Livro derivado de pesquisa contemplada no programa Doutorado Nota 10 da FAPERJ é premiado no Jabuti Acadêmico
O livro "Entre risos e perigos: artes da resistência e ecologia quilombola no Alto Sertão da Bahia", de Suzane de Alencar Vieira (Editora 7Letras) foi um dos dois contemplados na categoria Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico – que, ao lado da categoria Astronomia e Física, foram as únicas em que houve mais de um vencedor. O prêmio foi dividido com "A torre: o cotidiano de mulheres encarceradas pela ditadura", de Luiza Cristina Villamea Cotta (Companhia das Letras). O resultado foi divulgado em cerimônia realizada na terça-feira, 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Criado em 2024 pela Câmara Brasileira do Livro, o Jabuti Acadêmico compreende 29 categorias dedicadas a diferentes áreas científicas, técnicas e profissionais, divididas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Cada vencedor recebe o prêmio de R$ 5 mil, além da estatueta da premiação. Suzane de Alencar Vieira, nascida Goiás, é professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG). O livro é resultado de pesquisa financiada pelo programa Doutorado Nota 10, da FAPERJ, sob a orientação do professor Márcio Goldman, no Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A obra é uma etnografia sobre as formas de criatividade de uma série de comunidades quilombolas, localizadas em Caetité, município do sudoeste baiano, numa região conhecida como Alto Sertão e pouco estudada pela antropologia. Essas comunidades foram obrigadas, a partir do ano 2000, a conviver com a vizinhança de uma mina ativa de urânio radioativo e, no momento da pesquisa de campo da autora, a região foi incluída nos projetos de implantação de parques eólicos, instalados por empresas privadas. Mais informações: https://7letras.com.br/Autor/suzane-de-alencar-vieira/
Podcast Rio de Impacto – Observa Rio dá destaque à atuação da FAPERJ
O Observatório de Impacto Social e Ambiental, contemplado em edital da FAPERJ voltado a negócios de impacto social e ambiental, dedicou um episódio do podcast "Rio de Impacto – Observa Rio" sobre a importância do papel da Fundação na promoção de negócios de impacto no Rio de Janeiro. O programa contou com a participação da coordenadora do Movimento Rio de Impacto, Geiza Rocha, e da economista e diretora do Observatório dos Negócios de Impacto Social e Ambiental, Inessa Salomão. Além de destacarem o papel da FAPERJ no fortalecimento do ecossistema de negócios de impacto no estado, elas ressaltaram a colaboração com outros observatórios e a importância de mapear e conectar empreendedores e aceleradoras. A assessora e o assessor da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ, Kuan Yin e Marcelo Corenza, respectivamente, participaram do podcast. O Rio de Impacto é uma rede de apoio aos negócios de impacto social e ambiental do Estado do Rio de Janeiro. Criado em 2016, reúne organizações do Estado do Rio de Janeiro que facilitam e fomentam políticas de apoio aos NIS, conectam e apoiam a aproximação entre os protagonistas do ecossistema de impacto. Saiba mais no link.
Pesquisador da UFF lança livro sobre políticas habitacionais do Brasil e Portugal
Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mário Marcio Queiroz lança na próxima segunda-feira, 12 de agosto, às 15h, na Livraria Blooks, em Icaraí, Niterói, o livro “Urbanismo social para habitação Popular: política e gestão para os espaços urbanos da habitação das classes de baixo poder aquisitivo, no Brasil e em Portugal”. A obra contextualiza a condição habitacional das classes populares, analisando os programas de habitação brasileiros desde 1930, e as políticas desse setor adotadas em Portugal após a Revolução dos Cravos, em 1974. O livro, de 336 páginas, foi publicado pela editora Outras Letras e editado com recursos do Programa de Apoio à Editoração da FAPERJ. O evento de lançamento contará, também, com mesa-redonda sobre o tema “Onde é o lugar dos pobres nas cidades contemporâneas?”, com a participação do autor. No encontro serão discutidas as condições necessárias para a adequação dos territórios urbanos, abordando a interação entre classes sociais distintas, a ocupação equânime de estruturas habitacionais e a mitigação dos efeitos da falta de políticas governamentais para regulamentar a ocupação e o uso do solo urbano. Uma discussão bastante oportuna, considerando que o Rio de Janeiro registra uma alta concentração populacional em ocupações irregulares e favelas, somando cerca de 1.100 assentamentos informais que abrigam aproximadamente 2,2 milhões de habitantes, conforme o último censo do IBGE. Mário Marcio Queiroz também é colaborador do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design, da Universidade de Lisboa, e do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio, da Universidade do Algarve, em Portugal. A Livraria Blooks fica anexa à Reitoria da UFF, na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí, Niterói.
