Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 21/03/2024 | Atualizado em: 25/03/2024

Notas - Semana de 21 a 27 de março de 2024

Estreitando laços: a partir da esq., Aquilino Senra, Cristina Magalhães, Jerson Lima e Antônio Silva Neto (Foto: Débora Motta/FAPERJ)

Vice-reitora da Universidade de Coimbra realiza visita técnica à FAPERJ
Estreitando os laços culturais e científicos entre Brasil e Portugal, a vice-reitora de Ensino e Atratividade da tradicional Universidade de Coimbra, Cristina Albuquerque, realizou visita técnica de cortesia às dependências da FAPERJ na tarde de terça-feira, 19 de março. Recebida no Gabinete da Presidência da Fundação, ela discutiu futuras colaborações com a Universidade em diversas áreas, incluindo “eventos extremos”, mudanças climáticas e parcerias na área de Inovação, entre outras. Participaram da reunião o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o assessor da Presidência, Antônio José da Silva Neto, e o diretor de Tecnologia da Fundação, Aquilino Senra, que destacou o interesse da vice-reitora em temas do empreendedorismo social e tecnologias quânticas.

Vitor Ferreira é eleito correspondente brasileiro da Academia das Ciências de Lisboa
Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o professor Vitor Francisco Ferreira acaba de ser eleito correspondente brasileiro da Academia das Ciências de Lisboa. Ele se junta a outros 11 pesquisadores brasileiros na “Classe de Ciências” que já integram a mais importante instituição dedicada às Ciências e às Letras em Portugal. Assessor da Presidência da FAPERJ, Ferreira é doutor em Química Orgânica pela Universidade da Califórnia San Diego (EUA). Atualmente, é professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF) após atuar como professor titular da universidade entre os anos de 1986 a 2017. Ainda na UFF, foi Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2017-2018) e um dos criadores do seu Programa de Pós Graduação em Química. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), foi admitido em 2009 na Ordem Nacional do Mérito Científico na classe de Comendador. Sua experiência profissional envolve as áreas de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica voltada para metodologias assimétricas e moléculas bioativas nas áreas de câncer, tuberculose, doença de Chagas. Com mais de 430 trabalhos publicados, Ferreira já foi citado em diversas listas de prestigiadas instituições como um dos cientistas mais influentes do mundo.

Conferência de C,T&I debate as novas tecnologias e os desafios das cidades
O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, participou da abertura da Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação sobre cidades. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21 de março, no auditório da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O evento é fruto da colaboração entre ABC e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro, evidenciando um esforço conjunto para integrar conhecimentos científicos e tecnológicos na resolução de questões críticas urbanas. Em sua fala, Jerson Lima destacou a atuação da FAPERJ no lançamento de editais voltados ao apoio a projetos que ofereçam soluções para os desafios das cidades, como as questões de Mobilidade Urbana e Energia. A Conferência contou com a participação da secretária municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Tatiana Roque, da presidente da ABC, Helena Nader, e dos reitores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo. Confira como foi o evento no canal do YouTube da ABC: https://www.youtube.com/live/yr_nrfG_MP0?si=TI2_zPdPjJaYh65q 

Pesquisador Visitante Emérito pela FAPERJ, Jacob Palis recebe honraria em sua cidade natal
O ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) de 2007 a 2016 e Pesquisador Visitante Emérito pela FAPERJ, Jacob Palis foi agraciado pela Câmara Municipal de Uberaba (MG), sua cidade natal, com a Medalha Major Eustáquio. Criada em 1985, a honraria é a mais relevante da cidade e homenageia pessoas beneméritas que tenham feito ato de real importância relacionado ao município, bem como personagens ilustres, a título de Honoris Causa. A distinção será entregue ao pesquisador durante a cerimônia de abertura da Escola de Matemática da América Latina e do Caribe, dia 1º de abril, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Nascido em Uberaba, Jacob Palis formou-se em Engenharia pela antiga Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro). Concluiu mestrado e doutorado na Universidade da Califórnia (EUA), nos anos 1960. Foi membro do Conselho Científico do Centro Internacional de Física Teórica no início da década de 1990 e presidente da instituição de 2003 a 2005. Palis, que foi diretor-geral do Instituto de Matemática Aplicada (Impa) no período de 1993 a 2003, também ocupou o cargo de secretário-geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS) de 2001 a 2006 e presidiu a entidade entre 2007 e 2012. Presidiu ainda a União Internacional de Matemática (IMU) de 1999 a 2002. Em 2005, foi condecorado Cavaleiro da Ordem pela Legião de Honra da França. Em 2018, em nova condecoração, recebeu a medalha de Oficial da Legião de Honra da França e em 2019 conquistou o prêmio Abdus Salam Award, dividido com o físico Sandro Radicella e com a Biblioteca Marie Curie.

