de novos negócios, priorizando o protagonismo de mulheres, pessoas negras, indígenas, periféricas e pessoas com deficiência. A Economia Criativa no Brasil representa 2,64% do PIB (Produto Interno Bruto) e 4,9 milhões de postos de trabalho. O evento, que conta com apoio da FAPERJ por meio do Programa Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no RJ, contará com a participação de renomados profissionais, pesquisadores empreendedores e especialistas, e ainda proporciona o compartilhamento de práticas e experiências de sucesso. O Muhcab fica na Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa.

Rio de Janeiro sediará pela primeira vez congresso de Cerâmicas em Medicina em 2025
O engenheiro metalúrgico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Instituto Militar de Engenharia (IME), Marcelo Henrique Prado da Silva, nomeado presidente da International Society for Ceramics in Medicine (ISCM) em 2007, será responsável pela organização do congresso anual da sociedade – o Bioceramics 35 – que acontecerá pela primeira vez no Rio de Janeiro, em 2025. A organização do evento contará com o apoio da Associação Brasileira de Cerâmicas. Mestre e doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, o pesquisador conta com apoio da FAPERJ para conduzir seus trabalhos por meio de bolsa Cientista do Nosso Estado. A Sociedade Internacional de Cerâmicas em Medicina foi fundada em 1997, a partir do Simpósio Internacional de Cerâmicas em Medicina, organizado anualmente desde 1988, obedecendo a um rodízio entre os continentes Ásia, Europa e Américas. Os objetivos da Sociedade são promover o avanço científico no campo das biocerâmicas e suas aplicações clínicas e promover a colaboração entre seus membros. Conheça mais sobre o evento de 2024 em https://bioceramics34.casconf.cn/.

Trilha Africana é o destaque do Jardim Botânico no mês de novembro
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) apresentará, neste mês de novembro, a Trilha Africana, parte da série Trilhas de Sexta. Os passeios guiados ocorrerão às sextas-feiras, nos próximos dias 15, 22 e 29, além de uma saída especial no Dia da Consciência Negra (20/11). A data traz uma reflexão sobre a luta e resistência dos afrodescendentes no Brasil, além de homenagear a memória de um dos grandes representantes da resistência negra contra a escravidão, o líder quilombola Zumbi dos Palmares. A Trilha Africana destaca 19 espécies no arboreto, incluindo o flamboyant (Delonix regia), originário de Madagascar, e o dendezeiro (Elaeis guineensis), nativo da costa ocidental africana, plantas de grande importância para os povos africanos e seus descendentes. A trilha é gratuita, começa às 10h, e tem uma hora de duração. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria (em dinheiro) ou pelo site jbrj.eleventickets.com com pix ou cartão de crédito. Estudantes, pessoas com deficiência ou com mais de 60 anos têm direito a meia entrada, apresentando documento comprobatório. Crianças até 5 anos não pagam.O ponto de encontro é no Centro de Visitantes.

AdUFRJ promove exposição fotográfica para comemorar a semana do servidor
O Sindicato dos Docentes da UFRJ (AdUFRJ) irá celebrar a semana do servidor – cujo dia é comemorado em 28 de outubro - com uma exposição fotográfica composta por mais de 200 imagens, em colaboração com unidades, centros e campi da UFRJ. A mostra, que termina nesta sexta (8 de novembro) e pode ser visitada gratuitamente no hall do Bloco L do Centro de Ciências da Saúde (CCS), visa mostrar que a universidade é construída por dedicados professores e técnicos.

Uerj promove Mês da Consciência Negra com programação artística
A Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação (Coart) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está comemorando o Mês da Consciência Negra no campus Maracanã, apresentando uma programação artística e cultural diversificada. Ao longo dos dias 11, 14, 22 e 26 de novembro, o público poderá conferir projeções de filmes, apresentações de dança e música, debates, demonstrações de capoeira e um monólogo, além de uma exposição de arte que ficará em cartaz, na Galeria da Passagem, do Centro Cultural, até 20 de dezembro. Segundo a coordenadora da Coart, Ilana Linhales, os eventos oferecem aos artistas a oportunidade de utilizar o espaço do Centro Cultural da Uerj para o desenvolvimento de suas obras, e, em troca, eles compartilham seus conhecimentos acumulados com a comunidade acadêmica. Saiba mais sobre o evento aqui.

Uerj oferece cursos para deficientes e dependentes químicos cumprindo pena e seus familiares
O Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promoveu nesta segunda-feira (4 de novembro), uma aula inaugural para recepcionar os alunos da nova turma do Programa Mudar de Vida: perspectivas além do horizonte. A iniciativa, fruto da parceria entre a Fundação Santa Cabrini e o IFHT, oferece oportunidades de qualificação profissional e inclusão para pessoas com deficiência e dependentes químicos em recuperação privados de liberdade (regimes aberto e semiaberto) ou egressos, além de seus familiares. Nesta edição foram ofertados cursos de Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Serviços Gerais, Empreendedorismo e E-commerce. Também haverá oficinas de corte de cabelo, design de sobrancelhas e tranças como possibilidade de empreender. Firmado em 2019, o convênio também busca fortalecer a Fundação com outros órgãos públicos e privados, promovendo palestras e seminários direcionados aos colaboradores da instituição, responsável pela gestão do trabalho prisional no estado do Rio de Janeiro. De janeiro a julho deste ano, 3.058 pessoas foram atendidas pelo Programa. Em 2024, ocorreram cinco cerimônias de formatura, e a próxima já está marcada para o dia 13 de dezembro, na Uerj.