Reitor da UFRJ dará aula inaugural na Faculdade de Medicina da UFRJ
O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Roberto Medronho, dará a aula inaugural no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da universidade, dia 13 de agosto, às 10 horas. Professor titular da Faculdade de Medicina e coordenador do Laboratório de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, Medronho é doutor e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Coordenador do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19 (GT-Coronavírus) da UFRJ, o pesquisador escolheu justamente o tema "A Covid-19 e a desigualdade social no Brasil" para a aula inaugural. Eleito para ocupar a reitoria no ano passado, até 2027, o médico epidemiologista e pesquisador é também músico, tendo uma parceria de sucesso com o compositor Noca da Portela. A aula será transmitida online via YouTube.
Pesquisa da Fiocruz levanta condições de vida e saúde de idosos em presídios do RJ
Estudo coordenado pela socióloga Maria Cecília de Souza Minayo e pela psicóloga Patricia Constantino, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), mapeou as condições de vida e de saúde de idosos em presídios do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, financiada pela FAPERJ, envolveu 11 especialistas e contou com a participação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Foram investigadas as situações de 647 homens e 35 mulheres com mais de 60 anos presos em 33 unidades de ocupação masculina e cinco de ocupação feminina, em regime fechado, entre 2019 e 2020. O número de idosos encarcerados no Brasil equivale a apenas 1,9% das pessoas detidas no País. O estudo alerta que essa baixa representatividade deixa essa população em situação da invisibilidade, carente de políticas públicas específicas.
Instituto de Biologia da Uerj estuda espécies de aves fluminenses ameaçadas de extinção
Pesquisa conduzida no Laboratório de Ecologia de Aves e Comportamento do Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está investigando a biologia e a ecologia de aves fluminenses ameaçadas de extinção. Entre as espécies estão o formigueiro-do-litoral e o formigueiro-de-cabeça-negra, nativas da Mata Atlântica e de ocorrência exclusiva (endêmica) no estado do Rio de Janeiro. O estudo abrange a distribuição geográfica, o uso do habitat, a dieta, a reprodução e a variabilidade genética, entre outros aspectos, dados fundamentais para o desenvolvimento de ações e políticas públicas voltadas para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, bioma globalmente ameaçado. A professora Maria Alice dos Santos Alves, coordenadora do Laboratório, explica que os pesquisadores da Uerj atuam em parceria com órgãos ambientais, como o ICMBio, e membros da comunidade, para implementar medidas visando à preservação das aves locais. Segundo ela, que desde 2008 conta com apoio da FAPERJ para conduzir suas pesquisas, é preciso lutar contra o tempo, pois o número de indivíduos dessas espécies diminuiu muito nos últimos 30 anos. Saiba mais sobre a pesquisa aqui.
Fiocruz abre inscrições para pós em Informação e Comunicação em Saúde
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), abriu inscrições, que seguem até 6 de setembro, para os cursos de Mestrado (20 vagas) e Doutorado (16 vagas) em 2025. Os cursos, com nota 6 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) têm por objetivo a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino, relacionadas à informação e comunicação no campo da saúde pública. O Programa de Pós-Graduação do Icict é dividido em três linhas de pesquisa, sendo a primeira dedicada à Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde; a segunda à Comunicação, Poder e Processos Sociais em Saúde; e a terceira linha é focada na Informação para Análise, Vigilância, Monitoramento e Avaliação em Saúde. Para se inscrever, os candidatos deverão acessar a Plataforma SIGA, preenchendo o formulário de inscrição para seleção de vagas e apresentação de documentos. Acesse as chamadas públicas do Doutorado e Mestrado do Icict. Saiba mais em https://ppgics.icict.fiocruz.br/.
Casa Firjan promove Meet Up #4
A Casa Firjan vai promover, no próximo dia 15 de agosto, o Meet Up #4 + Finep Day, com pitchs das nove startups aceleradas pelo Conecta Lab, a aceleradora da Firjan. Na ocasião, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Agência de Fomento do estado do Rio de Janeiro (AgeRio) farão uma apresentação especial sobre editais de fomento e crédito para inovação. Os Meet Ups do Conecta Lab são encontros gratuitos e abertos, criados com o objetivo de fomentar o networking e ampliar as possibilidades de conexão entre os diversos agentes do ecossistema de inovação do estado do Rio de Janeiro, como startups, indústrias, investidores e empreendedores. Eles oferecem um ambiente propício para a troca de ideias, colaboração e oportunidades de negócios que podem transformar o panorama da inovação local. A participação pode ser presencial ou on-line. O Conecta Lab é a aceleradora da Firjan, que apoia o desenvolvimento de startups em estágio operacional com soluções inovadoras em Indústria 4.0 ou Sustentabilidade para indústrias de pequeno e médio porte do Rio de Janeiro, por meio de ações de qualificação, gestão e acesso a mercado. O evento tem início às 16h e se encerra às 19h30. Inscrições podem ser feitas neste link.