Implantação de hortas em lajes é o tema do novo vídeo do Canal da FAPERJ
O cultivo de hortas em lajes pode ser uma alternativa interessante para ajudar a afastar a insegurança alimentar e garantir refeições saudáveis nos pratos das famílias que vivem em áreas carentes. O vídeo publicado nesta quinta-feira, 21 de março, no Canal da FAPERJ no YouTube, mostra o projeto “Horta na Floresta”, implantado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro. Trabalho de inovação social, o projeto também abre perspectiva de geração de emprego e renda para as cerca de 30 famílias que participam da iniciativa. O vídeo traz entrevistas com os professores José Lucena Barbosa Junior (coordenador) e Maria Ivone Barbosa, ambos do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFRRJ, e com moradoras e empreendedoras da comunidade. O “Horta na Floresta” conta com recursos do Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha, lançado em setembro de 2021 pela FAPERJ. Confira o vídeo pelo link: https://www.youtube.com/c/faperjoficial . Você também pode nos ajudar a atualizar o Canal da FAPERJ, sugerindo pautas sobre o seu projeto ou as atividades do seu laboratório, instituição ou empresa. Envie sua colaboração para: boletim@faperj.br

FAPERJ manifesta pesar pela perda da socióloga Myrian Sepúlveda, da Uerj
A direção da FAPERJ se une à comunidade acadêmica nas manifestações de pesar pela perda da professora Myrian Sepúlveda dos Santos. Ela faleceu no domingo, dia 17 de março, e era docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tendo desenvolvido seus estudos com apoio da Fundação, pelo programa Cientista do Nosso Estado. Myrian foi uma excepcional intelectual e contribuiu para construir o campo dos estudos de memória social no País como um objeto sociológico. Além disso, como professora de Sociologia da Uerj desde 1994, tanto na graduação quanto na pós-graduação, formou gerações de pesquisadores no campo dos estudos culturais, teoria sociológica, memória social, cultura e poder, patrimônio, entre tantos outros assuntos. Myrian era doutora em Sociologia pela New School for Social Research (EUA), mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iuperj) e bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolveu pesquisas em pós-doutorado no Centro de Estudos Latino-Americanos na Universidade de Cambridge (Reino Unido), no Centro de Pesquisa sobre Relações Sociais na Universidade de Paris V (FRA) e no Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra (POR). Coordenadora do Grupo de Pesquisa registrado no CNPq “Arte, Cultura e Poder” e do Museu Afrodigital Rio, se dedicava aos estudos na área de Sociologia da Cultura. Publicou artigos e livros sobre memória e identidade; práticas e políticas culturais; teoria social; museus; Carnaval; relações raciais; e prisões. Recentemente, foi organizadora e autora do livro Entre utopias e memórias: arte, museus e patrimônios (Mórula Editorial).