Óculos de realidade virtual são utilizados como recurso terapêutico no CTI do Huap-UFF
O Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense  (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou no mês de outubro o uso experimental de óculos de realidade virtual em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição. A ferramenta, que contribui para a reabilitação física e cognitiva, também auxilia no bem-estar emocional e até no controle da dor. O projeto piloto visa ser ampliado para outras unidades do hospital. A iniciativa é uma parceria entre a Gerência de Ensino e Pesquisa do Huap-UFF, a Unidade Multiprofissional e a Unidade de Saúde Mental do hospital, e conta com a participação de fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, que avaliam os pacientes e, de acordo com suas necessidades, utilizam os óculos de realidade como gameterapia (estímulo de exercícios através de jogos virtuais) ou como conforto psicológico e estímulo ao movimento. Saiba mais detalhes aqui.

Projeto Interinstitucional da UniRio produz Cartilha sobre Comunicação Inclusiva
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), em parceria com o Instituto Realizando o Futuro, lança a Cartilha Comunicação Inclusiva, uma iniciativa do projeto interinstitucional "Escola de Campeões". O objetivo da cartilha é mostrar que a inclusão de todas as pessoas é possível por meio de uma comunicação acessível. Disponível em e-book no formato PDF e como audiolivro em MP3, a cartilha também pode ser acessada no YouTube. Com prefácio da professora Brenda Couto de Brito Rocco, do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UniRio, a cartilha aborda temas como a  importância da comunicação para a inclusão; como sermos inclusivos em relação à pessoa com deficiência; como sermos menos sexistas; como sermos antirracistas  e como sermos menos preconceituosos. A audiodescrição da capa e das ilustrações foi realizada pela equipe do Laboratório de Audiodescrição e Produção de Outras Tecnologias Assistivas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a narração é de Milena de Souza Martins, discente de Pós-Graduação do Centro de Letras e Artes da UniRio.

Projeto de incentivo à inovação agropecuária seleciona bolsistas
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioinsumos Inovadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (INCT/UFRRJ) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software da Universidade Federal de Pernambuco (INCT/UFPE), lançou projeto para a contratação de bolsistas para atuarem no fortalecimento dos ecossistemas estaduais de inovação agropecuária. O bolsista participará da estruturação e fortalecimento dos ecossistemas estaduais de inovação agropecuária, dando suporte aos comitês gestores estaduais e atuando segundo as diretrizes do Departamento de Apoio à Inovação Agropecuária. Mais informações aqui.

IFF Macaé abre inscrições para curso de Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar
O Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) está com inscrições abertas para o curso de Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar, dos Esportes e do Lazer. Os interessados podem se inscrever até 25 de novembro no Portal de Inscrições. O curso lato sensu é presencial, com 30 vagas disponíveis. O objetivo é proporcionar aos estudantes participantes, que atuam ou que venham atuar na educação básica  pública ou privada, em projetos esportivos ou de lazer de diversas especificações, formação continuada de qualidade,  articulando a produção do conhecimento com atividades didático-pedagógicas inovadoras, contribuindo para a intervenção  profissional crítica, solidária, democrática e participativa. A seleção ocorrerá por análise de documentação listada no Edital. As aulas terão início em fevereiro de 2025. Saiba mais aqui.

Coppe/UFRJ promove simpósio sobre ciência de dados aplicada ao futebol
O Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) vai promover, no dia 11 de novembro, o primeiro Symposium on Analytics for Football Excellence 2024 (SAFE 2024).  Em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), esse é o primeiro evento do tipo no Rio e é idealizado pelo Laboratório de Analytics for Competitive Excellence (ACE). A proposta do SAFE é escalar os times de ciência de dados para aprimorar o desempenho no futebol, unindo especialistas da academia e da indústria para compartilhar experiências e inovações. O simpósio promoverá a troca de experiências entre professores, profissionais da indústria e todos que amam o futebol, essa paixão nacional. O evento contará com palestras, cases de sucesso e muitas discussões sobre como usar ciência de dados para melhorar o jogo. O SAFE 2024 será realizado, das 13h30 às 16h45, na Inovateca do Parque Tecnológico da UFRJ. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo Sympla. Mais informações disponíveis no site do ACE Laboratory.

Ciência e representatividade: Astrofísica dos Corpos Negros ganha exposição virtual
A exposição virtual Astrofísica dos Corpos Negros já pode ser visitada no site https://astrofisicacorposnegros.com.br/. A mostra apresenta temas caros à astrofísica, propondo uma reflexão sobre como surgem as estrelas e os elementos que constituem a natureza. Ao mesmo tempo, lança luz sobre questões sociais como a sub-representação de pessoas negras nas ciências, ao destacar o trabalho e a carreira de astrofísicos negros brasileiros. Financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a exposição é ilustrada pelo artista Camilo Martins e coordenada pela pesquisadora Eliade Lima e seus colaboradores Oscar dos Santos Borba e Liandra Ramos, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com os pesquisadores Alan Alves Brito, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Rita de Cassia dos Anjos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O projeto conta também com uma exposição presencial homônima, que será lançada na próxima terça-feira, 12 de novembro, no Planetário de Brasília, com abertura ao público no dia 13.

Topo da página