UFRJ oferece a docentes minicurso em Educação Sexual
O Centro Acadêmico de Biologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está oferecendo aos docentes o minicurso Educação Sexual Emancipatória. A capacitação sobre educação sexual de maneira responsável está previsto no currículo escolar. O curso, presencial, tem carga horária de 8 horas. As aulas acontecerão no período noturno e integram a XXVIII Semana Acadêmica de Biologia (BioSemana). As inscrições seguem até esta sexta, 9 de agosto, no site da BioSemana, mediante pagamento de uma taxa de R$ 7,00. A educação sexual nas escolas visa ao respeito e autocuidado com o corpo, assim como a compreensão das transformações na adolescência. Autora de livros sobre o tema, a psicóloga e professora Mary Neide Figueiró, que ministrará o curso, afirma que educação sexual não é estimular o sexo, pois relação sexual é coisa de gente grande. Apesar disso, no Brasil, o percentual de estudantes na faixa dos 14 anos que já tiveram pelo menos uma relação sexual cresceu de 27,9% para 28,5% em 10 anos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense). A orientação sobre prevenção de gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (IST) também diminuiu em 10 anos. O minicurso pretende abordar a importância da parceria entre escola e família, principalmente porque em muitos lares o assunto ainda é um tabu. A BioSemana da UFRJ é um tradicional evento realizado por estudantes com apoio do Centro de Ciências da Saúde, que oferece palestras e cursos em diferentes horários sobre temas como vida marinha, saúde mental, genética e divulgação científica.
Pesquisa na UFF comprova benefício da natação gestacional para prevenir o TDAH nos filhos
Nesta semana nacional de conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), um estudo da Universidade Federal Fluminense (UFF), liderado pela pesquisadora Andréa Tosta, do Laboratório de Neurobiologia do Comportamento Animal, revelam que a natação durante a gravidez é uma estratégia promissora tanto para tratar os sintomas da pessoa com o transtorno quanto para trazer benefícios para os bebês das gestantes. O TDAH é uma condição neuropsiquiátrica caracterizada por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade, sintomas que frequentemente interferem na vida das pessoas afetadas pelo transtorno. A tese de doutorado “Efeitos do exercício físico gestacional na prole de um modelo animal do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: neurodesenvolvimento na infância e adolescência” é o primeiro estudo a mostrar, em suas principais evidências, que a natação tem a vantagem de ser um exercício de baixo impacto que traz benefícios tanto físicos quanto neurológicos. A pesquisadora explica que essa atividade física também melhora a memória, a coordenação, além de influenciar no desenvolvimento encefálico do feto durante a gravidez e após o nascimento. Saiba mais sobre a pesquisa aqui.
UniRio abre inscrições para o edital Inova
A Diretoria de Inovação Tecnológica, Cultural e Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), vinculada à a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, abriu inscrições para o edital Inova/UNIRIO nº 02/2024. A chamada tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa, novos ou em andamento, que tenham caráter fundamentalmente inovador, desenvolvidos por professores ou técnicos da UniRio, de todas as áreas do conhecimento. O proponente deve possuir grau de doutor e ser coordenador ou participante de projeto de pesquisa ou extensão cadastrado institucionalmente e em situação regular, além de integrante de grupo de pesquisa da UniRio no Diretório do CNPq. Os contemplados no edital receberão até R$ 10 mil, destinados ao desenvolvimento do projeto. A relação de itens financiados, detalhes sobre o uso dos recursos e outras informações podem ser consultados no edital e anexos. Os interessados em participar deverão se inscrever até às 18h do dia 22 de agosto, por meio de formulário eletrônico disponível no edital de seleção.
Programação cultural na UFF tem apresentação de Música Antiga
Neste mês de agosto, a programação cultural no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF) marca o retorno das atividades dos grupos musicais da Universidade. No dia 11, o público poderá conferir uma apresentação do “Música Antiga da UFF”, que traz em seu repertório a música ibérica que ambienta a poesia de Luís Vaz de Camões, considerado um dos maiores poetas renascentistas e uma das mais expressivas vozes da língua portuguesa. No dia 27, quem sobe aos palcos é o “Quarteto de Cordas”, que apresenta um programa com um título inusitado e bem-humorado "BBB", reunindo três compositores cujos sobrenomes se iniciam com a letra B: Barreto, Bruckner e Beethoven. Também está prevista uma apresentação da Orquestra Sinfônica Nacional UFF para o dia 25, que inclui na programação Guilherme Ripper, Camargo Guarnieri, J. Orlando Alves e Heitor Villa-Lobos. No dia 23, o público vai poder conferir ainda um show da cantora Daíra, considerada uma das maiores intérpretes da obra de Belchior em seu álbum "Amar e Mudar as Coisas" (2017), interpretando grandes canções de Caetano Veloso. Veja os detalhes da programação completa aqui.