Presidente da FAPERJ ministrará aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação do ON
No dia 27 de março, às 14h, o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), promoverá a aula inaugural do primeiro semestre letivo de 2024. A aula intitulada “O Papel da FAPERJ no Fomento da Ciência, Tecnologia e Pós-Graduação do Estado do Rio de Janeiro" será ministrada pelo presidente da Fundação, Jerson Lima, no Auditório do Prédio Emmanuel Liais, no campus do ON em São Cristóvão. À frente da Presidência da FAPERJ desde janeiro de 2019, Lima é professor titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1997 e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb) e o Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas. Jerson Lima é também membro da Academia Brasileira de Ciências desde 1999, da Academia Mundial de Ciências (TWAS) para o Avanço da Ciência em Países em Desenvolvimento, e, em 2011, tornou-se um dos membros titulares mais jovens da centenária Academia Nacional de Medicina (ANM), na Seção de Ciências Aplicadas à Medicina. O pioneirismo de seu trabalho em Biologia Estrutural lhe valeu inúmeros prêmios e distinções, incluindo a concessão da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República do Brasil, na classe de Comendador (2002) e na classe de Grã-Cruz (2009).

INCT Observatório das Metrópoles promove ciclo de debates sobre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Para debater temas fundamentais para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, especialmente no contexto das Eleições Municipais de 2024, o INCT Observatório das Metrópoles promove, a partir da próxima semana, o "RMRJ em Debate". Serão cinco encontros, entre os meses de março e julho, com a presença de pesquisadores da rede e convidados. O primeiro encontro será na segunda-feira, 25 de março, às 10h, no Auditório do IPPUR/UFRJ (Av. Pedro Calmon, 550, 5º andar, sala 528, Prédio da Reitoria). Com o tema "Governança Metropolitana e Participação Cidadã", o debate, que terá a mediação de Taísa Sanches, pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles, contará com a presença da vereadora Thais Ferreira; Vitor Mihessen, Coordenador da Casa Fluminense; Marcelo Edmundo, Dirigente Nacional da Central de Movimentos Populares (CMP). O evento é aberto e gratuito, com emissão de certificado para aqueles que preencherem o formulário online, e tem apoio do IPPUR/UFRJ, FAPERJ e CNPq/INCT. Mais informações: www.observatoriodasmetropoles.net.br/rmrj-em-debate-governanca-metropolitana-e-participacao-cidada

ABDAN realiza segunda edição do Nuclear Summit dias 8 e 9 de abril
A Associação Brasileira para Desenvolvimento Atividades Nucleares (ABDAN), em associação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), promove nos dias 8 e 9 de abril, das 9h às 17h, a segunda edição do Nuclear Summit, com foco em inovação. O evento acontece no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Rio), localizado na Av. Mal. Câmara, 171 - Centro, Rio de Janeiro. Diferente de uma feira convencional, o Nuclear Summit visa discutir e analisar as principais tendências no campo nuclear, com enfoque também na comunicação. O diretor-geral da ABDAN, Rafael Grossi, fará a abertura do evento, abordando as "Tendências Nucleares Mundiais", oferecendo uma visão sobre o estado atual e futuro dessa importante área. Grossi, conhecido por sua experiência e liderança no setor nuclear internacional, acredita que o Nuclear Summit não apenas se destaca por seu formato inovador, mas também por sua abordagem abrangente a diversos temas. Dividido em duas salas de conteúdo e inovações, o evento contará com palestras e painéis sobre questões cruciais como sustentabilidade, desenvolvimento da energia nuclear no Brasil, ciclo do combustível nuclear, segurança, logística, inovação e avanços na medicina nuclear, informa o presidente da ABDAN, Celso Cunha, um dos palestrantes do evento, que conta com apoio da FAPERJ. No dia 8 de abril, às 9h30, o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Aquilino Senra, fará um dos discursos de abertura do evento, ao lado do presidente da Finep, Celso Pansera. Mais informações e programação: https://abdan.org.br

Pesquisa da Uerj utiliza extrato do caroço do açaí para tratar ansiedade
Estudos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) mostram que o extrato do caroço do açaí pode ser útil no tratamento de transtornos de ansiedade. As pesquisas estão sendo desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Farmacologia Cardiovascular e Plantas Medicinais do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag). A maioria dos estudos com o açaí são concentrados em analisar a polpa, mas a pesquisa da Uerj é pioneira ao estudar o caroço do açaí, parte que geralmente é descartada. Segundo a professora do Ibrag/Uerj Graziele Freitas de Bem o estudo busca entender mais especificamente sobre o efeito ansiolítico do caroço e como ele atua no sistema nervoso. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que em 2019 mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofriam com transtornos de ansiedade e o Brasil é o país com maior prevalência da patologia, segundo os dados mais recentes. Em consequência, o uso de psicofármacos para tratamento da ansiedade vem registrando crescimento exponencial, de 75,37% após a pandemia de Covid-19, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgada em janeiro de 2024. A pesquisa revela que o extrato do caroço do açaí é eficaz, ao mesmo tempo em que possui efeitos colaterais leves. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista canadense Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism em novembro de 2020.

Em artigo na Nature, professora da UFRJ alerta que o aquecimento global não é o único vilão dos megaincêndios florestais
Em artigo publicado na revista científica Nature, dia 5 de março, a professora do departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Renata Libonati definiu duas palavras-chave para a mitigação de incêndios florestais e seus riscos para a humanidade: prevenção e regulamentação. Segundo ela, os “megaincêndios”, cada vez mais frequentes em todo o mundo, continuarão a existir, e o aquecimento global não é o único responsável pelo crescimento destes eventos. Além da má gestão de terras, outro fator destacado pela pesquisadora é a proximidade das vegetações inflamáveis das zonas urbanas. No Chile, por exemplo, a área que abrange essa interação entre esses dois espaços compreende 80% dos lares dos chilenos e 60% dos incêndios florestais. Acidentalmente, por negligência ou incêndio criminoso, os seres humanos foram responsáveis por 98% das causas conhecidas dos incêndios no Chile entre 1985 e 2018. Cada vez mais frequentes, os megaincêndios atingiram o Chile, no mês passado, deixando 132 mortos e mais de 300 desaparecidos; Havaí (EUA), Canadá e Grécia, em 2023, e a Austrália entre 2019 e 2020, além dos devastadores incêndios na Califórnia em 2018. Segundo relatório de 2022 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as mudanças do clima e da cobertura do solo, incluindo o desmatamento, a urbanização, a exploração mineira e a utilização de terras para agricultura e pastagens, aumentaram a probabilidade de incêndios florestais extremos nas últimas décadas. Para Renata, que conta bolsa Cientista do Nosso Estado da FAPERJ para desenvolver suas pesquisas, é preciso que os países façam algo além de combater as causas das alterações climáticas implementando políticas de gestão de terra e fogo eficazes e urgentes. Acesse o artigo completo aqui.  

Revista Desidades completa 10 anos e promove jornada
A Desidades, revista nacional totalmente voltada para as questões da infância, adolescência e juventude latinoamericanas, comemora 10 anos de publicação ininterrupta com uma Jornada Comemorativa no dia 11 de abril, a partir das 9h, no Salão Pedro Calmon, no campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "Crianças e Jovens em um Mundo de Esperanças e Destroços" é a temática da Jornada, que pretende discutir, a partir da fala de estudiosos do campo da infância e juventude, as dinâmicas sociais, políticas e geracionais que têm impactado as experiências de ser criança ou jovem no mundo atual. As duas mesas-redondas que compõem o evento visam provocar e dialogar com o público sobre os retrocessos e a barbárie que atingem as populações mais desassistidas do País e do mundo, muito especialmente as crianças e os jovens. Os organizadores, pesquisadores nas áreas das ciências humanas e sociais, esperam que o conhecimento ilumine os aspectos sombrios e tristes do convívio e das escolhas equivocadas da sociedade. Apoiada pela FAPERJ, a publicação consolidou uma plataforma editorial brasileira voltada para discussões científicas que possam subsidiar políticas públicas nesta área e fomentar a expansão do interesse nos problemas das infâncias e juventudes.

UniRio inaugura Laboratório de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa para Apoio à Inovação
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) inaugurou nesta quarta-feira, 20 de março, o Laboratório de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa para Apoio à Inovação (LabINOVA). Coordenado pela professora Simone Alencar (Escola de Biblioteconomia da UNIRIO), o LabINOVA tem como objetivo desenvolver e apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação na área de Ciência Aberta e Dados Abertos. Segundo Simone Alencar, ao facilitar o acesso a informações e recursos, a Ciência Aberta e os Dados de Pesquisa Abertos promovem a participação de uma gama mais ampla de indivíduos e organizações na pesquisa e inovação, permitindo a emergência de novas ideias, soluções e descobertas que podem beneficiar a sociedade como um todo. O evento contou com a palestra da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Viviane Veiga sobre Interfaces entre Ciência Aberta, dados de pesquisa e inovação. Localizado na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, o LabINOVA contou com recursos do edital de Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, da FAPERJ. Mais informações: https://labinova.tec.br

Exposição na Uerj reúne obras de 43 artistas sobre Favela do Esqueleto, que ocupou o campus Maracanã
Com o Pavilhão João Lyra Filho e seus 12 andares, os quatro andares do prédio “Haroldinho” e as cinco outras construções que integram a Universidade do Estado Rio de Janeiro (Uerj), a enorme área do campus Maracanã já abrigou a Favela do Esqueleto. O processo de remoção das moradias para erguer a universidade em 1969, durante a ditadura militar, impactou a vida dos que habitavam aquela região, gerando polêmica nos jornais da época. Para resgatar essa história, a Uerj inaugurou, na quinta-feira, 14 de março, nas galerias Candido Portinari e Gustavo Schnoor, a exposição “Esqueleto: algo de concreto”. Organizada pela Coordenadoria de Exposições do Departamento Cultural, a mostra tem curadoria de Alexandre Sá, André Carvalho, Analu Cunha, Ana Tereza Prado Lopes, Marisa Flórido e Maurício Barros de Castro e apresenta obras de 43 artistas de diferentes gerações e trajetórias, entre eles, Carlos Vergara, Hélio Oiticica e Leila Danziger. A linha conceitual do projeto é a devastação e os apagamentos simbólicos, discursivos e físicos da história dos corpos e a obsolescência programada da memória, tendo como questão a desapropriação da Favela do Esqueleto, durante a ditadura militar. A exposição fica em cartaz até 9 de maio, de segunda a sexta, das 10h às 19h. Em paralelo à mostra, haverá uma extensa programação que inclui conversas com os artistas e curadores, seminário e minicursos.

UniRio abre chamada de artigos para dossiê sobre turismo acessível
A publicação Humanidades em Revista, do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), está com chamada de artigos aberta para compor o dossiê Turismo Acessível. O objetivo é reunir reflexões teóricas e práticas referentes à interdisciplinaridade e à diversidade de aspectos em torno do turismo acessível. As propostas poderão contemplar temáticas como educação em turismo, a partir da acessibilidade; população idosa e turismo acessível; acessibilidade em diferentes espaços; qualificação profissional e competitividade do turismo acessível; perfil dos turistas com deficiência e mobilidade reduzida; metodologias para diagnósticos e avaliação de acessibilidade no turismo; oportunidades de negócios no turismo acessível, entre outras. O prazo para submissão dos textos vai até 22 de julho. A previsão é que o dossiê seja publicado em dezembro deste ano. Os artigos deverão ser submetidos diretamente no site do periódico Humanidades em Revista, no link: https://seer.unirio.br/hr/about/submissions 

Circuito de Skate da UFF promove a prática do esporte no País
Com o objetivo de apoiar o skate, esporte olímpico em que atletas brasileiros se destacam, a Universidade Federal Fluminense (UFF) criou o Projeto ‘Circuito de Skate UFF nas Cidades’, que visa atrair o público mais jovem dessa modalidade. A iniciativa acontece em colaboração com a Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte e reúne crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos em atividades de habilidade, inclusão e aprendizado. A coordenadora do projeto, Nelma Cezario, conta que a UFF já vinha desenvolvendo projetos com participação pública em esportes como corrida, caminhada, futebol, entre outros, porém muitas crianças não se encaixavam nessas modalidades. Foi um ex-aluno da universidade propôs o projeto UFF Skate, que logo obteve chancela da universidade e apresentada ao Ministério do Esporte. O circuito pretende fomentar a disseminação do skate como um elemento agregador, de integração e conscientização. No primeiro circuito foram realizadas seis etapas e nesta edição de 2024 serão 12 etapas, que se iniciaram em janeiro. As atividades tiveram início em janeiro e fevereiro nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. As etapas seguintes serão todas em cidades do Estado do Rio de Janeiro. Em março foi a vez de Volta Redonda e São João de Meriti (29 a 31 de março); seguidas de São Gonçalo (05 a 07 de abril); Queimados (12 a 14 de abril); Búzios (26 a 28 de abril; Tanguá (10 a 12 de maio); Porto Real (24 a 26 de maio); Areal (7 a 9 de junho); Miguel Pereira (21 a 23 de junho); Rio Bonito (29 a 30 de junho). As inscrições podem ser feitas no dia e local das etapas e as crianças e adolescentes devem estar acompanhadas dos responsáveis no ato da inscrição.

Uenf sedia primeira Exposição Nacional de Orquídeas de Campos
Com o apoio da FAPERJ, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) irá realizar a primeira Exposição Nacional de Orquídeas de Campos dos Goytacazes. O evento, aberto à população, acontecerá entre os dias 5 e 7 abril de 2024, no Centro de Convenções da Universidade, organizado pelo Projeto de Extensão das Orquídeas e da Orquidecampos (Associação Orquidófila de Campos). De acordo com a professora do Laboratório de Fitotecnia do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, Virginia Silva Carvalho, uma das organizadoras da exposição, o objetivo é reunir orquidófilos e demais interessados no cultivo e produção de orquídeas. Haverá venda de plantas com participação de Orquidários comerciais do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Mais informações aqui.

SBPC lança canal nas redes sociais
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou seu canal no WhatsApp nesta segunda-feira, 18 de março. Segundo a entidade, o objetivo é compartilhar as notícias e informações produzidas pela Sociedade. No canal estarão disponíveis atualizações de ações, eventos e notícias. O canal na rede social é mais uma forma de a SBPC ampliar a visibilidade de suas ações e visa aumentar a proximidade com a sociedade brasileira por meio dessa ferramenta. Para receber alertas das principais notícias da SBPC, o usuário deve clicar em “Seguir”, no canto superior direito da tela do celular. Os canais seguidos pelo usuário podem ser acessados diretamente na aba chamada “Atualizações” (antigo “Status”), que fica separada das conversas pessoais. Os participantes poderão receber informações, mas sem a possibilidade de interação. Uma característica desta ferramenta é uma maior privacidade, pois não permite que outros usuários visualizem a lista de participantes inscritos nem tenham acesso aos administradores, garantindo a proteção das informações daqueles que se inscreverem. Para se inscrever no canal, acesse aqui e clique em “Seguir”.

Uerj sedia Conferência Internacional de Saúde e Nutrição Sustentáveis
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) sediou de terça a quinta-feira (19 a 21 de março) a I Conferência Internacional de Saúde e Nutrição Sustentáveis durante os Ciclos da Vida. Evento elaborado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Coventry University e a University of Copenhagen, sediou o lançamento do livro Horta PANC, cultura e Comida: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, organizado pela pesquisadora Maria Beatriz Trindade de Castro, lotada no Instituto de Nutrição Josué de Castro/UFRJ, que contou com recursos do Programa de Apoio à Editoração, da FAPERJ e integra a comissão organizadora do evento. O trabalho faz parte do projeto Criança Verde é Legal: direitos, saúde, nutrição e sustentabilidade que foi financiado pelo Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde (PPSUS). Além do lançamento do livro, no último dia da Conferência está prevista a apresentação dos resultados preliminares do Estudo de Intervenção do Projeto Criança Verde é Legal e a apresentação da palestra “Contexto do designer gráfico e das ilustrações para o Livro do Projeto Criança Verde é Legal”. O evento contará ainda com uma roda de conversa a partir de mesa-redonda intitulada “Entre a comida, ancestralidade e preservação da memória culinária, um aro, um elo!”, acompanhada com degustação de alimentos preparados com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

Topo da página